As disciplinas de Filosofia e Sociologia, recentemente adotadas nas orientações curriculares para o ensino médio, ainda não estão totalmente integradas aos currículos de muitos dos sistemas e escolas. Assim sendo, não é possível, no momento, detalhar seus conteúdos no que se segue abaixo. Tradicionalmente, o Vestibular Unicamp traz conteúdos dessas disciplinas incorporados a questões de História e/ou de Geografia, o que será, gradativamente, aprofundado, até que os sistemas de ensino médio tenham adotado e desenvolvido plenamente tais disciplinas em todo o seu currículo. A proposta da Unicamp é que essas novas áreas de conhecimento venham a se integrar de forma mais aprofundada com o passar do tempo, mas sempre de acordo com o que se pratica no ensino médio, em particular naquele do sistema público.

GEOGRAFIA

As questões envolvendo a disciplina de Geografia do Vestibular Unicamp procuram avaliar em que medida o candidato tem uma visão integrada na abordagem da natureza e da sociedade, dado que o espaço geográfico é fruto desta interação. A visão global da realidade, considerada importante, não deverá comprometer o conhecimento de seus aspectos mais específicos, que podem explicar as diferenciações regionais ou locais. Para tanto, espera-se que o candidato seja capaz de compreender a espacialização dos fenômenos a partir da interpretação de textos, gráficos, tabelas, cartogramas e mapas, ou seja, que revele capacidade para utilizar os instrumentos de que a geografia dispõe para compreender e interpretar o mundo.

Programa

• Projeções Cartográficas
• Fuso Horário
• Escala
• Cartografia e novas tecnologias (sensoriamento remoto)
• Dinâmicas geológica, geomorfológica e pedológica
• Dinâmica atmosférica, a zonalidade climática e os tipos de tempo associados
• Oceanos e mares
• Domínios morfoclimáticos
• Bacias hidrográficas
• Domínios da vegetação
• Recursos naturais
• Riscos ambientais
• Interferência do Homem na dinâmica dos processos naturais
• Áreas de risco e ocupação humana
• Gestão pública dos recursos naturais
• A inserção do Brasil no diálogo internacional sobre meio ambiente
• As escalas de análise geográficas e sua articulação
• A organização político-territorial em escala mundial
• Globalização e regionalização mundial (África, América, Ásia, Europa, Oceania)
• Geopolítica e geoeconomia mundial: poder estatal, militar e econômico
• Conflitos territoriais, étnicos, militares, ambientais e econômicos
• Evolução das trocas internacionais e especialização do comércio internacional
• Organizações multilaterais, regionais e a ONGs internacionais
• A população no mundo: conceitos e evolução demográfica, movimentos populacionais e estrutura populacional
• A urbanização mundial, as cidades globais e megacidades: condições de vida nas cidades e estruturação urbana
• Os circuitos da produção mundial: indústria e agropecuária
• Globalização financeira e produtiva e a divisão territorial do trabalho e da produção
• Movimentos sociais mundiais e as populações tradicionais
• A dimensão cultural na globalização
• Geografia das redes: fluxos materiais e imateriais na globalização
• O meio ambiente e os recursos naturais nas relações internacionais
• Apropriação, ocupação e produção territorial do Brasil: gênese, consolidação e dinâmica territorial
• Conceitos chaves: território, espaço, paisagem, região e lugar
• O Brasil e sua inserção no sistema-mundo
• A organização político territorial do Brasil e políticas territoriais
• Divisão regional no Brasil
• A população brasileira
• Economia e território: industrialização e terciarização
• Produção agropecuária e questão agrária no Brasil
• Urbanização e estrutura urbana: redes, hierarquias e análise intraurbana
• Infraestrutura produtiva: energia, telecomunicações, transportes
• Movimentos sociais no campo e nas cidades
• Política externa brasileira e a inserção do Estado brasileiro em organizações supranacionais
• Questão ambiental no Brasil
• O homem como ser social.
• A inserção em grupos sociais: família, escola, vizinhança, trabalho.
• Relações e interações sociais.
• Etnias; classes sociais; gênero; geração.
• A população brasileira: diversidade nacional e regional.
• O estrangeiro do ponto de vista sociológico.
• Migração, emigração e imigração; aculturação e assimilação.
• Diversidade e identidade cultural no Brasil
• Cultura e comunicação de massa: música, televisão, internet, cinema, artes, literatura.
• Desenvolvimento, mercado de trabalho, emprego e renda
• Divisão social do trabalho.
• Processo de trabalho e relações de trabalho.
• Transformações no mundo do trabalho.
• Emprego e desemprego na atualidade.
• Segregação socioespacial e violência no Brasil
• Violências simbólicas, físicas e psicológicas.
• Reprodução da violência e da desigualdade social.
• Razões para a violência.
• Sociedade no Brasil: cidadania e democracia
• Direitos civis, direitos políticos, direitos sociais e direitos humanos.
• Formas de participação popular na história do Brasil.
• Movimentos sociais contemporâneos
• Estado e governo.
• Sistemas de governo.
• Organização dos poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.
• Eleições e partidos políticos.

HISTÓRIA

Diversidades e complexidades do conhecimento histórico: eixos temáticos.
• O tempo presente e os usos do passado.
• Os procedimentos de uma história não eurocêntrica: povos, sociedades e culturas num contexto plural.
• A noção de cidadania e a expansão de direitos civis, sociais e políticos.
• Cultura e heranças indígenas, africanas e europeias na formação da sociedade brasileira.

Antiguidade Clássica
• O conceito de antiguidade e os usos do passado
• O surgimento do Estado e as formas de poder político na Antiguidade.
• As civilizações da Antiguidade clássica: Grécia e Roma – aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais.
• Contribuições e legados da cultura greco-romana: filosofia, arte e direito.
• O surgimento da Filosofia e seus pensadores.
• A passagem do mundo antigo para o período medieval: crise social e movimentos migratórios; formação e desenvolvimento do feudalismo europeu; o comércio e a vida urbana.

Período medieval
• Significados e usos do conceito de medievo.
• Poder político e imaginário cristão; organização social, arte e cultura; fé e razão no pensamento medieval.
• As relações entre o ocidente medieval, o império bizantino e o mundo árabe.
• Islamismo: origens, expansão e processos sociais, econômicos e culturais
• A diversidade política, social e cultural da África antes dos processos coloniais: os impérios da costa ocidental e as cidades-estado da costa oriental.
• A crise do feudalismo e as origens do capitalismo na Europa Ocidental.

Período moderno
• Renascimento e Reformas: fundamentos artísticos, científicos e religiosos; conflitos culturais e religiosos.
• O pensamento moderno: Maquiavel, Hobbes e o poder do Estado; racionalismo cartesiano e empirismo inglês.
• O Estado Moderno: a formação das monarquias nacionais, o absolutismo e o mercantilismo.
• Expansão marítima europeia; descobrimentos e choques culturais; formação dos impérios coloniais na África, no Oriente e nas Américas;
• Conquista e colonização das Américas: política, cultura, economia e sociedade coloniais.
• Indígenas e africanos: formas de resistência e de interação no mundo colonial americano.
• A crise do Antigo Regime europeu: o Liberalismo, o Iluminismo e as revoluções burguesas.

Período contemporâneo
• A crise dos impérios coloniais, os processos de independência e a formação dos Estados-nações nas Américas.
• A consolidação do Estado burguês; nacionalismo e revoluções no século XIX.
• As transformações do mundo do trabalho: a formação do sistema fabril e do trabalhador assalariado; industrialização e urbanização; as doutrinas socialistas; a crise do escravismo; as migrações em massa.
• Pensamento e cultura no século XIX: cientificismo, positivismo, liberalismo e marxismo.
• Os Estados Unidos: aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais.
• O imperialismo europeu; expansão industrial e nova partilha colonial.
• O pensamento filosófico do século XIX até a fenomenologia.
• O Brasil no século XIX – da chegada da corte portuguesa à proclamação da República: aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais.
• Intelectuais, imprensa e protagonismos politico-culturais nas Américas.
• A questão da escravidão no Brasil: processos e legados.
• Vanguardas artísticas no Brasil, na América Latina e na Europa.
• A República no Brasil até 1930: política, movimentos sociais, economia, crises e cultura.
• O Brasil entre 1930-1945: política, movimentos sociais, economia, crises e cultura.
• As revoluções no século XX: México, Rússia, China, Cuba, Nicarágua.
• A crise do liberalismo político e econômico após 1929.
• Fascismos.
• Regimes totalitários.
• As Guerras Mundiais e a formação de um mundo polarizado.
• A guerra fria e as zonas de tensão internacional.
• Populismos na América Latina e na Europa.
• Origens históricas dos conflitos no Oriente Médio. A criação de Israel e a questão palestina.

História recente
• Os processos de descolonização na África e na Ásia.
• A ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985): estado de exceção, processos sociais, políticos, culturais, a questão das memórias e a violação dos direitos humanos.
• O Brasil após-1985: política, movimentos sociais, economia, crises e cultura.
• O Brasil e sua inserção internacional.
• Cultura de massas e movimentos alternativos; o pós-modernismo.
• Militarismo, ditaduras e redemocratizações na América Latina.
• O fim dos regimes comunistas na Europa e a nova ordem mundial.
• Transformações no mundo árabe.
• O processo de globalização: dinâmicas e tensões.
• Protagonismos e conquistas femininas.
• Multiculturalismo, transformações sociais, comportamentais e culturais no século XXI.