19/08/2004 / Em: Releases

A novidade neste ano, além das inscrições on-line, é a pontuação extra para alunos oriundos de escolas públicas e para os que se declararem pretos, pardos e indígenas

A Unicamp vai realizar pela segunda vez as provas de seu Vestibular em Porto Alegre. Para apresentar as novidades do Vestibular 2005 o coordenador da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), professor Leandro Tessler, estará na cidade nos dias 23 e 24 de agosto à disposição da imprensa pelo telefone (19) 96014107.

A principal novidade do Vestibular Unicamp 2005 é o PAAIS, um programa destinado a ampliar o número de alunos oriundos de escolas públicas nos cursos de graduação. Estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública e desejem participar do programa receberão automaticamente 30 pontos a mais na nota final da segunda fase. Candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas também terão, além dos 30 pontos adicionais, mais dez pontos acrescidos à nota final. A média de pontuação entre os candidatos aprovados é de 535 pontos. O programa é uma alternativa ao sistema de cotas, já que prevê inclusão social sem reserva de vagas.

As inscrições e a venda do Manual do Candidato começam no dia 30 de agosto e vão até o dia 30 de setembro. A partir deste ano, as inscrições serão feitas via Internet para tornar o processo mais ágil e facilitar o acesso aos estudantes de outras regiões do país, já que não será mais necessário o comparecimento a um posto de inscrição. A taxa é de 90 reais. Todas as informações sobre os cursos oferecidos e o Vestibular estão disponíveis nesta página e em www.unicamp.br.

A primeira fase acontece no dia 21 de novembro de 2004, com início às 14 horas e uma prova que inclui a Redação e 12 questões gerais dissertativas: Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. A segunda fase será realizada de 16 a 19 de janeiro de 2005, com oito provas dissertativas (duas por dia) das disciplinas obrigatórias do núcleo comum do ensino médio: Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Ciências Biológicas, Química, História, Física, Geografia, Matemática e Língua Estrangeira (Inglês ou Francês).

A Unicamp

A Unicamp é uma universidade pública e gratuita, subvencionada pelo governo do Estado de São Paulo. Está localizada em Campinas, interior do Estado, num complexo de ensino e pesquisa implantado em quase três milhões de metros quadrados de área, onde circulam diariamente cerca de 30 mil pessoas. Possui outros campi em Limeira e Piracicaba, cidades próximas a Campinas.

A Universidade oferece 56 cursos nas áreas das ciências humanas, biológicas, exatas, artes e cursos tecnológicos. São 25 mil estudantes, metade deles nos cursos de pós-graduação, e cerca de 1.800 professores. Concentra 15% de toda a produção científica brasileira e cerca de 10% da pós-graduação nacional. Isto faz com que mantenha áreas de compatibilidade científica e tecnológica com os principais centros de pesquisa do mundo.