01/06/2003 / Em: Releases

Inscrições e provas serão realizadas em 19 cidades:
Campinas, São Paulo, Santo André, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Goiânia, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, Bauru, Jundiaí, Limeira, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está anunciando a realização de seu próximo vestibular nas cidades de Goiânia e Porto Alegre. As inscrições deverão ser feitas nos dias 27 e 28 de setembro (sábado e domingo). Em Goiânia, no Colégio Dom Bosco, na Alameda dos Buritis, no Setor Oeste e em Porto Alegre, na Universidade Federal do Rio Grande so Sul (UFRGS), no prédio da Faculdade de Educação, campus central. O Manual do Candidato, acompanhado da Revista do Vestibulando Unicamp, estará à venda nas agências Banespa de Goiânia e Porto Alegre a partir do dia 25 de agosto, nos seguintes endereços: Goiânia, R. Três, 997 e Porto Alegre, R. Sete de Setembro, 1136. Fora do estado de São Paulo, a Unicamp já realiza o seu vestibular em mais cinco capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro e Salvador. A partir deste ano Goiânia e Porto Alegre completam esta relação.

Inscrições
Para se inscrever o interessado pode preencher a Ficha de Inscrição que acompanha o Manual do Candidato ou preencher on line o cadastro que estará disponível no site do vestibular a partir de 25 de agosto. Neste caso, ele deve imprimir a ficha e o boleto bancário necessário ao pagamento da Taxa de Inscrição e de posse dos dois impressos dirigir-se a uma agência Banespa.
A inscrição precisará ser formalizada no dia 27 ou 28 de setembro no posto da Unicamp a ser instalado no Colégio Dom Bosco. Para tanto o candidato deverá apresentar a Ficha de Inscrição autenticada pelo banco, uma foto 3 x 4 e o original da cédula de identidade (RG).
O valor da taxa de inscrição é de R$ 75,00 e o conjunto Manual do Candidato e Revista do Vestibulando Unicamp custa R$ 7,00.

As provas
O vestibular da Unicamp é realizado em duas fases. A partir de 2004, as provas dessas duas fases serão realizadas também em Goiânia. Apenas as provas de aptidão, para os cursos que as exigem (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Dança, Educação Artística, Música, e Odontologia) deverão ser prestadas em Campinas. A 1ª fase ocorre no dia 23 de novembro (domingo) e tem duas partes: uma redação e 12 questões dissertativas gerais sobre as disciplinas do núcleo comum do ensino médio (matemática, física, química, biologia, história e geografia). São admitidos à 2ª fase os candidatos que conseguirem 50% de aproveitamento no total da prova (redação mais questões).
A 2ª fase, constituída de oito provas com 12 questões dissertativas cada uma, ocorre em quatro dias consecutivos: 11/01/04, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa e Ciências Biológicas; 12/01/04, Química e História; 13/01/04, Física e Geografia; 14/01/04, Matemática e Língua Estrangeira (Inglês ou Francês). O candidato terá que resolver 12 questões por disciplina.