A Comvest está divulgando a lista de títulos de leitura obrigatória para o Vestibular Unicamp 2022, com a redução das originalmente 12 obras para 10 obras, conservando o maior número possível de gêneros literários e a diversidade estética e histórica. Serão substituídas quatro obras da lista do Vestibular 2021 para a lista que será exigida no Vestibular 2022.

Serão incluídas as obras: Carta de Achamento do Brasil, de Pero Vaz de Caminha; Niketche – uma História de Poligamia, de Paulina Chiziane; Tarde, de Olavo Bilac e Bons dias, de Machado de Assis. As obras inseridas substituem os seguintes textos literários originalmente divulgados para o Vestibular Unicamp 2021: Sermões, de Antonio Vieira; História do Cerco de Lisboa, de José Saramago; A teus pés, de Ana Cristina César, e O Espelho, de Machado de Assis. Já as obras Cabra vadia, de Nelson Rodrigues, e Quarto de despejo, de Carolina Marina de Jesus, serão excluídas da lista de livros do Vestibular em 2022, reduzindo dessa forma a lista de doze títulos para dez títulos.

Os critérios gerais utilizados para a substituição das obras foram a representatividade dessas manifestações literárias nas práticas letradas e nas tradições culturais de língua portuguesa, o padrão de elaboração estética e a presença de núcleos temáticos adequados à formação pedagógica do aluno no ensino médio, na medida em que tais núcleos permitem abordagens interdisciplinares na área de humanidades.

Com a substituição de quatro obras e a exclusão de dois títulos, a lista para o Vestibular Unicamp 2022 fica com seis gêneros literários (Poesia, Conto, Teatro, Romance, Crônica e Carta/Relato de Viagem) e dez autores (Camões, Racionais, Olavo Bilac, Ligia F. Telles, F. Pessoa, Paulina Chiziane, Júlia Lopes de Almeida, Machado de Assis e Pero Vaz de Caminha).

 

Lista de Obras  – Vestibular 2021 e 2022

LISTA 2021 LISTA 2022
Gênero Autor Obra Autor Obra Onde acessar
Poesia Luís de Camões  (sonetos selecionados pela Comvest) Luís de Camões (sonetos selecionados pela Comvest) Domínio público e Vinte Sonetos. Org: Sheila Hue. 1ª ed.Campinas: Editora da Unicamp, 2018.
Racionais Mc’s Sobrevivendo no inferno Racionais Mc’s Sobrevivendo no inferno Sobrevivendo no inferno. São Paulo: Cosa Nostra, 1997.
Olavo Bilac Tarde Domínio público
Conto Machado de Assis O Espelho Lygia Fagundes Telles O seminário dos ratos
Teatro Fernando Pessoa  O marinheiro Fernando Pessoa O marinheiro Domínio público e O Marinheiro. Introdução e notas: Marcos lopes e Ana Maria Côrtes. Campinas: Editora da Unicamp, 2020.
Romance Júlia Lopes de Almeida A falência Júlia Lopes de Almeida A falência Domínio público e A Falência. Edição comentada: Regina Zilberman. 1ª ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2018
Raul Pompeia O Ateneu Raul Pompeia O Ateneu Domínio público
Paulina Chiziane Niketche – uma História de Poligamia São Paulo: Companhia das Letras, 2004
Crônica  Machado de Assis Bons dias! Domínio público e Série Crônicas -Editora da Unicamp
 Sermões Antonio Vieira (Sermões selecionados pela Comvest)
Carta/Relato de Viagem Pero Vaz de Caminha Carta de Achamento a el-rei D. Manuel Domínio público