12/04/2004 / Em: Releases

A Unicamp encerrou as matrículas dos aprovados no Vestibular 2004 com um saldo bastante positivo no que se refere à aprovação de candidatos de baixa renda beneficiados com a isenção da taxa de inscrição do Vestibular: 120 matriculados. O número representa quase o dobro do ano passado, quando se matricularam 67 isentos. O objetivo da Unicamp é facilitar o acesso ao Vestibular a estudantes provenientes de famílias de baixa renda, que provavelmente teriam dificuldades em pagar a inscrição.

Neste ano, a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) duplicou a oferta de isenções, passando de 2.674 para 5.968, sendo metade de isenções totais (75 reais) e metade de isenções parciais (37,50 reais). Como não houve número de candidatos qualificados suficiente para o preenchimento de todas as vagas, a Comvest considerou os valores totais previstos para o programa e sua relevância social e concedeu todas as isenções no valor de 75 reais, totalizando 4.592 candidatos beneficiados.

Para ter direito à isenção o candidato deveria preencher alguns requisitos como ter cursado o ensino fundamental (1º grau) e médio (2º grau) integralmente em instituições da rede pública de educação, estar integrado a domicilio com renda bruta correspondente a R$ 389,39 mensais por morador, já ter concluído ou estar concluindo este ano o ensino médio e ser residente e domiciliado no Estado de São Paulo.

Estes estudantes têm a possibilidade, uma vez matriculados, de serem contemplados pelo Programa de Bolsas-Auxílio para que tenham condições de se manter economicamente no período em que estiverem na Unicamp. O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) realizará análise socioeconômica familiar e visita domiciliar para o processo de seleção dos candidatos às Bolsas Moradia, Alimentação, Trabalho e Transporte. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones do SAE: (19) 37886532 / 37886507.