17/11/2005 / Em: Releases

 

Neste ano, a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) registrou 49.585 inscritos no Vestibular Unicamp. A prova da primeira fase será realizada no próximo domingo (20 de novembro de 2005) em 25 cidades brasileiras: Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Jundiaí, Limeira, Mogi-Guaçu, Piracicaba, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.

Horário
A orientação é para que os candidatos cheguem ao local de prova às 13 horas, já que os portões serão fechados impreterivelmente às 13h45. A prova começa às 14 horas. Nos Estados onde não há ‘horário de verão’, a Comvest seguirá o horário local e não o horário de Brasília. Sair de casa com antecedência é importante, tendo em vista que o candidato poderá encontrar trânsito e congestionamento em alguns locais, como no Campus I da PUC Campinas e no Campus II da UNIP Campinas. A Comvest orienta os candidatos a fazer o percurso até o local de provas antes do dia do exame, para conhecer o caminho.

O que levar no dia da prova
Este ano, os candidatos não precisam levar o comprovante de inscrição ou o comprovante de pagamento no dia da prova. Para se certificar que estão inscritos, os candidatos devem consultar o link “situação de inscrição”, na página da Comvest na internet. No dia da prova, os candidatos deverão levar o original do documento de identidade indicado na inscrição, lápis, caneta azul ou preta, borracha e uma pequena régua. É vedada a utilização de calculadora, celulares e pagers, corretivo líquido, relógio com calculadora, bem como é proibido o uso de boné ou chapéu, ou quaisquer outros materiais estranhos à prova. É permitido que os candidatos levem à prova, água, sucos, refrigerantes, balas, doces, chocolates e usem roupas leves, como bermudas e shorts.

A prova
A prova da primeira fase da Unicamp inclui a redação e 12 questões gerais de natureza discursiva das disciplinas: Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. Os candidatos têm quatro horas para a realização do exame e só podem deixar o local após transcorridas duas horas e meia de prova, ou seja, a partir das 16h30. Nesta prova, 60 pontos são atribuídos à redação e 60 pontos às questões gerais, perfazendo o total de 120 pontos. São eliminados do Vestibular, os candidatos que obtiverem nota 0 (zero) em qualquer um dos dois componentes desta prova: componente 1 – redação e componente 2 – questões gerais. Os candidatos são classificados por ordem decrescente da nota obtida nas questões gerais. Os candidatos mais bem classificados, até oito vezes o número de vagas em cada curso, terão sua redação corrigida. Se os próximos candidatos da lista obtiverem nota maior ou igual a 30 pontos nas questões gerais, também terão sua Redação corrigida, até que seja atingido o limite de 12 vezes o número de vagas em cada curso. Os candidatos cuja redação não for corrigida ficam eliminados do Vestibular.

ORIENTAÇÃO À IMPRENSA:
Entrevista Coletiva e entrega da prova: 16h30 no prédio da Comvest, campus da Unicamp em Campinas.

Entrevistas com candidatos antes da prova poderão ser feitas até às 13h30.

Imagens (fotos e gravações de TV) das salas de prova poderão ser feitas a partir das 16h30. Em Campinas, as imagens devem ser feitas no Ciclo Básico II – Unicamp (retirar autorização na Comvest). Em São Paulo, as imagens devem ser feitas na Unip, Rua Apeninos, 267 – Aclimação (procurar Sra. Ivone).