13/06/2007 / Em: Releases

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) recebeu 9.249 pedidos de isenção da Taxa de Inscrição do Vestibular 2008, número praticamente igual ao do ano passado, quando a Unicamp recebeu 9.481 pedidos de isenção. A Comvest está analisando cada ficha de solicitação e enviará uma mensagem por e-mail aos contemplados a partir do dia 07 de agosto para que possam se inscrever no Vestibular 2008 como candidatos isentos e não pagar a Taxa de Inscrição. A lista dos beneficiados também estará disponível a partir da mesma data em www.comvest.unicamp.br. As inscrições para o Vestibular 2008 estarão abertas no período de 13 de agosto a 21 de setembro exclusivamente em: www.comvest.unicamp.br.

As isenções são oferecidas em três modalidades: 1- para estudantes provenientes de família baixa renda (renda líquida máxima de R$405,00 por morador); 2- estudantes que sejam funcionários da Unicamp/Funcamp; e 3- para aqueles que se candidatarem aos cursos de Licenciatura em período noturno (Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física e Pedagogia). Os pré-requisitos para todas as modalidades são: ter cursado integralmente os ensinos fundamental e médio em escolas da rede pública, ter residência no Estado de São Paulo e já ter concluído ou estar concluindo em 2007 o ensino médio.

A Comvest oferece 5.908 isenções na modalidade 1; 100 na modalidade 2 e um número ilimitado de isenções na modalidade 3. 75% (6.949) dos pedidos de isenção recebidos são para modalidade 1; 24% (2.229) são para a modalidade 3 e 0,8% para a modalidade 2.

O programa de isenção do Vestibular Nacional da Unicamp é parte do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), que prevê que estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública brasileira recebam 30 pontos a mais na nota final da segunda fase. Candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas também têm, além dos 30 pontos adicionais, mais dez pontos acrescidos à nota final. A participação no PAAIS é opcional e deve ser indicada no formulário de inscrição.