15/09/2004 / Em: Releases

Número de isenções concedidas é 74% maior que o do ano passado

Este ano, 7.966 candidatos que pediram a isenção da Taxa de Inscrição do Vestibular 2005 (90 reais) preencheram os requisitos necessários para receber o benefício e, portanto, estão isentos de pagar a Taxa. A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) recebeu 11 mil pedidos. O número de isenções concedidas neste ano é 74% superior ao do ano passado, quando 4.586 candidatos foram contemplados. Todos os solicitantes que cumpriram os requisitos do programa foram beneficiados, mantendo a tradição recente da Unicamp de garantir que todos os moradores do Estado de São Paulo tenham a chance de concorrer a uma vaga, mesmo com dificuldades para pagar a Taxa de Inscrição do Vestibular.

A lista com os nomes dos estudantes contemplados está disponível para consulta nesta página. Além disso, os beneficiados também vão receber um comunicado por correio até dia 20 de setembro. As inscrições para o Vestibular unicamp 2005 vão até dia 30 de setembro na página da Comvest na internet.

O programa de isenção do Vestibular Nacional da Unicamp é parte do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social – PAAIS que prevê também um bônus de 30 pontos aos candidatos que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas e 40 pontos aos candidatos que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas e se declarem pretos, pardos ou indígenas.

Ser morador e domiciliado no Estado de São Paulo e já ter concluído ou estar concluindo o ensino médio este ano foram requisitos básicos para ter direito à isenção.

Dos 7.966 beneficiados com a isenção, 4.945 são da “modalidade 1”, para estudantes que tenham cursado o ensino fundamental e o ensino médio integralmente em escolas públicas e com renda familiar de no máximo R$ 389,39 mensais por morador do domicílio. Na “modalidade 2”, para funcionários da Unicamp e da Funcamp que estudaram na rede pública, 44 estudantes foram beneficiados e 2.977 receberam a isenção na “modalidade 3”, para os candidatos que se candidatarem aos cursos de Licenciaturas em período noturno (Matemática, Ciências Biológicas, Letras e Licenciatura Integrada em Química/Física) e tenham cursado os ensinos fundamental e médio integralmente em escolas da rede pública.

Inscrições

Os candidatos isentos deverão efetuar a inscrição no Vestibular por meio do preenchimento do Formulário de Inscrição para Isentos, disponível nesta página. Para acessar o Formulário, os candidatos devem utilizar o código de isento enviado por correio pela Comvest a cada um dos beneficiados. Os candidatos que não receberem a carta até o dia 22 de setembro deverão entrar em contato com a Comvest através dos telefones: (19)37887932 ou (19)3788-7665. Caso o candidato preencha mais de um Formulário de Inscrição, a Comvest vai considerar sempre o último, para efeito de inscrição.