Desenhar o espaço

A arquitetura e urbanismo é uma profissão milenar cujas origens humanísticas moldam seu caráter central: desenho do espaço através da síntese de conhecimentos. Entremeando artes, matemática, história, sociologia, física, ecologia e outras áreas de estudo, os alunos adquirem uma visão crítica do que são as construções e cidades contemporâneas, para nelas contribuir de modo profundo.

Arquitetos e urbanistas são capacitados a trabalhar em diversas frentes. Concebem e desenvolvem projetos de edificações, atuam em equipes que definem
desenvolvimento e planejamento territorial, colaborando até mesmo na elaboração de sua legislação. Também podem exercer atividades de gerenciamento de projetos e coordenação de iniciativas dentro de órgãos públicos, como prefeituras e secretarias de governo, ou privados, como corporações e empresas que tenham demanda constante de novas instalações.

No Brasil, a arquitetura e urbanismo guarda reconhecida pertinência. Os profissionais desta área têm uma história marcante, seja por seus expressivos edifícios, seja pelo engajamento nas questões urbanas, reunindo um acervo técnico que serve de impulso para as próximas gerações. Os futuros arquitetos e urbanistas participarão nas demandas atuais do país, como no enfrentamento dos deficits habitacional e de mobilidade urbana e do fornecimento de saneamento básico para toda a população. Problemas complexos, que demandam que os estudantes tenham domínio completo dos vários conhecimentos que informam o exercício de seus misteres.

Consciente dessa realidade, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp é multidisciplinar, em um currículo interunidades baseado na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e com a colaboração dos Instituto de Artes (IA) e Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), além, da parceria com outras unidades, como Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) e Instituto de Biologia (IB). No primeiro ano, há disciplinas introdutórias, como fundamentos da arquitetura, desenho técnico e artístico e introduções ao estudo da cidade e noções socioeconômicas. Depois, organizam-se ao longo de quatro anos matérias de história e sociologia, engenharias, tecnologias construtivas e de desenho e ateliês de projeto de arquitetura e de urbanismo. Para dar suporte a essa carga, temos bibliotecas com amplo acervo de revistas e livros de referência, além de um Laboratório de Modelos e Maquetes e Canteiro Experimental. No último ano, cada aluno entrega o seu Trabalho Final de Graduação, com orientação individual, sintetizando o conhecimento alcançado após os seis anos de estudos.

Vida Acadêmica

FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL, ARQUITETURA E URBANISMO