O Vestibular Unicamp tem duas fases. Além dessas duas fases, há provas de Habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música.

A primeira fase é constituída de uma única prova de Conhecimentos Gerais composta por 72 questões objetivas sobre as áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio. Cada questão da prova de Conhecimentos Gerais vale um ponto. Assim, a prova da primeira fase vale até 72 pontos. A distribuição das questões é a seguintes: 12 questões de Língua Portuguesa e Literatura; 12 questões de Matemática; e oito questões de cada disciplina: Biologia, Física, Geografia/Sociologia, História/Filosofia, Inglês e Química.

A prova será aplicada em um único dia, em 7 de novembro de 2021. Os candidatos têm no máximo quatro horas e no mínimo duas horas para a realização da prova da primeira fase.

A convocação para a segunda fase é realizada por curso, em ordem decrescente da nota final da 1ª fase, de acordo com os critérios definidos na Resolução do Vestibular 2022.

A segunda fase é constituída de provas com questões dissertativas, distribuídas em dois dias (9 e 10 de janeiro de 2022) e segue os programas constantes do Anexo II da Resolução do Vestibular. As provas têm uma parte comum para todos os candidatos e uma parte diversificada, de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido em 1ª opção (Ciências Biológicas/Saúde; Ciências Exatas/Tecnológicas, Ciências Humanas/Artes). Cada questão dissertativa vale quatro pontos, cada uma contendo dois itens, valendo dois pontos cada. As provas obedecem à seguinte distribuição:

Primeiro dia – provas comuns a todos os candidatos.
– prova de Redação (composta por duas propostas de textos para que o candidato eleja e execute apenas uma proposta);
– prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, com oito questões;
– duas questões interdisciplinares em Língua Inglesa.

Segundo dia – provas comuns a todos os candidatos:
– prova de Matemática com seis questões;
– prova interdisciplinar de Ciências Humanas com duas questões;
– prova interdisciplinar de Ciências da Natureza com duas questões;

Segundo dia – provas de conhecimentos específicos (PCE), conforme a opção de curso:
– candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde: seis questões de Biologia e seis questões de Química;
– candidatos da área de Ciências Exatas/Tecnológicas: seis questões de Física e seis questões de Química;
– candidatos da área de Ciências Humanas/Artes: seis questões de Geografia e seis questões de História, englobando conteúdos de Filosofia e Sociologia.

Os candidatos têm no máximo cinco horas e no mínimo duas horas para a realização das provas em cada dia da segunda fase.