×

 

 

 

 

Da segurança alimentar à atenção dietética

O nutricionista é um profissional com formação generalista, humanista e crítica, capacitado a atuar visando à segurança alimentar e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e a nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais. Tal atuação contribui para a melhoria da qualidade de vida, pautada em princípios éticos, com reflexões sobre a realidade econômica, política, social e cultural. As mudanças na sociedade, em busca de melhor qualidade de vida, serviços economicamente sustentáveis, produtos alimentares mais saudáveis entre outros, tornam o profissional de nutrição cada dia mais importante. Logo, a nutrição é uma área promissora e com inúmeras possibilidades de atuação.

O curso de graduação em Nutrição da Faculdade de Ciências Médicas (FCA) foi pensado para a formação de profissionais com habilidades e competências para o exercício em todos os campos de atuação do nutricionista. O nutricionista hoje pode trabalhar em diversos locais e contextos como: hospitais, prefeituras, consultórios, escolas, clubes esportivos, instituições públicas, professor de cursos técnicos, restaurantes institucionais, restaurantes comerciais, indústria de alimentos, assessoria e consultoria em nutrição, vigilância sanitária e outros locais em que o binômio ‘saúde e nutrição’ seja necessário. As seis grandes áreas de atuação do nutricionista, quem englobam os locais citados são: alimentação coletiva, nutrição clínica, saúde coletiva, nutrição em esportes, cadeia de produção de alimentos na indústria e no varejo e docência. Ao fazer o curso de Nutrição na FCA o aluno sai habilitado e seguro a seguir e se aprimorar em qualquer uma dessas áreas

A grade curricular do curso estabelece-se de forma condizente com as exigências da atualidade, pois além das questões especificas das ciências da saúde, da alimentação e da nutrição, o curso possui uma interface com os fundamentos das ciências humanas e sociais, que estimula a reflexão crítica sobre a realidade social e econômica em que o profissional está inserido. O curso oferece também disciplinas que estão em consonância com as principais discussões científicas no campo da nutrição inclusive tratando de assuntos modernos como, por exemplo, nutrigenômica, alimentos transgênicos, alimentos funcionais e assessoria nutricional.

O processo de formação estrutura a sua identidade a partir de três núcleos distintos de disciplinas: (I) o Núcleo Geral Comum (NGC); (II) o Núcleo Comum da Área de Saúde e (III) o Núcleo de Formação Específica. A formação específica em nutrição está dividida em três blocos de disciplinas que irão construir a formação do conhecimento na área. No primeiro grupo de disciplinas, o aluno é levado ao estudo dos alimentos, sua composição e modificações sofridas durante todo o processo desde a colheita até o seu preparo para o consumo pelos indivíduos, o controle higiênico e sanitário dos alimentos e processos, além do estudo da gestão de serviços de alimentação. No segundo grupo de disciplinas, o aluno é conduzido a entender as políticas públicas e sociais e as possíveis intervenções, compreendendo como as questões sociais afetam a alimentação, agricultura e urbanização, projetos de intervenção com a população e os aspectos sociais em todas as etapas do processo produtivo do alimento, ou seja, do campo à mesa. No terceiro grupo de disciplinas, o aluno construirá os conhecimentos sobre as necessidades individuais dos grupos de alimentos e nutrientes nos diferentes ciclos da vida e em diferentes condições de saúde, a utilização de alimentos e nutrientes no tratamento de diversas doenças, e as inter-relações existentes entre os nutrientes e expressões gênicas na resposta aos diversos tratamentos nutricionais.

 

 

 

 

 

Vida Acadêmica

 

 

 



Galeria de imagens
FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS