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As provas de Habilidades Específicas para o curso                                    de Artes Visuais serão realizadas somente em Campinas,                  de 21 a 23/01/2019.

 

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Os horários serão divulgados na página eletrônica da Comvest (www.comvest.unicamp.br), a partir do dia 07/01/2019.

O curso de Artes Visuais tem como objetivo o desenvolvimento do conhecimento sensível por meio da percepção e da sensibilização estética. Sua finalidade não se restringe à formação de artistas visuais – trabalho para uma vida inteira de estudos e dedicação ao ofício – mas dirige-se para a formação técnica e poética de um sujeito criativo cuja produção e reflexão podem encontrar lugar nos mais variados campos culturais da sociedade onde se insere.

Trata-se de uma formação específica, que visa à capacitação do aluno no desenvolvimento da linguagem artística e de seus meios de produção para que possa empregar os conhecimentos adquiridos como artista visual, como professor licenciado em artes plásticas (seja de crianças, jovens ou adultos), como produtor autônomo de projetos artísticos próprios ou de outros artistas, ou seja como pesquisador na área das visualidades. É necessário que o candidato demonstre habilidade mínima para o desenho e a criação plástica, além de conhecimentos básicos sobre as artes visuais e sua história, e que demonstre interesse pelos estudos teóricos e práticos a serem desenvolvidos ao longo do curso.

 

Programa

A prova de Habilidades Específicas para o curso de Artes Visuais está dividida em:

I − História da Arte

A prova de História da Arte será dissertativa e terá como temas:

a) arte brasileira e internacional na segunda metade do século XIX;

b) arte brasileira e internacional nos séculos XX e XXI.

II − Desenho

Será avaliada a capacidade do candidato de observação, compreensão e construção de imagens por meio da representação gráfica, da linguagem visual e de sua qualidade expressiva.

Os candidatos deverão trazer obrigatoriamente os seguintes materiais:

− lápis preto ou lapiseira/grafites HB, 2B, 4B e 6B;

− compasso;

− estilete;

− régua e esquadros;

− tesoura;

− cola bastão.

III – Entrevista e Avaliação de apresentação de porta-fólio

Os candidatos deverão trazer porta-fólio com resultados expressivos de sua produção artística. Sugere-se limitar as dimensões dos trabalhos apresentados a 70 X 50 cm. Trabalhos de maior dimensão poderão ser apresentados por meio de fotografias. Cadernos de anotação, esboços e toda sorte de notações próprias e projetos em desenvolvimento são muito bem-vindos para esta etapa da prova.

 

Objetivo e Concepção da Prova

I − História da Arte

Muito mais que a simples memorização de datas, movimentos artísticos e seus principais representantes, a prova de História da Arte visa a avaliar a capacidade do candidato de compreender as manifestações artísticas de diversas tendências e períodos, localizando-as no panorama histórico de sua época. É importante notar que, na divisão efetuada entre a arte no Brasil e no exterior, com questões obrigatórias de uma e de outra, procura-se avaliar o conhecimento relativo às conexões e intersecções entre a arte produzida no exterior e a aqui realizada.

II − Desenho

A prova de Desenho avalia a capacidade de o candidato perceber e representar objetos e/ou situações elementares da linguagem visual. Procura-se identificar, também, a capacidade do candidato de observar, pensar, registrar e construir uma imagem.

III − Entrevistas

As entrevistas são realizadas individualmente por uma banca composta de professores das áreas integrantes do Curso, a saber: Artes Visuais, Artes Gráficas e História da Arte. Nesta etapa procura-se aprimorar a avaliação em curso, por meio de informações complementares sobre o candidato e seus interesses na área específica. Ao apresentar porta-fólio contendo seus principais trabalhos e projetos, o candidato possibilita uma avaliação de seu percurso pessoal, cursos ou estudos específicos desenvolvidos até este momento.

 

Critério de Avaliação

O exame de Habilidades Específicas para o curso de Artes Visuais vale 48 pontos. A nota é composta pela soma das notas de três provas: História da Arte, Desenho e Entrevista. Cada uma dessas provas vale 16 pontos. Para ser considerado apto na prova de Habilidades Específicas para o curso de Artes Visuais, o candidato deverá obter no mínimo 18 pontos. Os candidatos que obtiverem nota menor ou igual a 18 na prova de Habilidades Específicas estarão desclassificados da 1ª opção, mas podem continuar concorrendo por uma vaga na 2ª opção, caso exista. Aqueles que não comparecerem à prova de Habilidades Específicas ou mesmo faltarem a alguma de suas etapas são eliminados da 1ª opção, mas continuam concorrendo por uma vaga na 2ª opção, caso exista.

Os critérios gerais de avaliação estabelecidos pela Comvest são:

I − Prova de História da Arte:

a) Demonstração de um conhecimento mínimo sobre o tema proposto.

b) Bom desenvolvimento e clara argumentação sobre o tema escolhido.

c) Capacidade para relacionar artistas, obras, estilos e movimentos estéticos, situando-os cronologicamente.

d) Capacidade para analisar obras e artistas em termos de características formais e temáticas por eles demonstradas.

II − Prova de Desenho:

a) Capacidade de observar, analisar e representar graficamente objetos e/ou situações apresentadas pela questão.

b) Compreensão das relações espaciais e de proporcionalidade entre objetos.

c) Uso e compreensão plástica dos elementos da linguagem visual.

d) Criatividade e imaginação aplicadas ao tema proposto.

III − Entrevista:

a) Interesse do candidato na área, sua história pessoal, cursos e trabalhos realizados.

b) Maturidade do candidato em relação às manifestações artísticas, à sua percepção e ao seu interesse cultural.

 

Indicações Bibliográficas

AMARAL, Aracy. Artes plásticas na Semana de 22, São Paulo: Editora 34, 1998.

ARGAN, Giulio Carlo. A Arte Moderna, Do Iluminismo aos movimentos contemporâneos, São Paulo: Cosac & Naify, 1999.

CANONGIA, Lígia. O Legado dos Anos 60 e 70, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

CHIPP, Herstel B. Teorias da Arte Moderna, São Paulo: Editora Livraria Martins Fontes, 1998.

COLI, Jorge. Como estudar a arte brasileira do século XIX?, São Paulo: SENAC: 2005.

COCCHIARALE, Fernando. Quem tem medo da arte contemporânea?, Rio de Janeiro: Massangana, 2006.

DONDIS, A. Sintaxe da Linguagem Visual, São Paulo: Editora Livraria Martins Fontes, 1992.

FERREIRA, Glória. Escritos de artistas. Anos 60/70, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

FREIRE, Cristina. Arte Conceitual, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

GOMBRICH, Ernst. A História da Arte, Rio de Janeiro: LTC, 1999.

HARRISON, Charles. Modernismo, São Paulo: Cosac & Naify, 2001.

HEARTNEY, Eleanor, Pós-Modernismo, São Paulo, Cosac & Naify Edições, 2002.

KANDINSKY, Wassily. Ponto e Linha Sobre o Plano, São Paulo: Editora Livraria Martins Fontes, 1990.

PEDROSA, Mário. Dos murais de Portinari aos espaços de Brasília, São Paulo: Perspectiva, 1981.

REIS, Paulo. Arte de Vanguarda no Brasil, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

BELL, Julian. Uma nova história da arte, São Paulo: Editora Martins Fontes, 2008.

(Esta bibliografia não é obrigatória. Trata-se apenas de sugestões para consulta).