12/07/2021 / Em: Destaques, Notícias, Releases

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando hoje (12/7) a lista de convocados em primeira chamada no Vestibular Indígena 2021. A lista tem 87 aprovados. Todos os aprovados nessa chamada deverão efetuar a matrícula, exclusivamente pela internet, a partir das 9 horas do dia 26 de julho até as 17 horas do dia 30 de julho. A Comvest também está divulgando uma lista de espera com os nomes dos próximos candidatos a serem convocados nas chamadas seguintes, caso haja vagas disponíveis. Estão previstas até cinco chamadas para o preenchimento das vagas. A segunda chamada será divulgada no dia 3 de agosto. As demais chamadas estão listadas no calendário abaixo. Todas as matrículas serão online. Este ano, 719 candidatos fizeram a prova do Vestibular Indígena, que foi aplicada em seis cidades: Bauru (SP), Campinas (SP), Caruaru (PE), Dourados (MS), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM).

Na cidade com maior número de aprovados (São Gabriel da Cachoeira) haverá, também, um plantão presencial, nos dias 29 e 30 de julho, para orientação e auxílio dos aprovados no momento de realizar a matrícula online, em local a ser divulgado.

Documentação de matrícula

Após a matrícula online, a Diretoria Acadêmica (DAC) efetivará a matrícula (de acordo com a data de cada chamada) e todos os alunos receberão por e-mail, a partir do dia seguinte à matrícula on-line, a Declaração de Matrícula e a Senha de acesso ao Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA).

Após o envio da Declaração de Matrícula e Senha de Acesso pela DAC, os alunos terão 24 horas para fazer o upload no SIGA dos documentos obrigatórios para matrícula:

I ― Diploma ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio, ou equivalente.

II ― Histórico Escolar completo do Ensino Médio cumprido integralmente em estabelecimento da rede pública brasileira (federal, estadual, municipal), ou em escolas indígenas reconhecidas pela rede pública de ensino. .
Uma vez regularmente matriculado, e no prazo de até 30 dias, o aluno deverá, utilizando o seu nome de usuário (username) e senha, recebidos no ato da matrícula, carregar no Sistema de Gestão Acadêmica (Siga) frente e verso dos documentos a seguir, os quais constarão de seu Processo de Vida Acadêmica.

Acolhimento

A Unicamp preparou uma programação especial para o acolhimento dos estudantes ingressantes, que acontecerá de maneira remota. Serão realizadas diversas atividades para que os estudantes conheçam a Universidade. Entre os dias 2 e 6 de agosto, haverá apresentações sobre a Unicamp, as áreas, os cursos e os serviços sociais. Já entre os dias 9 e 13 de agosto, a programação na primeira semana de aula incluirá apresentações mais detalhadas dos cursos e atividades como rodas de conversa, palestras, dentre outras. A programação será divulgada em: https://calourada.prg.unicamp.br/indigenas/

Bolsas-auxílio

A Unicamp dispõe de diferentes tipos de bolsas-auxílio, como bolsa moradia e bolsas de auxílio social, para os estudantes que necessitam dessa ajuda. Os interessados devem passar por uma avaliação do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), com entrevista e entrega da documentação que comprove sua situação socioeconômica. Veja a lista de documentos em: https://www.comvest.unicamp.br/wp-content/uploads/2019/11/Cartilha-SAE-indigenas.pdf. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ssocial@sae.unicamp.br.

Calendário – Vestibular Indígena 2021

20/06/2021
às 13 horas
(horário local)
Aplicação das Provas nas cidades de Bauru (SP), Campinas (SP), Caruaru (PE), Dourados (MS), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM),
12/07/21
às 18 horas
Divulgação dos convocados para matrícula em 1ª chamada e da lista de espera, na página eletrônica da Comvest.
Das 9h00 do dia 26/07/2021 às 17h00 do dia 30/07/2021

Matrícula dos convocados em 1ª chamada (virtual), na página eletrônica da Comvest.
29 e 30/07 Atendimento presencial e orientação para matrícula virtual em Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira (em local a ser divulgado).
3/08/2021
às 18 horas
Divulgação dos convocados para matrícula em 2ª chamada, na página eletrônica da Comvest.
4/08/2021
das 09h00 às 17h00
Matrícula dos convocados em 2ª chamada (virtual), na página eletrônica da Comvest.
6/08/2021
às 18 horas
Divulgação dos convocados para matrícula em 3ª chamada, na página eletrônica da Comvest.
9/08/2021
das 09h00 às 17h00
Matrícula dos convocados em 3ª chamada (virtual), na página eletrônica da Comvest.
11/08/2021
às 18 horas
Divulgação dos convocados para matrícula em 4ª chamada, na página eletrônica da Comvest.
12/08/2021
das 09h00 às 17h00
Matrícula dos convocados em 4ª chamada (virtual), na página eletrônica da Comvest.
13/08/2021
às 18 horas
Divulgação dos convocados para matrícula em 5ª chamada, na página eletrônica da Comvest.
16/08/2021
das 09h00 às 17h00
Matrícula dos convocados em 5ª chamada (virtual), na página eletrônica da Comvest.