01/11/2003 / Em: Releases

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) e a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários estão lançando, através da Editora da Unicamp, o livro “Redações do Vestibular Unicamp-2003”. A publicação reúne 30 redações selecionadas entre o número total de redações apresentadas pelos candidatos que participaram do Vestibular-2003. O objetivo é que o livro sirva como referência aos futuros candidatos. A coletânea traz os três tipos de redação propostas no Vestibular: 10 dissertações, 10 narrações e 10 textos argumentativo-persuasivos.
Além de uma orientação aos candidatos, o livro tem também a proposta de divulgar publicamente a boa qualidade do trabalho dos candidatos do Vestibular da Unicamp. A prova da redação teve a “evolução e o progresso” como tema central. Os candidatos foram convidados a refletir sobre os efeitos da evolução e do progresso em nossas vidas e sobre a sociedade como um todo.

Perfil

O livro, em formato de bolso, traz redações de candidatos de diferentes perfis socioculturais, demonstrados numa tabela no final da coletânea. Destaca-se o fato de um terço das redações do livro terem sido escritas por alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas. Considerando que a seleção não levou em conta critérios como o estabelecimento freqüentado pelos alunos, mas a adequação às propostas e a capacidade de expressão escrita dos candidatos, é possível concluir que nestas escolas vem sendo desenvolvido um bom trabalho de leitura e produção de textos.
Os candidatos de escolas públicas representam, em todos os anos, cerca de um terço do total de candidatos do Vestibular da Unicamp. A fração se repete entre os que são aprovados e matriculados na universidade, o que derruba o mito de que apenas estudantes de escolas particulares têm bom desempenho no Vestibular da Unicamp.

À venda na Editora da Unicamp
www.editora.unicamp.br