01/01/2004 / Em: Releases

 

14.118 candidatos realizaram as provas de Química e História nesta segunda-feira, 12 de janeiro, segundo dia de provas da 2ª fase do Vestibular da Unicamp. A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) considerou a ausência de 6,85% (1.039 candidatos) dentro do normal. No primeiro dia de provas, a Comvest registrou um índice de abstenção ligeiramente inferior ao de segunda-feira: 6,21%. Na prova de Química, uma inovação: após a última questão, foi apresentada aos candidatos uma consideração sobre o tema da prova, Planeta Terra, e feito um convite para que eles entrassem no site da Comvest para obter outras informações sobre o tema.
“A prova do vestibular deve ser uma experiência agradável, uma oportunidade para que os candidatos possam aprender. Quem se interessou pelo tema, pode saber um pouco mais sobre ele através do nosso espaço eletrônico”, afirmou o coordenador da Comvest, professor Leandro Tessler.
Na prova de História o destaque ficou para as perguntas envolvendo questões atuais, como dominação cultural e étnica e vida urbana. As questões não foram pensadas apenas para os candidatos que vão seguir a carreira de humanas, mas aqueles com boa formação geral.
As provas da segunda fase acontecem até quarta-feira, dia 14 de janeiro e estão sendo realizadas em 19 cidades do país: Campinas, São Paulo, Santo André, Bauru, Jundiaí, Limeira, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Goiânia, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador.

Próximas provas
Na terça-feira é a vez de Física e Geografia e na quarta-feira Matemática e Língua Estrangeira (Inglês ou Francês). Todas as disciplinas têm 12 questões dissertativas e são comuns a todos os candidatos, independentemente do curso escolhido.
Os candidatos disputam 2.934 vagas. No total, a Unicamp recebeu 50.549 inscrições para o Vestibular-2004. A lista de aprovados em primeira chamada será divulgada no dia 04 de fevereiro, a partir das 16 horas, neste site e no saguão do Ciclo Básico da Unicamp em Campinas.

Provas de Aptidão
As provas de aptidão, obrigatórias para os cursos de Arquitetura e urbanismo, Artes Cênicas, Dança, Educação Artística, Música e Odontologia, serão realizadas entre os dias 19 e 22 de janeiro em Campinas, com exceção de Odontologia que acontecerá no campus de Piracicaba. Os horários estão disponíveis neste site e estão impressos nos cadernos de questões da 2ª fase.