As provas de Habilidades Específicas para o curso de Dança
serão realizadas somente em Campinas, de 11 a 12/02/2021.

 

Os horários serão divulgados na página eletrônica da Comvest (www.comvest.unicamp.br), a partir do dia 03/02/2021.

NOVO: horários e orientações para as provas

O curso de graduação em Dança da Unicamp tem como objetivo formar o intérprete/criador e o licenciado em Dança, profissional apto a contribuir como agente transformador da sociedade, ser responsável pelo próprio corpo, expressar-se artisticamente, ensinar conhecimentos de dança no âmbito formal e não formal de educação e trabalhar como cidadão consciente tendo em vista programas sociais.

O campo de atuação desse profissional abrange amplo espectro de atividades: criação e atuação cênicas, ensino, pesquisa e ação social. O curso tem seu foco direcionado ao perfil do intérprete/criador e do professor, que vive a prática em seu corpo e tem a capacidade de refletir sobre a Dança como área de conhecimento.

 

Objetivo e Concepção da Prova

As provas de Habilidades Específicas para Dança constarão de uma prova de integração de exercícios em técnicas de dança e outra de improvisação em dança, que terá como base neste ano o estudo coreográfico previamente desenvolvido pelo aluno, conforme será explicado abaixo neste edital.

O exame tem como objetivo selecionar os candidatos que apresentam condições de atender às demandas do curso de Dança da Unicamp, o qual tem uma exigência em termos de habilidades corporais visando à profissionalização em dança do estudante do curso. Assim, intenciona-se selecionar candidatos que apresentem condições corporais e habilidades performáticas, perceptivas e reflexivas, que propiciem o acompanhamento das atividades do curso de Dança pelo futuro estudante, reduzindo os riscos de lesões corporais e de evasão do curso. Trata-se de uma seleção que avalia o potencial artístico, a compreensão corporal de princípios básicos da dança e a performance em dança do candidato.

O exame como um todo, do ponto de vista técnico e criativo, é desenvolvido de maneira a oferecer ao candidato condições para realizá-lo, mesmo que ele não tenha familiaridade com alguns conhecimentos de dança presentes nesse tipo de prova, oferecendo espaço para que ele expresse a sua formação e as suas vivências singulares em dança.

Desse modo, não se espera do candidato um modelo de corpo, construído a partir de um único referencial estético da dança, pois diferentes experiências em dança podem prover as habilidades corporais que se espera do futuro ingressante.

Os conteúdos trabalhados nas provas são oriundos de uma diversidade de saberes da dança: princípios técnicos de dança contemporânea, abordagens em dança do Brasil, exercícios de improvisação e de criação.

Candidatos com diferentes experiências prévias em dança podem vivenciar as provas, expressando-se em suas singularidades.

A prova inicia com o candidato respondendo a este questionário. O questionário, contendo perguntas sobre a vida artística e a experiência corporal dos candidatos, deverá ser respondido, obrigatoriamente, até o 05/02/2021.

Os candidatos, divididos em turmas, deverão comparecer para as provas de técnica e de improvisação. Cada turma fará, no mesmo dia, num determinado período (manhã ou tarde) essas duas provas seguidas, com no máximo de duas horas de duração.

Os horários, o local das provas, o número de candidatos por turma e o número de turmas serão divulgados pela Comvest posteriormente, a partir do dia 3 de fevereiro. Neste ano, devido à pandemia de Covid-19, as provas presenciais seguirão o protocolo de saúde determinado pelo governo estadual de São Paulo com utilização de máscaras pelos candidatos, distanciamento físico necessário, além de outras medidas de prevenção. Em virtude da pandemia, qualquer mudança que ocorrer na formatação das provas será também divulgada antecipadamente pela Comvest.

As propostas práticas e o acompanhamento musical durante as provas de técnica e de improvisação serão fornecidos para cada turma pela Banca das Provas de Habilidades Específicas no momento de sua realização. O candidato deve estar descalço, com uma vestimenta que o deixe à vontade para a realização dessas provas e que permita a observação dos seus movimentos pela Banca Examinadora.

Neste ano, a prova de improvisação dialogará com o material trazido pelo estudo coreográfico desenvolvido pelo candidato em seu próprio corpo anteriormente às provas e não poderá ultrapassar dois minutos. Nesse estudo coreográfico, o candidato deverá considerar como tema motivador e inspirador de sua criação a escolha de apenas um dos três fragmentos dos textos previamente selecionados de Ailton Krenak (1953).

A escolha e a investigação corporal de um desses três textos de Ailton Krenak são livres, assim como a linguagem de movimentos que o candidato utilizará em sua criação. No dia do exame, o candidato deverá informar para a Banca, quando solicitado, o texto que escolheu (texto 1, 2 ou 3).

É importante que o candidato se empenhe, explore e investigue, ao longo do tempo que antecede o vestibular, para a criação e a elaboração desse estudo coreográfico. O trabalho cotidiano com o próprio corpo e a realização dos ensaios são fundamentais para que se possa alcançar um desempenho de qualidade.

O estudo coreográfico é individual e será utilizado durante a prova de improvisação. Neste ano, a proposta é que o estudo coreográfico seja elaborado sem músicas, sem adereços, sem maquiagem, sem qualquer tipo de calçado. Portanto, o candidato não poderá utilizar nenhum desses elementos na criação do seu estudo.

 

Critérios de Avaliação 

O exame de Habilidades Específicas para o curso de Dança vale 48 pontos. A nota final é composta pela soma de três notas: Prova de Técnica (18 pontos), Prova de Improvisação (18 pontos) e Global (12 pontos). Para ser considerado apto na prova de Habilidades Específicas para o curso de Dança, o candidato deverá obter no mínimo 18 pontos. Aqueles que não comparecerem em qualquer uma das provas de Habilidades Específicas para o curso de Dança (Prova de Técnica ou Prova de Improvisação) ficam eliminados na primeira opção, mas continuarão concorrendo em segunda opção, caso ela exista. 

Prova de Técnica

Durante a Prova de Técnica, o candidato terá oportunidade de aquecer o seu corpo gradativamente, trabalhando suas articulações, respiração e outros fatores envolvidos no movimento.

Será necessário o desenvolvimento de algumas sequências de movimentos corporais e serão utilizados, como referência, movimentos básicos de uma aula de dança. Esses movimentos poderão ser realizados por candidatos que tenham distintas histórias corporais. A partir do uso de materiais e músicas que serão fornecidos pela Banca Examinadora, os candidatos irão passar pelas referidas etapas, recebendo instruções e esclarecimentos por parte dos membros dessa Banca.

Critérios:

Alinhamento Postural Dinâmico

Nesse aspecto, considera-se o uso equilibrado dos segmentos corporais de forma individualizada, na relação com a gravidade e com o espaço e na diversidade das linguagens em dança, sem preestabelecer padrões posturais. Serão observados o equilíbrio e a dinâmica de mobilidade entre as diversas partes do corpo.

Orientação Espacial – Versatilidade

Será observada a utilização harmoniosa do espaço cênico, assim como a pronta resposta quanto às mudanças de direções (progressões e projeções), dos níveis (alto, médio, baixo) e dos planos (altura, largura e profundidade).

Ritmo

Concebendo-se o ritmo como fator atuante nas dinâmicas e significados do movimento, serão utilizados elementos rítmicos (tempo, contratempo, pausa e pulso), a partir da aplicação de ritmos regulares e irregulares, que variarão nas dinâmicas (curto, forte, rápido, fraco). Além disso, será avaliada a relação da música com o movimento (musicalidade).

Percepção e Memória do Movimento

Será avaliada a capacidade de reter a memória do movimento, a partir de uma identificação e assimilação do movimento no próprio corpo.

Domínio Corporal

Será observado o desenvolvimento da habilidade motora em função da expressão artística. Serão observados o eixo de equilíbrio, o tônus muscular e a unidade corporal na progressão do movimento em sua relação com o espaço/tempo e na execução de inúmeras ações com o corpo e suas partes.

Prontidão Corporal

Será observada a disponibilidade corporal do candidato em realizar os exercícios propostos, inclusive os que não fazem parte do seu repertório de movimentos.

Prova de Improvisação

Durante a Prova de Improvisação, será desenvolvido um trabalho processual em improvisação de forma a propiciar ao candidato uma resposta corporal criativa.

Critérios:

− atitude: estar atento ao momento presente. Capacidade de concentração.

− domínio no uso do espaço/tempo coerentemente com a proposta desenvolvida pelo candidato.

− integração: capacidade de relacionar o movimento com a música, situada e desenvolvida espacialmente. Capacidade de se relacionar com o outro em movimento.

− fluidez no desenvolvimento da proposta no corpo.

− persistência no desempenho das ações corporais, no sentido de clarear os seus significados.

− inventividade: capacidade de comunicar uma ideia.

− versatilidade: potencial para se expressar através de diferentes qualidades de movimento.

Global

Trata-se de uma visão holística do candidato, ou seja, é uma avaliação que considera a atuação integrada do candidato nos vários momentos da prova.