Uma Universidade de Ponta

Capacidade de conjugar harmoniosamente ensino de alta qualidade, pesquisa e prestação de serviços

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é uma instituição pública e gratuita, mantida pelo governo do Estado de São Paulo, que está completando 50 anos. A Unicamp é a segunda melhor universidade da América Latina, de acordo com o ranking divulgado em julho de 2016 pela publicação britânica Times Higher Education (THE). A THE elabora um dos principais rankings internacionais de instituições de ensino superior. Segundo a publicação britânica, a Unicamp aparece na segunda posição entre as 50 melhores universidades latino-americanas.

A qualidade de formação oferecida pela Unicamp tem muito a ver com a estreita relação que a instituição mantém entre ensino e pesquisa. Cerca de 4,3 mil projetos, que correspondem a 15% da pesquisa universitária do Brasil. Tem a ver também com o fato de praticamente 100% de seus cerca de 1.800 professores atuarem em regime de dedicação exclusiva. Isso significa que os doutores e mestres que lecionam são os mesmos que, em seus laboratórios, desenvolvem as pesquisas que tornaram a Universidade conhecida e respeitada.

A Unicamp lidera, também, o ranking entre todas as universidades brasileiras com o maior número de patentes e licenças registradas para suas invenções. Atualmente, a Universidade possui 78 patentes vigentes e promove licenciamento de tecnologia, com o objetivo de dobrar suas receitas com propriedade intelectual.

O conhecimento acumulado com as pesquisas é repassado para as aulas. O aluno encontra, portanto, inúmeras oportunidades de se envolver com a geração do conhecimento científico e de aprender, ainda na graduação, a pesquisar.

O aluno de graduação da Unicamp é um privilegiado por conviver, em sala de aula, com docentes que atuam em pesquisas na vanguarda do conhecimento nas várias áreas de atuação da Universidade. De fato, os docentes da Unicamp contribuem com aproximadamente 10% dos artigos científicos produzidos no Brasil e que são publicados em periódicos internacionais. Isto faz com que os alunos, durante os anos de sua graduação, além de terem garantidos fundamentos básicos sólidos também tenham acesso aos atuais avanços do conhecimento, o que em muitos casos leva à própria iniciação científica dos graduandos.

Ao sólido currículo que harmoniza disciplinas de caráter técnico com outras que contribuem para a formação integral da cidadania do aluno, é necessário acrescentar ainda mais um ingrediente para compor a receita de sucesso da Unicamp: sua infraestrutura de ensino e pesquisa constituída, entre outros componentes, de laboratórios tecnologicamente atualizados e sintonizados com as demandas do mercado de trabalho. Essa simples combinação de fatores converge, naturalmente, para uma formação acadêmica diferenciada.

Leia mais sobre a vida no campus e sobre Campinas:

Apoio ao Estudante

Cidade Universitária