04/09/2014 / Em: Releases

Candidatos têm até o dia 11 de setembro para fazer a inscrição, em ww.comvest.unicamp.br

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) encerra na próxima quinta-feira, dia 11 de setembro (às 20 horas), as inscrições para o Vestibular Unicamp 2015. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet, em formulário disponível na página eletrônica da Comvest: www.comvest.unicamp.br. O Vestibular Unicamp 2015 oferece 3.320 vagas distribuídas em 70 cursos. A taxa de inscrição é de 140 reais. O Kit do Vestibulando (Manual do Candidato e Revista do Vestibulando) é gratuito e está disponível para consulta e impressão na página eletrônica da Comvest. A primeira fase será realizada dia 23 de novembro e a segunda fase acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de janeiro de 2015. Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música (no período de 25 a 29 de setembro). Para os demais cursos (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), as provas de Habilidades Específicas ocorrerão no período de 19 a 22 de janeiro de 2015.

Mudanças
No Estado de São Paulo, a Unicamp vai aplicar as provas de seu vestibular em quatro novas cidades (destacadas a seguir). Assim, a partir deste ano serão 20 cidades no Estado: Bauru, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Sumaré.  Fora do Estado de São Paulo, a única capital este ano a receber as provas do Vestibular Unicamp é Brasília.

A partir deste ano, a Famerp (Faculdade de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto) não participa mais do Vestibular Unicamp.

A Comvest aplicará as provas para candidatos com deficiência também na cidade de São Paulo, e não apenas em Campinas, como até o ano passado.

Em relação ao formato do Vestibular Unicamp 2015, a Comvest promoveu a adequação das provas. A prova de Redação será aplicada na segunda fase e a primeira fase, que antes tinha 48 questões de múltipla escolha, passará a ser composta por 90 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte maneira: 14 questões deLíngua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, 14 questões de Matemática, 9 questões de História, 9 questões de Geografia, 1 questão de Filosofia, 1 questão de Sociologia, 10 questões de Física, 10 questões de Química, 10 questões de Biologia, 8 questões de Inglês, além de 4 questões interdisciplinares. Cada questão terá quatro alternativas. A duração da prova da primeira fase se mantém em cinco horas. Já a segunda fase do Vestibular Unicamp 2015 será realizada em três dias consecutivos, com duração de quatro horas a cada dia, como a seguir:

1º Dia
– Prova de Redação (2 textos de gêneros diversos);
– Prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa (6 questões dissertativas).
2º Dia
– Prova de Matemática (6 questões dissertativas);
– Prova de História (6 questões dissertativas);
– Prova de Geografia (6 questões dissertativas).
3º Dia
– Prova de Física (6 questões dissertativas);
– Prova de Química (6 questões dissertativas);
– Prova de Biologia (6 questões dissertativas).

Com as alterações, houve adequação dos pesos das provas e critérios de classificação dos candidatos. Os estudantes devem consultar as informações detalhadas no Manual do Candidato.

Calendário Vestibular Unicamp 2015

Inscrições e Pagamento da Taxa de Inscrição 11/8 a 11/9/2014