Um profissional da saúde

Interação entre a Faculdade de Ciências Médicas e o Instituto de Estudos da Linguagem

O curso de Fonoaudiologia da Unicamp, criado em 2002, é fruto da parceria entre a Faculdade de Ciências Médicas (FCM), da área da Saúde e do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da área de humanas. Sua grade curricular contém disciplinas destas unidades, mas também do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) e o Instituto de Biologia (IB). Esta integração concede ao Curso uma característica peculiar marcada pela multidisciplinariedade.

A coordenação de graduação do curso de Fonoaudiologia é realizada conjuntamente pelas unidades de origem. A coordenadora é da FCM, Profa. Dra. Christiane Marques do Couto, e a coordenadora associada é do IEL, Profa. Dra. Maria Filomena Spatti Sândalo.

O curso é oferecido em período integral e tem duração prevista de oito semestres.

Campo de atuação 

O fonoaudiólogo é um profissional de Saúde, com graduação plena em Fonoaudiologia, que atua de forma autônoma e independente. É responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva periférica e central, da função vestibular, da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial, cervical e de deglutição. Exerce também atividades de ensino, pesquisa e de gestão.

Seu trabalho abrange o ser humano do recém-nascido ao idoso e é desenvolvido nos setores público e privado, em diferentes espaços sociais como hospitais, escolas, clínicas, unidades básicas de saúde, centros de convivência, centros especializados, indústrias, universidades, teatros, creches e veículos de comunicação.

A perspectiva atual da profissão é muito favorável e o campo de trabalho está cada vez mais promissor. A lei federal da triagem auditiva neonatal (teste da orelhinha), o aumento da contratação em empresas privadas como consultórios, clínicas, empresas de aparelhos auditivos e de consultorias e a oferta de concursos públicos têm permitido demanda crescente no mercado de trabalho deste profissional fonoaudiólogo.

Formação multi e interdisciplinar

O curso de Fonoaudiologia da Unicamp tem como missão criar e disseminar o conhecimento por meio do ensino, pesquisa e extensão, com referenciais de excelência em todos os campos do saber.

O objetivo principal é formar profissionais generalistas multidisciplinares, aptos para atuar com base nos princípios éticos do profissional fonoaudiólogo.

As políticas públicas e princípios do SUS são amplamente discutidos, permitindo o comprometimento social e a integralidade dos profissionais. Os alunos serão capacitados também para integrar grupos de pesquisa, tanto pela realização de projetos de iniciação científica bem como o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso.

A grade curricular do curso dá uma dimensão da formação multi e interdisciplinar oferecida, possibilitando a atenção integral à saúde e o desenvolvimento de ações integradas.

Para propiciar essa formação abrangente, oferece disciplinas de ordem geral e específica nas áreas de ciências tecnológicas, humanas e biológicas, direcionadas ao estudo da constituição e do desenvolvimento humano, das políticas de saúde pública, da relação profissional/paciente e dos princípios éticos que regem a atuação do profissional fonoaudiólogo. Os estágios são cumpridos em instituições públicas como centros de saúde, escolas, Hospital Estadual Sumaré, Hospital de Clínicas da Unicamp, Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) da Unicamp, Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Gabriel Porto” da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (CEPRE). O CEPRE dispõe de diversas salas de atendimento e laboratórios para Avaliação Auditiva, Linguagem, Voz e Motricidade Orofacial, equipados com o que há de mais avançado no segmento.

Os estágios proporcionam atendimento à comunidade local e regional, oferecendo orientação, avaliação e terapia fonoaudiológica, como também cuidados preventivos com relação às principais alterações da audição, voz, desenvolvimento da linguagem oral, escrita, fala e motricidade oral.

A organização do curso possibilita cobrir os diversos campos de atuação profissional – fonoaudiologia preventiva, comunitária, diagnóstica e fonoaudiologia clínica – na avaliação e processo terapêutico.

O setor da Saúde absorve a maioria desses profissionais, especialmente por meio de instituições e órgãos conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Desta forma, o curso de Fonoaudiologia, inserido em uma das principais universidades públicas brasileiras, busca, na formação contínua de seus alunos, um equilíbrio entre a capacitação técnica especializada e a formação para atuar em saúde pública/ coletiva.

Como resultado, temos alunos graduados aprovados nos primeiros lugares em concursos públicos municipais, residência, pós-graduação e também atuando como docentes em cursos de Fonoaudiologia.

 

 

 

 

 

 

Vida Acadêmica

 

 

 



Galeria de imagens
FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS