Introdução

O candidato deverá demonstrar: domínio do conteúdo programático do ensino médio relativo à biologia; capacidade de correlacionar e integrar conhecimentos relativos a campos distintos do conteúdo do ensino médio, incluindo a integração entre conhecimentos interdisciplinares entre biologia e outras áreas do conhecimento; capacidade de elaborar hipóteses lógicas, com argumentação coerente com os fatos e argumentos apresentados; capacidade de construção, análise e interpretação de gráficos e tabelas no contexto de experimentos científicos, associando a interpretação ao conhecimento específico do assunto em questão abordado no ensino médio. O candidato deverá ainda ter atitudes críticas em relação a material extracurricular divulgado através da imprensa e veículos de comunicação em massa, redes sociais ou sítios na internet, ou resultante de atividades sociais, políticas, tecnológicas e culturais. Por fim, o candidato deverá estar consciente de que a ciência é um processo não acabado e de que o conhecimento científico não é estanque, estando em contínua evolução.

 

 

Programa

 

Bases moleculares e celulares da vida:

– Componentes bioquímicos da célula.

– Estrutura celular em procariotos e eucariotos.

– Origem evolutiva das organelas.

– Células-tronco, ciclo celular e divisão celular mitótica e meiótica.

 

Hereditariedade:

– Hereditariedade e material genético: DNA e RNA.

– Código genético e síntese de proteínas.

– Leis de segregação mendeliana e padrões de herança.

– Manipulação do DNA e biotecnologia.

– Doenças genéticas humanas e seu impacto na saúde.

 

Origem e evolução da vida:

– Origem e diversificação da vida.

– Variabilidade genética e o papel das mutações.

– Seleção natural.

– O papel do acaso na evolução.

– Especiação.

– Evolução biológica e intervenção antrópica.

 

O Ambiente e a Vida:

– Fluxos de energia e matéria em ecossistemas e biomas.

– Ecossistemas, populações e comunidades.

– Interações ecológicas.

– Problemas ambientais contemporâneos.

 

Diversidade, estrutura e função biológica:

– Bases biológicas da classificação dos seres vivos.

– Biologia de vírus, bactérias, protistas e fungos.

– Biologia das plantas e algas.

– Biologia dos animais.

 

Saúde humana:

– O que é saúde?

– Estrutura e função dos órgãos e sistemas.

– Biologia da reprodução: concepção, métodos contraceptivos e hormônios reprodutivos. Doenças sexualmente transmissíveis.

– Agressões à saúde das populações, saneamento e serviços de saúde.

– Doenças causadas por microrganismos e vetores transmissores de doenças.