
Dança
As provas de Habilidades Específicas para o curso de Dança serão realizadas somente em Campinas, de 21 a 24/01/2019, no Departamento de Artes Corporais (DACO) do Instituto de Artes da Unicamp
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Os horários serão divulgados na página eletrônica da Comvest (www.comvest.unicamp.br) a partir do dia 07/01/2019.
O curso de graduação em Dança da Unicamp tem como objetivo formar o intérprete/criador e o licenciado em Dança, profissional apto a contribuir como agente transformador da sociedade, ser responsável pelo próprio corpo, expressar-se artisticamente, ensinar conhecimentos de dança no âmbito formal e não formal de educação e trabalhar como cidadão consciente tendo em vista programas sociais. O campo de atuação desse profissional abrange amplo espectro de atividades: atuação cênica, ensino, pesquisa e ação social. O curso tem seu foco direcionado ao perfil do intérprete/criador e do professor, que vive a prática em seu corpo e tem a capacidade de refletir sobre a Dança como área de conhecimento. O exame de Habilidades Específicas em Dança tem como objetivo selecionar os candidatos que apresentam condições de atender as demandas do curso. Trata-se de uma seleção que avalia o potencial artístico, a compreensão de princípios e a performance em dança do candidato.
Objetivo e Concepção da Prova As provas de Habilidades Específicas para Dança serão realizadas no Departamento de Artes Corporais (DACO) do Instituto de Artes da Unicamp e constarão de uma prova de palco, uma de integração de exercícios em técnicas de dança e outra de improvisação em dança. O objetivo é selecionar candidatos que apresentem condições corporais e habilidades performáticas, perceptivas e reflexivas, compatíveis com as exigências do curso de Dança da Unicamp. O exame como um todo, do ponto de vista técnico e criativo, é desenvolvido de maneira a oferecer ao(à) candidato(a) condições para realizá-lo, mesmo que ele(a) não tenha familiaridade com alguns conhecimentos de dança exigidos nesse tipo de prova. A prova inicia com o(a) candidato(a) respondendo a um questionário na página eletrônica da Comvest (www.comvest.unicamp.br), a partir do dia 11/12/2018. O questionário, contendo perguntas sobre a vida artística e a experiência corporal dos candidatos, deverá ser respondido, obrigatoriamente, até o dia 04/01/2019. Nos dias 21 e 22/01/2019, os candidatos, divididos em turmas A, B, C e D, deverão comparecer ao Departamento de Artes Corporais para a prova de palco. O(a) candidato(a) deverá, nesta prova, apresentar uma coreografia que não poderá ultrapassar três minutos. A música (gravada em CD ou Pen Drive), o figurino e os demais elementos que irão compor o trabalho coreográfico estarão a cargo do candidato. A coreografia que o(a) candidato(a) irá apresentar para a Banca deverá considerar como tema de sua criação um dos três poemas previamente selecionados de Edmilson Almeida Pereira (1963). A escolha e a interpretação de um desses três poemas de Edmilson de Almeida Pereira são livres, assim como a linguagem de movimentos que o candidato irá utilizar em sua criação. No dia do exame, o(a) candidato(a) deverá apresentar para a banca o poema que escolheu. É importante que o(a) candidato(a) se empenhe, ao longo do tempo que antecede o vestibular, para a criação e a elaboração desta coreografia. O trabalho cotidiano com o corpo e a realização dos ensaios é fundamental para que o mesmo possa alcançar um desempenho de qualidade. A prova é individual e será apresentada apenas para a Banca, não sendo permitida a presença de qualquer tipo de público ou de auxiliares. A logística estará a cargo da equipe da prova, no sentido de encaminhar os candidatos ao espaço cênico e disponibilizar um apoio de contrarregra. Os candidatos não poderão dispor do espaço do palco antes de sua apresentação, portanto não poderão usar objetos cenográficos de difícil instalação e retirada. Os candidatos, divididos em turmas A, B, C e D, deverão comparecer ao Departamento de Artes Corporais para as provas de técnica e de improvisação. As propostas práticas e o acompanhamento musical durante estas provas serão fornecidos pela Banca das Provas de Habilidades Específicas no momento de sua realização. O(a) candidato(a) deverá apresentar-se ao exame com uma vestimenta que o deixe à vontade para os exercícios e que permita a observação de seus movimentos pela Banca Examinadora.
Critérios de Avaliação O exame de Habilidades Específicas para o curso de Dança vale 48 pontos. A nota final é composta pela soma de quatro notas: Prova de Palco (8 pontos), Prova de Técnica (14 pontos), Prova de improvisação (14 pontos) e Global (12 pontos). Para ser considerado apto na prova de Habilidades Específicas para o curso de Dança, o(a) candidato(a) deverá obter no mínimo 18 pontos.
Prova de Palco Nesta prova, a Banca terá uma prévia do desempenho do(a) candidato(a) como Intérprete da dança, quanto à sua capacidade de comunicar-se através do movimento e quanto à sua escolha pela linguagem de movimento compatível com as suas habilidades e com o tema proposto. A coerência do uso do espaço e do tempo com a proposta coreográfica também são fatores que serão avaliados nesta prova. A Banca terá condições de observar no(a) candidato(a) a sua história corporal, e o modo como ele(a) organiza um trajeto de sua vivência corporal de forma sintética.
Prova de Técnica Durante a prova de Técnica, o(a) candidato(a) terá oportunidade de aquecer o seu corpo gradativamente, trabalhando suas articulações, respiração e outros fatores envolvidos no movimento. Será necessário o desenvolvimento de algumas sequências de movimentos corporais e serão utilizados, como referência, movimentos básicos de uma aula de dança. Esses movimentos poderão ser realizados por candidatos que tenham distintas histórias corporais. A partir do uso de materiais e músicas que serão fornecidos pela Banca, os candidatos irão passar pelas referidas etapas, recebendo instruções e esclarecimentos por parte dos membros da Banca Examinadora.
Critérios:
Postura Neste tópico, considera-se o uso equilibrado dos segmentos corporais de forma individualizada, na diversidade da linguagem em dança, sem preestabelecer padrões posturais. Será observado o equilíbrio entre as diversas partes do corpo.
Orientação Especial – Versatilidade Será observada a utilização harmoniosa do espaço cênico, assim como a pronta resposta quanto à mudança de direções (progressões e projeções), dos níveis (alto, médio e baixo), e dos planos (altura, largura e profundidade).
Ritmo Concebendo-se o ritmo como fator atuante nas dinâmicas e significados do movimento, serão utilizados elementos rítmicos (tempo, contratempo, pausa e pulso), a partir da aplicação de ritmos regulares e irregulares, que variarão nas dinâmicas (curto, forte, rápido e fraco). Além disso, será avaliada a relação da música com o movimento (musicalidade).
Percepção e Memória do Movimento Será avaliada a capacidade de reter a memória do movimento, a partir de uma identificação e assimilação do movimento no próprio corpo.
Domínio Corporal Será observado o desenvolvimento da habilidade motora em função da expressão artística. Na progressão do movimento, em relação ao espaço/tempo, onde as partes do corpo executam inúmeras ações, deverão ser observados: o eixo de equilíbrio, o tônus muscular e a unidade corporal.
Prova de Improvisação Durante a prova de improvisação, será desenvolvido um trabalho processual em improvisação de forma a propiciar ao(à) candidato(a) uma resposta corporal criativa. Critérios: − atitude: estar atento(a) e presente no momento. Capacidade de concentração. − domínio no uso do espaço/tempo coerentemente com a proposta desenvolvida pela candidata. − integração: capacidade de relacionar o movimento com a música, situada e desenvolvida espacialmente. − fluidez no desenvolvimento da proposta no corpo. − persistência no desempenho das ações corporais no sentido de clarear os seus significados. − inventividade: capacidade de comunicar uma ideia. − versatilidade: potencial para expressar-se através de diferentes técnicas de dança.
Global Trata-se de uma visão holística do candidato, ou seja, uma avaliação que considera uma atuação integrada do candidato nos vários momentos da prova. |
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