29/04/2014 / Em: Releases

A prova de literatura do Vestibular Unicamp apresentará um programa próprio de leituras a partir do Vestibular 2016. Há oito vestibulares a lista de obras estava unificada com a Fuvest. Com a lista própria, a Unicamp passa a exigir a leitura de 12 obras, invés de nove pedidas atualmente. Seis obras da lista atual estão mantidas na lista válida a partir de 2016. A renovação das obras que compõem a lista será sempre parcial, e deve acontecer anualmente, em um ritmo que possa permitir o planejamento do professor e, ao mesmo tempo, acompanhar a dinâmica própria do sistema de ensino, cujo público se renova todos os anos. É importante destacar que para o Vestibular Unicamp 2015, que ocorre ainda este ano, a lista unificada com a Fuvest está mantida.

A lista própria será composta de obras de diferentes gêneros e extensões, podendo incluir romances, coletâneas de poemas e peças teatrais, mas também textos curtos, como contos, crônicas, peças de oratória ou de crítica, a fim de levar o vestibulando a ampliar o seu campo de estudos sem sobrecarregá-lo no volume de leituras. Isso será possível porque, por um lado, esses textos mais breves permitirão abarcar uma maior variedade de autores e gêneros literários e, por outro, porque eles poderão ser substituídos mais rapidamente do que os livros.

Além dos autores consagrados na história das literaturas brasileira e portuguesa, a lista do vestibular contemplará também a produção literária mais recente, por meio da qual se pode familiarizar o aluno com a prática quotidiana da leitura.

A ampliação do horizonte de leituras do vestibulando se fará também pela inclusão na lista de autores africanos de língua portuguesa.

Abaixo está o programa de leituras para o Vestibulares 2016 da Unicamp. As obras marcadas em negrito são as que foram mantidas da lista atual.

Poesia:
Carlos Drummond de Andrade, Sentimento do Mundo.
Luís de Camões, Sonetos.

Contos:
Clarice Lispector, “Amor”, do livro Laços de Família.
Guimarães Rosa, “A hora e a vez de Augusto Matraga”, do livro Sagarana.
Monteiro Lobato, “Negrinha”, do livro Negrinha.

Teatro:
Osman Lins, Lisbela e o prisioneiro.

Romance:
Almeida Garret, Viagens na Minha Terra.
Aluísio Azevedo, O cortiço.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
José de Alencar, Til.
Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Mia Couto, Terra Sonâmbula.

Os sonetos selecionados poderão ser disponibilizados em arquivo do tipo PDF na página da Comvest.

Livro distribuído pelo governo federal no PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola).