O curso é pioneiro no Brasil

O engenheiro de manufatura é fundamental na geração e
difusão de inovações tecnológicas

A engenharia de manufatura abrange os diversos aspectos técnicos envolvidos na fabricação de diferentes produtos, desde sua concepção até a sua distribuição, passando pela análise crítica das técnicas e equipamentos empregados. A proposta da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp (FCA) é a primeira do Brasil, e visa a contribuir para o atendimento da forte demanda da indústria nacional por engenheiros com sólida formação técnica e que ao mesmo tempo estejam preparados para atuar em equipes multidisciplinares na resolução de problemas complexos.

Os estudantes são capacitados nas áreas de processos de fabricação, materiais de engenharia, projeto mecânico e gestão da produção, com forte base em ciências e matemática. Este conjunto de conhecimentos articula-se à formação humanística oferecida pela FCA, preparando um profissional para abordar de modo consciente os desafios de desenvolvimento e inovação, bem como as questões técnicas da manufatura, dentro de um contexto cultural e social de complexidade crescente.

Durante todo o curso, a aquisição de conhecimentos técnicos, a criatividade e as habilidades comunicativas são estimuladas pela elaboração de trabalhos práticos pelos alunos durante as diferentes disciplinas, associando competências para uma ampla variedade de atuações. As competências desenvolvidas preparam o estudante para a idealização e concepção de um novo projeto, bem como para as atividades e rotinas de manufatura do material bruto até o produto final. Ao mesmo tempo, o curso prepara para o acompanhamento do ciclo de vida de produtos e processos, chegando às decisões sobre novos procedimentos de fabricação com viabilidade econômica e respeito aos aspectos sociais, culturais e ambientais.

O que faz
O engenheiro de manufatura pode trabalhar em qualquer campo em que se produzam bens duráveis ou não duráveis, desde a indústria aeronáutica até a de embalagens, passando pelas indústrias automobilística e eletroeletrônica.

Sua visão técnico-científica e crítica dos processos de manufatura, seus insumos e resultados é estratégica para as empresas na definição de formas mais eficazes ou mais criativas de fabricação, visando ao atendimento de oportunidades de mercado.

Vida Acadêmica

FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS