Unicamp divulga lista de livros válida para o Vestibular 2017

Desde o vestibular passado, a lista de livros da Unicamp deixou de ser unificada com a da Fuvest

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando a lista de livros de literatura de língua portuguesa, cuja leitura é obrigatória para candidatos ao Vestibular Unicamp 2017. Desde o último processo vestibular, a Unicamp deixou de ter uma lista unificada com a Fuvest e passou a adotar uma listagem própria de livros. São 12 obras de diferentes gêneros e extensões, de autores das literaturas brasileira, africana e portuguesa. A cada ano, a Unicamp renovará parcialmente as obras que compõem a lista, para permitir o planejamento do professor e, ao mesmo tempo, acompanhar a dinâmica própria do sistema de ensino, cujo público se renova todos os anos. A lista para o Vestibular 2017 apresenta três obras novas em relação à anterior. É importante destacar que essa lista não é a mesma para o Vestibular Unicamp 2016, que ocorre ainda este ano, e cujas obras já foram divulgadas anteriormente. Ambas as listas podem ser consultadas em www.comvest.unicamp.br.

A lista de obras inclui romances, poesia, peça teatral e contos, a fim de levar o vestibulando a ampliar o seu campo de estudos, sem sobrecarregá-lo no volume de leituras. Abaixo está o programa de leituras para o Vestibular Unicamp 2017. As obras marcadas em negrito são as que foram inseridas na lista atual. As demais já constavam da lista anterior.

Poesia:
Luís de Camões, Sonetos. 1
Jorge de Lima, Poemas Negros (Livro distribuído pelo governo federal no PNBE). 2

Contos:
Clarice Lispector, Amor, do livro Laços de Família.
Guimarães Rosa, A hora e a vez de Augusto Matraga, do livro Sagarana.
Monteiro Lobato, Negrinha, do livro Negrinha. 3

Teatro:
Osman Lins, Lisbela e o prisioneiro. 4

Romance:
Aluísio Azevedo, O cortiço.
Camilo Castelo Branco, Coração, cabeça e estômago (Livro em domínio público).
Érico Veríssimo, Caminhos Cruzados (Livro distribuído pelo governo federal no PNBE).
José de Alencar, Til.
Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Mia Couto, Terra Sonâmbula.

1 Clique aqui para ver os sonetos selecionados, cuja leitura é obrigatória.
2 Clique aqui para ver os poemas de leitura obrigatória.
3 Livro distribuído pelo governo federal no PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola).

4 Livro distribuído pelo governo federal no PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola).