20/08/2012 / Em: Releases

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abriu o período de inscrições do Processo Seletivo Aberto para as Vagas Remanescentes 2013 na Universidade. As inscrições poderão ser feitas até o dia 30 de agosto, exclusivamente na página eletrônica da Comvest: www.comvest.unicamp.br. São oferecidas 701 vagas, distribuídas em 60 opções de cursos. A taxa de inscrição é de 106 reais. Podem se inscrever no processo, alunos matriculados em cursos de graduação da Unicamp (em cursos diferentes do pretendido) e de outras instituições de ensino superior, além de portadores do diploma reconhecido de curso superior (diferente do curso pretendido). As informações sobre os programas das provas e critérios de avaliação de cada curso estão disponíveis na página da Comvest na internet.

O Processo se realizará em três fases: Exame de Conhecimentos Gerais (ECG), Análise de Compatibilidade de Currículo e Prova Específica de Conhecimento. Além dessas três fases, há provas de Habilidades Específicas para os seguintes cursos: Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música. O Exame de Conhecimentos Gerais, obrigatório a todos os candidatos, será realizado no dia 23 de setembro e é constituído de 40 questões de múltipla escolha das seguintes disciplinas: Português, Inglês, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História. As questões abordam as áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio.
Os candidatos serão classificados em ordem decrescente a partir das notas obtidas no ECG. Para a Análise de Compatibilidade de Currículo será convocado um número de candidatos que equivale ao máximo de três vezes o número de vagas existentes no curso. Os selecionados precisam entregar a documentação exigida entre os dias 3 e 9 de outubro na DAC, Diretoria Acadêmica, em Campinas.

Para as Provas Específicas de Conhecimento, que serão realizadas de 10 a 15 de dezembro de 2012, serão selecionados os candidatos que tiverem seus currículos julgados compatíveis com o semestre escolhido pelos Coordenadores de Graduação dos cursos. A prova Específica de Conhecimento será composta por até três disciplinas. A lista de convocados para a matrícula (cursos sem prova de habilidades específicas) será divulgada no dia 18 de janeiro de 2013. Já para os candidatos a vagas em cursos que exigem também as provas de habilidades específicas, a lista será divulgada no dia 1 de fevereiro de 2013.

Isenção e redução parcial da taxa

Estudantes de graduação da Unicamp estão isentos da taxa. Esses candidatos devem fazer a inscrição normalmente, imprimir o boleto bancário, anexar o atestado de matrícula (impresso em papel timbrado e com a chancela em relevo) e entregar ambos na Comvest, no período das inscrições, de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas.

Já os interessados em obter a redução parcial da taxa de inscrição (50%), devem fazer a inscrição normalmente, imprimir o boleto bancário no valor total e entregá-lo junto com a documentação necessária (disponível no Edital) pessoalmente na Comvest nos dias e horários estipulados. Podem candidatar-se à redução parcial da taxa de inscrição aqueles que preencham cumulativamente os seguintes requisitos: sejam estudantes regularmente matriculados em curso superior E tenham remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou estejam desempregados. Nos dias 23 e 24 de agosto de 2012, das 9 às 16 horas, os candidatos que solicitaram redução da taxa deverão comparecer à Comvest, munidos do boleto impresso e da documentação comprobatória. Os candidatos serão informados na própria Comvest se a solicitação foi aprovada até duas horas após a entrega da documentação e, em caso de aprovação, receberão novo boleto bancário que deverá ser pago até 30 de agosto de 2012.

Calendário Vagas Remanescentes 2013

20/8/12 a 30/8/12 Período de inscrição (pela internet) e pagamento da taxa

13/9/12

Divulgação dos locais do Exame de Conhecimentos Gerais