O Vestibular Unicamp tem duas fases. Além dessas duas fases, há provas de Habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música. As provas de Habilidades Específicas para os cursos de Música serão realizadas antes da primeira fase do Vestibular Unicamp, em setembro (Etapa I) e outubro (Etapa II). É possível fazer duas opções de curso no vestibular, desde que sejam da mesma área. Consulte as áreas de cada curso.

A primeira fase, obrigatória e igual para todos os candidatos, é constituída de uma única prova de Conhecimentos Gerais composta por 90 questões objetivas sobre as áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio, incluindo questões interdisciplinares. Cada questão da prova de Conhecimentos Gerais vale um ponto. Assim, a prova da primeira fase vale até 90 pontos. O(a) candidato(a) tem no máximo cinco horas e no mínimo três horas e trinta minutos para a realização da prova da primeira fase.

As provas da segunda fase são realizadas em dois dias. O novo formato já será aplicado a partir do Vestibular 2020. Os estudantes fazem as provas das disciplinas relacionadas com a área dos cursos escolhidos. No entanto, são obrigatórias a todos os candidatos as provas de Língua Portuguesa, Matemática e algumas questões interdisciplinares – incluindo a disciplina de Inglês. A Redação está mantida na segunda etapa, com duas propostas, exigindo-se a produção de apenas um texto.

Veja como são os dois dias de prova da segunda fase, para cada área do curso escolhido:

Distribuição dos cursos por áreas: