×

As provas de Habilidades Específicas para o curso de Dança
serão realizadas somente em Campinas, de 20 a 23/01/2020,
no Departamento de Artes Corporais (DACO) do Instituto de
Artes da Unicamp

 

Versão para impressão 

 

Os horários serão divulgados na página eletrônica da Comvest, a partir do dia 10/01/2020.

O curso de graduação em Dança da Unicamp tem como objetivo formar o intérprete/criador e o licenciado em Dança, profissional apto a contribuir como agente transformador da sociedade, ser responsável pelo próprio corpo, expressar-se artisticamente, ensinar conhecimentos de  dança  no  âmbito  formal e não formal de educação e trabalhar como cidadão consciente tendo em vista programas sociais.

O campo de atuação desse profissional abrange amplo espectro de atividades: atuação cênica, ensino, pesquisa e ação social. O curso tem seu foco direcionado ao perfil do intérprete/criador e do professor, que vive a prática em seu corpo e tem  a  capacidade de refletir sobre a Dança como área de conhecimento.

 

Objetivo e Concepção da Prova

As provas de Habilidades Específicas para Dança serão realizadas no Departamento de Artes Corporais (DACO) do Instituto de Artes da Unicamp e constarão de uma prova de apresentação coreográfica, uma de integração de exercícios em técnicas de dança e outra de improvisação em dança.

O exame tem como objetivo selecionar os candidatos que apresentam condições de atender às demandas do curso de Dança da Unicamp, o qual tem uma exigência em termos de habilidades corporais visando à profissionalização em dança do estudante do curso. Assim, intenciona-se selecionar candidatos que apresentem condições corporais e habilidades performáticas, perceptivas e reflexivas, que propiciem o acompanhamento das atividades do curso de Dança pelo futuro estudante, reduzindo os riscos de lesões corporais e de evasão do curso. Trata-se de uma seleção que avalia o potencial artístico, a compreensão corporal de princípios básicos da dança e a performance em dança do candidato.

O exame como um todo, do ponto de vista técnico e criativo, é desenvolvido de maneira a oferecer ao(à) candidato(a) condições para realizá-lo, mesmo que ele(a) não tenha familiaridade com alguns conhecimentos de dança presentes nesse tipo de prova, oferecendo espaço para que ele expresse a sua formação e as suas vivências singulares em dança.

Desse modo, não se espera do candidato um modelo de corpo, construído a partir de um único referencial estético da dança, pois, diferentes experiências em dança podem prover as habilidades corporais que se espera do candidato.

Os conteúdos trabalhados na prova são oriundos de uma diversidade de saberes da dança: princípios técnicos de dança contemporânea, abordagens em dança do Brasil, exercícios de improvisação e de criação.

Candidatos com diferentes experiências prévias podem vivenciar as provas, expressando-se em suas singularidades.

A prova inicia com o(a) candidato(a) respondendo a um questionário na página eletrônica da Comvest (www.comvest.unicamp.br),  a partir do dia 11/12/2019. O questionário, contendo perguntas sobre a vida artística e a experiência corporal dos candidatos, deverá ser respondido, obrigatoriamente, até o dia 03/01/2020. Nos dias 20 e 21/01/2020, os candidatos, divididos em turmas A, B, C e D, deverão comparecer ao Departamento de Artes Corporais para a prova de apresentação coreográfica.

O candidato deverá, nessa prova, apresentar em seu próprio corpo uma coreografia que não poderá ultrapassar três minutos. A música (gravada em CD ou pendrive), o figurino e demais elementos que irão compor o trabalho coreográfico, estarão a cargo do candidato. A coreografia que o candidato irá apresentar para a Banca deverá considerar como tema de sua criação uma das músicas do grupo brasileiro de percussão corporal intitulado BARBATUQUES, criado em 1995.

Embora a interpretação e a linguagem de movimentos sejam da escolha do candidato(a), ele(a) deverá considerar o tema e o ritmo da música escolhida.  No dia do exame, deverá apresentar para a Banca o nome da música que escolheu e trazê-la em pendrive ou CD.

É importante que o(a) candidato(a) se empenhe, ao longo do tempo que antecede o vestibular, para a criação e a elaboração desta coreografia. O trabalho cotidiano com o corpo e a realização dos ensaios é fundamental para que possa alcançar um desempenho de qualidade.

A prova é individual e será apresentada apenas para a Banca, não sendo permitida a presença de qualquer tipo de público ou de auxiliares. A logística estará a cargo da equipe da prova, no sentido de encaminhar os candidatos ao espaço cênico e disponibilizar um apoio de contrarregra. Os candidatos não poderão dispor do espaço da sala de exame antes de sua apresentação, portanto não poderão usar objetos cenográficos de difícil instalação e retirada.

Os candidatos, divididos em turmas A, B, C e D, deverão comparecer ao Departamento de Artes Corporais para as provas de técnica e  de improvisação.  As propostas práticas e o acompanhamento musical durante estas provas serão fornecidos pela Banca das Provas de Habilidades Específicas no momento de sua realização.

O(a) candidato(a) deverá apresentar-se ao exame com uma vestimenta que o deixe à vontade para os exercícios e que permita a observação de seus movimentos pela Banca Examinadora.

 

Critérios de Avaliação

O exame de Habilidades Específicas para o curso de Dança vale 48 pontos. A nota final é composta pela soma de quatro notas: Prova de apresentação coreográfica (8 pontos), Prova de técnica (14 pontos), Prova de improvisação (14 pontos) e Global (12 pontos).

Para ser considerado apto na prova de Habilidades Específicas para o curso de Dança, o candidato deverá obter no mínimo 18 pontos.

Aqueles que não comparecerem em qualquer uma das provas de Habilidades Específicas para o curso de Dança (Prova de apresentação coreográfica, Prova de técnica ou Prova de improvisação) ficam eliminados na primeira opção, mas continuarão concorrendo em segunda opção, caso ela exista.

Prova de apresentação coreográfica

Nesta prova, a Banca terá uma prévia do desempenho do candidato como intérprete da dança, quanto à sua capacidade de comunicar-se através do movimento e quanto à sua escolha pela linguagem de movimento compatível com as suas habilidades e com o tema proposto. A coerência do uso do espaço e do tempo com a proposta do seu trabalho coreográfico também são fatores que serão avaliados nesta prova.

A Banca terá condições de observar no candidato a sua história corporal e o modo como ele organiza um trajeto de sua vivência corporal de forma sintética.

Prova de Técnica

Durante a prova de Técnica, o candidato terá oportunidade de aquecer o seu corpo gradativamente, trabalhando suas articulações, respiração e outros fatores envolvidos no movimento.

Será necessário o desenvolvimento de algumas sequências de movimentos corporais e serão utilizados, como referência, movimentos básicos de uma aula de dança. Esses movimentos poderão ser realizados por candidatos que tenham distintas histórias corporais. A partir do uso de materiais e músicas que serão fornecidos pela Banca, os candidatos irão passar pelas referidas etapas, recebendo instruções e esclarecimentos por parte dos membros da Banca Examinadora.


Critérios

Alinhamento Postural Dinâmico

Neste tópico, considera-se o uso equilibrado dos segmentos corporais de forma individualizada, na relação com a gravidade e com o espaço e na diversidade das linguagens em dança, sem preestabelecer padrões posturais. Serão observados o equilíbrio e a dinâmica de mobilidade entre as diversas partes do corpo.

Orientação Espacial – Versatilidade

Será observada a utilização harmoniosa do espaço cênico, assim como a pronta resposta quanto às mudanças de direções (progressões e projeções), dos níveis (alto, médio, baixo), e dos planos (altura, largura e profundidade).

Ritmo

Concebendo-se o ritmo como fator atuante nas dinâmicas e significados do movimento, serão utilizados elementos rítmicos (tempo, contratempo, pausa e pulso), a partir da aplicação de ritmos regulares e irregulares, que variarão nas dinâmicas (curto, forte, rápido, fraco). Além disso, será avaliada a relação da música com o movimento (musicalidade).

Percepção e Memória do Movimento

Será avaliada a capacidade de reter a memória do movimento, a partir de uma identificação e assimilação do movimento no próprio corpo.

Domínio Corporal

Será observado o desenvolvimento da habilidade motora em função da expressão artística. Na progressão do movimento, em relação ao espaço/tempo, onde as partes do corpo executam inúmeras ações, deverão ser observados: o eixo de equilíbrio, o tônus muscular e a unidade corporal.

Prontidão Corporal

Será observada a disponibilidade corporal do candidato em realizar os exercícios propostos, inclusive os que não fazem parte do seu repertório de movimentos.

 

Prova de Improvisação

Durante a prova de improvisação, será desenvolvido um trabalho processual em improvisação de forma a propiciar ao candidato uma resposta corporal criativa.

Critérios

− atitude: estar atento e presente no momento. Capacidade de concentração.

− domínio no uso do espaço/tempo coerentemente com a proposta desenvolvida pelo candidato.

− integração: capacidade de relacionar o movimento com a música, situada e desenvolvida espacialmente. Capacidade de se relacionar com o outro em movimento.

− fluidez no desenvolvimento da proposta no corpo.

− persistência no desempenho das ações corporais no sentido de clarear os seus significados.

− inventividade: capacidade de comunicar uma ideia.

− versatilidade: potencial para expressar-se através de diferentes qualidades de movimento.


Global

Trata-se de uma visão holística do candidato, ou seja, uma avaliação que considera uma atuação integrada do candidato nos vários momentos da prova.