Raciocínio matemático e habilidade para cálculos científicos


Formação moderna em ciência, tecnologia e inovação para atuação na academia e no mercado de trabalho

 

Oferecido no período diurno integral, pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC), o curso de Matemática Aplicada e Computacional forma seus estudantes para atuação tanto no mercado de trabalho como na academia. O currículo contempla uma sólida fundamentação matemática orientada para aspectos teóricos e aplicações em ciência, tecnologia e inovação com a tradição da Unicamp. Ao longo do curso, os estudantes acumulam experiências com teorias, algoritmos computacionais e equações matemáticas, com a finalidade de uso como ferramenta na solução de desafios e de gargalos tecnológicos em áreas como agricultura, biologia, economia, engenharias, finanças, física, medicina, negócios, química, sempre em favor da sociedade.

O objetivo é capacitar profissionais em matemática aplicada e computacional para a criação de novas teorias e soluções, face aos atuais desafios transdisciplinares da sociedade em contínuo progresso, que por sua vez exigem a unificação dos conhecimentos científico, tecnológico e de inovação. O curso orienta seus estudantes para lidar com uma combinação de conhecimentos matemáticos, cálculos computacionais e uma flexibilidade para interagir com profissionais de outras áreas, na construção de soluções criativas e eficientes.

O aluno que ingressa vai encontrar um ambiente profissional com a tradição Unicamp, docentes bem preparados, com reconhecimento nacional e internacional, várias oportunidades de intercâmbio internacional, interação com um corpo discente criativo, das diversas Unidades da Unicamp, oportunidade de atividades culturais e acadêmicas, aquisição de novos conhecimentos e pleno desenvolvimento de habilidades face às demandas da sociedade no Brasil e no mundo.

 

Flexibilidade e corpo docente altamente qualificado

O currículo atual segue a tendência do equilíbrio entre academia e mercado, respeitando o Projeto Pedagógico recentemente aprovado pelo Conselho Estadual de Educação. Para aqueles que querem se dedicar mais à tecnologia e à inovação há disciplinas de estágio com maior número de créditos e mais disciplinas especializadas no escopo do Programa Integrado de Formação (PIF), que permite a participação dos alunos no programa de pós-graduação em Matemática Aplicada do IMECC. Outra inovação é o evento anual Semana da Matemática Aplicada (SEMAP), que aproxima os alunos dos diversos anos, com o meio corporativo, visando expor a ampla abrangência do papel do matemático aplicado no mercado de trabalho e no meio acadêmico.

O corpo de professores tem reconhecimento nacional e internacional em diversas disciplinas específicas nas áreas de: Análise Aplicada, Análise Numérica, Biomatemática, Combinatória e Teoria de Números, Física Matemática, Geofísica Computacional, Métodos Computacionais de Otimização, Pesquisa Operacional, Tratamento Matemático de Imagens e Inteligência Computacional.

Vale ressaltar que praticamente cem por cento dos formandos em Matemática Aplicada e Computacional estão empregados

 

 

 

 

 

Vida Acadêmica

 

 

 

 



Galeria de imagens
INSTITUTO DE MATEMÁTICA, ESTATÍSTICA E COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA