Amiga e amigo estudante

É com grande alegria que recebemos sua decisão de colocar a Unicamp como a universidade de sua escolha para prepará-lo no exercício profissional de um dos cursos de graduação aqui oferecidos.

Sua decisão, além de muito nos honrar, sabemos que é fruto de uma criteriosa avaliação de conteúdo dos cursos e da qualificação do corpo docente de nossa Universidade, atributos decisivos para colocá-la entre as mais importantes instituições de ensino superior do mundo com menos de cinquenta anos de idade.

E o grande patrimônio da Unicamp é exatamente o seu corpo discente, do qual torcemos para que você venha a fazer parte, já que investimos todo o potencial de pesquisa e de relações com a sociedade em prol da melhoria dos cursos de graduação, quer pela melhor qualificação do corpo docente, quer pela inserção dos nossos alunos na pesquisa e na atuação direta em projetos ligados aos grandes temas e desafios brasileiros.

Por essa razão, o Vestibular Unicamp é diferenciado, privilegiando a capacidade de observação e de abstração, incentivando a dissertação clara e a formulação de hipóteses voltadas à interpretação de situações e de fatos nas diferentes áreas do conhecimento.

O sucesso desse enfoque no exame de seleção para ingresso no quadro discente da Unicampé demonstrado pelo alto desempenho durante os anos de estudo na Universidade e da alta capacitação profissional para inserção de trabalho na sociedade.

E já durante a frequência às aulas, ao longo do tempo previsto para a integralização do curso escolhido, você poderá participar ativamente das instâncias decisórias da Unicamp, colaborando assim decisivamente para o aprimoramento dos cursos oferecidos em todos os seus enfoques relevantes.

Este manual foi preparado com todo o cuidado e zelo; esperamos que ele esteja completo e sirva, de fato – como é o seu propósito –, como guia seguro para orientá-lo em todas as etapas do Vestibular Unicamp 2017.

Esperamos que você seja bem sucedido nesta etapa para termos o prazer de tê-lo conosco já a partir do próximo ano.

Boa sorte agora e muito sucesso no futuro!

A Unicamp aguarda você de braços abertos!

Luís Alberto Magna
Pró-reitor de Graduação