A prova de Língua Inglesa tem por objetivo avaliar se o candidato é capaz de proceder a leituras satisfatórias de textos escritos em inglês, de uma perspectiva de leitura como prática social. Procura-se aferir até que ponto o candidato consegue articular o seu conhecimento sistêmico acerca da língua inglesa com outros tipos de conhecimentos (sobre questões postas no mundo, sobre as diferentes formas de organização textual, sobre as marcas discursivas na linguagem, sobre a função de gráficos, de tabelas, de ilustrações, etc.) de modo a construir um significado plausível e crítico para o que lê.

Dentre as competências específicas avaliadas, destacam-se as capacidades de:

• mobilizar conhecimentos prévios (linguísticos, textuais, discursivos e de mundo) no ato da leitura de um texto;
• recuperar a situação de produção de um texto;
• localizar e interpretar informações em um texto;
• sintetizar a ideia principal de um texto;
• distinguir e interpretar segmentos do texto que veiculam pontos de vista e/ou julgamentos de valor;
• localizar e interpretar argumentos e contra-argumentos inseridos em textos opinativos;
• perceber subentendidos, ironias e jogos de palavras;
• reconhecer relações ou contradições entre textos;
• conjugar a leitura de texto verbal e não verbal;
• comparar informações em diferentes linguagens e
• utilizar o contexto e pistas textuais para inferir significados aproximados – mas pertinentes – de palavras e expressões desconhecidas.

É importante salientar que, a fim de não favorecer candidatos com experiências de leitura particulares, a prova contempla uma diversidade de temas e gêneros discursivos. As respostas são desenvolvidas na língua portuguesa.