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Excelência no ensino integrado e interdisciplinar

Ambientes diversificados e corpo docente qualificado

 

O curso de Medicina da Unicamp é um dos melhores do país, apto a atender às necessidades da formação médica. O curso desenvolve competências para as habilidades médicas pertinentes à prática profissional e capacita o estudante a atuar pautado em princípios éticos e com responsabilidade social.

A estrutura curricular está organizada em módulos de ensino que são desenvolvidos em período integral durante os seis anos do curso. Este modelo curricular insere o estudante desde o primeiro ano em atividades de campo, permitindo, já no início do curso, uma visão da profissão do médico. A partir do terceiro ano, o estudante tem a possibilidade de ingressar no programa “Pesquisador em Medicina”, para a obtenção sucessiva de diplomas de graduação e de doutorado. O programa oferece duas vagas anuais.

Os conteúdos básicos necessários para a formação são ministrados nos três primeiros anos do curso, com atividades integradas com as especialidades médicas, permitindo ao estudante uma visão da aplicação prática desses conteúdos.

Os últimos anos do curso destinam-se às disciplinas que compõem o Internato Médico, onde prevalece o desenvolvimento das atividades práticas intensivas de atendimento a pacientes nos níveis de atenção primária, secundária e terciária. A participação efetiva do aluno se dá nas áreas ambulatoriais, enfermarias, centros cirúrgicos e prontos-socorros do complexo hospitalar da Unicamp e do Hospital Estadual de Sumaré. Além disso, os estudantes desenvolvem atividades de atendimento integrado em Unidades Básicas de Saúde da cidade de Campinas.

Os aspectos éticos da formação e do exercício profissional são abordados longitudinalmente desde o primeiro semestre do curso.

O ensino no internato respeita um eixo de complexidade crescente, capacitando o aluno a tomar decisões e a participar de forma efetiva e decisória nos atendimentos, sob supervisão direta de docentes e médicos habilitados a atuar como auxiliares no ensino. A atuação do interno desenvolve o resgate das dimensões éticas e humanísticas do atendimento, fazendo com que o aluno reconheça valores e princípios que norteiam a relação médico-paciente.

A infraestrutura disponível para o desenvolvimento das atividades do curso de Medicina envolve salas de aulas equipadas com recursos tecnológicos, diversos laboratórios, núcleos e centros de estudos e pesquisas, prédio de habilidades composto por salas para simulação de procedimentos médicos, Unidades Básicas de Saúde, além do complexo hospitalar que engloba o Hospital de Clínicas, o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher, o Centro de Hematologia e Hemoterapia, o Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo e o Hospital Estadual de Sumaré.

A coordenadoria do curso de Medicina, em conjunto com o Núcleo de Avaliação e Pesquisa em Educação Médica, desenvolve estudos voltados para a manutenção da qualidade do curso, bem como para o aprimoramento das avaliações realizadas. Neste contexto, destaca-se o sistema de avaliação da aprendizagem, que aborda competências relacionadas à cognição, habilidades e atitudes que se esperam do futuro médico.

 

 

 

 

 

 

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FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS