Aqui começa o empreendedorismo
Desenvolvimento da maturidade, da competência e do espírito de equipe

Movimento Empresa Júnior
O Movimento Empresa Júnior (MEJ) surgiu em 1967, na França, com o objetivo de proporcionar aos universitários uma vivência profissional e empresarial durante a graduação, preparando-os na prática para o mercado de trabalho. O conceito se difundiu rapidamente por todo o meio acadêmico francês, resultando na criação da Confederação Nacional das Empresas Juniores em 1969.

Os fundamentos do Movimento foram trazidos para o Brasil, em 1988, pela Câmara de Comércio Franco-Brasileira. As Empresas Juniores (EJs) brasileiras pioneiras foram a Poli Júnior (Escola Politécnica da USP) e EJ-FGV (Fundação Getúlio Vargas).

O MEJ chegou à Unicamp em 1990, com a criação do Gepea, empresa júnior da Faculdade de Engenharia de Alimentos. Com o tempo, o Movimento cresceu e se popularizou dentro da Universidade, contando hoje com 20 EJs , das quais 16 filiadas ao Núcleo de Empresas Juniores , e 8 50 empresários juniores.

Há mais de 20 anos no Brasil, o Movimento Empresa Júnior cresceu, se profissionalizou e amadureceu. Atualmente, são mais de 22 mil universitários espalhados em cerca de 700 empresas juniores e que realizam mais de dois mil projetos por ano.

Empresa Júnior
A Empresa Júnior é uma organização sem fins lucrativos, formada unicamente por alunos de graduação, que tem como principal objetivo desenvolver os seus membros através da vivência do meio profissional e empresarial durante a graduação.

A receita proveniente dos projetos executados pelas EJs é totalmente reinvestida nas EJs, na capacitação de seus membros ou em melhorias estruturais. Desse modo, a empresa júnior não possui qualquer objetivo de lucro e torna-se um grande laboratório prático de conhecimento técnico e de gestão empresarial.

Diferentemente do que ocorre em um estágio convencional, o empresário júnior tem um alto grau de liberdade dentro da própria EJ para pensar e propor melhorias em todos os processos empresariais. Trata-se de um ambiente para a troca de conhecimentos, criação de soluções diferenciadas e alto ganho de experiência devido à facilidade de implementação de novas ideias e comunicação entre todos os membros, desde os assessores até os diretores e presidente.

Além disso, a EJ combina preços acessíveis à excelência dos serviços prestados a empresas do mercado, por ter custos reduzidos devido ao trabalho voluntário de seus membros e pelo auxílio e orientação dos docentes altamente capacitados da Universidade.

Núcleo das Empresas Juniores da Unicamp
O Núcleo das Empresas Juniores da Unicamp é uma associação sem fins lucrativos que representa e apoia 16 empresas juniores (EJs) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Buscando fortalecer o Movimento Empresa Júnior (MEJ) dentro e fora da Unicamp, o Núcleo trabalha no desenvolvimento das EJs e capacitação dos empresários juniores; na integração entre o MEJ Unicamp e o mercado, para geração de oportunidades de parcerias para as empresas; e junto à sociedade, representando o MEJ Unicamp e gerando visibilidade.

Desde 1993, o Núcleo Unicamp, localizado dentro de uma das maiores universidades da América Latina e com representatividade nacional, se desenvolve e cria uma rede de empreendedorismo pautada no desenvolvimento colaborativo de todos os empresários e empresas juniores. Desse modo, o Núcleo incentiva o surgimento de novas lideranças e impacta positivamente a sociedade.

Para mais informações, acesse: www.nucleoejunicamp.com.br/wordpress.

As Juniores da Unicamp

Empresa Junior Curso Site E-mail Telefone
Engenhari Elétrica www.jr3e.com 3e.empresajunior@gmail.com (19) 3521.3843
Engenharia Agrícola www.ejagrologica.com agrologica@agrologicaej.com (19) 3521.1046