17/01/2005 / Em: Releases

Amanhã os candidatos fazem as provas de Física e Geografia

A abstenção no segundo dia de provas da segunda fase do Vestibular Unicamp 2005 ficou em 7,6%. Dos 12.856 candidatos aprovados para fazer as provas de Química e História, 979 não compareceram. O índice é um pouco maior do que o do ano passado: 6,8% e do que o registrado ontem: 6,9%. De acordo com o coordenador executivo da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), Leandro Tessler, nesse ano a abstenção maior nas capitais acabou elevando um pouco o índice geral. A Comvest realiza as provas do Vestibular Unicamp 2005 em 20 cidades do país: Campinas, São Paulo, Santo André, Bauru, Jundiaí, Limeira, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Goiânia, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza. As provas acontecem até quarta-feira, dia 19 de janeiro. Amanhã os candidatos farão as provas de Física e Geografia. A maior abstenção registrada no segundo dia foi em Fortaleza, cidade que pela primeira vez abriga a realização das provas do Vestibular Unicamp: 37,3%. Em Campinas o índice foi de 5,5% e em São Paulo foi de 8%. Os candidatos disputam 2.934 vagas.

No caderno das provas de Química e História, os candidatos aos cursos com provas de aptidão receberam orientações para a realização dos exames, como horários e locais. As provas de aptidão, obrigatórias para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Dança, Educação Artística, Música e Odontologia, serão realizadas entre os dias 24 e 27 de janeiro em Campinas, com exceção de Odontologia que acontecerá no campus de Piracicaba. Os candidatos podem encontrar mais informações no Manual do Candidato e na página da Comvest na internet. Candidatos aos cursos de Artes Cênicas, Dança e Música que ainda não entregaram os questionários para a prova de aptidão poderão fazê-lo durante a segunda fase, aos cuidados da coordenação de logística da Comvest.

A segunda fase é constituída de oito provas de natureza dissertativa, comuns a todos os candidatos, independente do curso escolhido. A prova de cada disciplina está composta por 12 questões e vale 60 pontos. A realização obedece à seguinte ordem:
• Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa e Ciências Biológicas, no primeiro dia;
• Química e História no segundo dia;
• Física e Geografia no terceiro dia;
• Matemática e Língua Estrangeira (Inglês ou Francês) no quarto dia.

Horário
A orientação é para que os candidatos cheguem ao local de prova às 13 horas, já que os portões serão fechados impreterivelmente às 13h45. A prova começa às 14 horas. Nos Estados onde não há ‘horário de verão’, a Comvest seguirá o horário local e não o horário de Brasília. A Comvest orienta os candidatos a fazerem o percurso até o local de provas antes de domingo para conhecerem o caminho.

Documento e identificação
Para a prova, o candidato deve levar o documento original de identidade que indicou na inscrição, lápis, caneta azul ou preta, borracha e régua pequena. A ficha de inscrição deve ser enviada por correio à Comvest e não precisa ser levada na segunda fase. Neste ano a Comvest está adotando um sistema de identificação dos candidatos por impressões digitais para assegurar que o candidato que eventualmente se matricular na Unicamp é realmente o mesmo que fez as provas. O recolhimento da impressão digital do indicador direito será feito por meio da utilização de uma tecnologia que não suja o dedo.

O que é e o que não é permitido no dia da prova
É permitido que os candidatos levem à prova, água, sucos, refrigerantes, balas, doces, chocolates e usem roupas leves, como bermudas e shorts, desde que adequados. É vedada a utilização de calculadora, pager, telefone celular, relógio eletrônico, corretivo líquido e boné.

ORIENTAÇÃO À IMPRENSA:
Entrevista Coletiva e entrega da prova: domingo, segunda, terça e quarta-feira às 15h30 no prédio da Comvest, campus da Unicamp em Campinas.
Entrevistas com candidatos antes da prova poderão ser feitas até às 13h30.
Imagens (fotos e gravações de TV) das salas de prova poderão ser feitas a partir das 15h30. Nas cidades onde há mais de um local de provas, a imprensa deverá dirigir-se aos seguintes locais:
Campinas: Ciclo Básico II – Unicamp (retirar autorização com assessoria de imprensa da Comvest)
São Paulo: Fiap – Faculdade de Informática Administração Paulista (procurar coordenadora Yvone)