30/09/2021 / Em: Destaques, Notícias, Releases

Edital 2022

As inscrições para a modalidade Enem-Unicamp 2022 serão realizadas no período de 3 a 30 de novembro de 2021 nesta página. O pagamento taxa poderá ser feito até o dia 07 de dezembro. O valor da inscrição será de 30,00 reais e de 15,00 para candidatos também inscritos no Vestibular Unicamp 2022. Serão oferecidas 639 vagas. O Edital com a distribuição das vagas por curso já está disponível. É possível consultar a lista dos estudantes contemplados com a isenção aqui. Cada candidato deverá se inscrever em apenas um dos segmentos definidos abaixo e poderá se inscrever em até dois cursos de graduação, declarando a ordem de sua opção (1ª ou 2ª). Haverá até cinco chamadas para matrícula online. As datas do calendário de matrícula coincidirão com as datas das chamadas do Vestibular Unicamp 2022.

As vagas oferecidas perla modalidade Enem-Unicamp serão reservadas para os seguintes segmentos:

I – Candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escola pública brasileira ou que tenham obtido a certificação do Ensino Médio pelo ENEM até o ano de 2016 ou exames oficiais, desde que cumpram as normas do Edital, segundo o qual os candidatos devem declarar não ter cursado nenhuma parte do período realizado no Ensino Médio em escola privada;
II – Candidatos autodeclarados pretos e pardos;
III – Candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escola pública brasileira ou que tenham obtido a certificação do Ensino Médio pelo ENEM até o ano de 2016 ou exames
oficiais, desde que cumpram as normas do Edital, segundo o qual os candidatos devem declarar não ter cursado nenhuma parte do período realizado no Ensino Médio em escola privada, e sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

As provas do Enem, bem como seus programas, formato e conteúdos são de responsabilidade do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Os candidatos inscritos poderão utilizar sua pontuação no Enem considerando-se, exclusivamente, as duas edições do Enem anteriores ao ano de ingresso na Unicamp. Caso o candidato apresente participações nas duas edições, será considerada aquela com pontuação mais vantajosa para sua 1ª opção de curso.

Histórico Enem-Unicamp

Para ingresso em 2021, a Comvest não realizou a modalidade de ingresso Enem-Unicamp, tendo em vista que a mudança de datas do exame pelo Instituto Nacional de Educação e Pesquisa (Inep), que impossibilitou que a Comissão recebesse os resultados a tempo das matrículas na Unicamp em 2021. Todas as 639 vagas previstas pelo edital foram transferidas para o Vestibular Unicamp 2021. Os percentuais de reserva de vagas do edital Enem-Unicamp de 15% para candidatos de escola pública (sendo 10% para candidatos de escola pública e 5% para candidatos de escola pública autodeclarados pretos e pardos) e de 10% para candidatos autodeclarados pretos e pardos (sendo 5% para candidatos de escolas públicas e 5% para candidatos das demais escolas) ficaram garantidos no Vestibular Unicamp.

Para informações sobre o último processo Enem-Unicamp realizado, acesse.