16/08/2004 / Em: Releases

Coordenador do Vestibular da Universidade Estadual de Campinas estará em Fortaleza na próxima semana para uma palestra aberta ao público

A Unicamp realiza, a partir deste ano, as provas de seu Vestibular em Fortaleza. A ampliação atende a uma demanda de estudantes por mais uma opção de cidade para a realização do Vestibular no Nordeste. Até agora, apenas Salvador abrigava as provas, que são realizadas em 20 cidades brasileiras. Para apresentar as características do Vestibular e esclarecer as dúvidas dos estudantes, o coordenador da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), professor Leandro Tessler, realiza palestra aberta ao público no dia 17 de agosto, às 19hs, no auditório do colégio Farias Brito – Unidade Aldeota (Rua 08 de setembro, 1331). O coordenador estará à disposição da imprensa no mesmo local, a partir das 16 horas ou pelo telefone (19) 96014107.

A principal novidade do Vestibular Unicamp 2005 é o PAAIS, um programa destinado a ampliar o número de alunos oriundos de escolas públicas nos cursos de graduação. Estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública e desejem participar do programa receberão automaticamente 30 pontos a mais na nota final da segunda fase. Candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas também terão, além dos 30 pontos adicionais, mais dez pontos acrescidos à nota final. A média de pontuação entre os candidatos aprovados é de 535 pontos. O programa é uma alternativa ao sistema de cotas, já que prevê inclusão social sem reserva de vagas.

As inscrições e a venda do Manual do Candidato começam no dia 30 de agosto e vão até o dia 30 de setembro. A partir deste ano, as inscrições serão feitas via Internet para tornar o processo mais ágil e facilitar o acesso aos estudantes de outras regiões do país, já que não será mais necessário o comparecimento a um posto de inscrição. A taxa é de 90 reais. Todas as informações sobre os cursos oferecidos e o Vestibular estão disponíveis nesta página e em www.unicamp.br.

A primeira fase acontece no dia 21 de novembro de 2004, com início às 14 horas e uma prova que inclui a Redação e 12 questões gerais dissertativas: Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. A segunda fase será realizada de 16 a 19 de janeiro de 2005, com oito provas dissertativas (duas por dia) das disciplinas obrigatórias do núcleo comum do ensino médio: Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Ciências Biológicas, Química, História, Física, Geografia, Matemática e Língua Estrangeira (Inglês ou Francês).

As provas de aptidão, para os cursos de Odontologia, Arquitetura e Urbanismo e todos os cursos de Artes, acontecem em Campinas e Piracicaba, entre os dias 24 e 27 de janeiro de 2005. A Comvest divulga a primeira lista de aprovados para matrícula no dia 04 de fevereiro, a partir das 16 horas.

A Unicamp

A Unicamp é uma universidade pública e gratuita, subvencionada pelo governo do Estado de São Paulo. Está localizada em Campinas, interior do Estado, num complexo de ensino e pesquisa implantado em quase três milhões de metros quadrados de área, onde circulam diariamente cerca de 30 mil pessoas. Possui outros campi em Limeira e Piracicaba, cidades próximas a Campinas.
A Universidade oferece 56 cursos nas áreas das ciências humanas, biológicas, exatas, artes e cursos tecnológicos. São 25 mil estudantes, metade deles nos cursos de pós-graduação, e cerca de 1.800 professores.

Graças a sua grande capacidade de conjugar ensino de alta qualidade, pesquisas socialmente relevantes e prestação de serviços, a Unicamp tornou-se uma das mais conhecidas universidades brasileiras, com grande visibilidade também no exterior. Concentra 15% de toda a produção científica brasileira e cerca de 10% da pós-graduação nacional. Isto faz com que mantenha áreas de compatibilidade científica e tecnológica com os principais centros de pesquisa do mundo.

Calendário Vestibular Unicamp 2005