O cientista do esporte: de olho no futuro

Um curso que reúne conhecimento científico, formação integral e paixão pelo esporte

 

O curso de Ciências do Esporte forma legalmente profissionais de educação física (bacharelado) que serão devidamente reconhecidos e credenciados para atuação preferencialmente em um campo considerado como uma das maiores manifestações socioculturais da sociedade humana, o Esporte. O Esporte é um fenômeno que envolve a paixão, o espetáculo, o desenvolvimento pessoal, a educação, o lazer, a competição, a sua gestão, dentre outras características que no curso, serão discutidos, refletidos e aprofundados com embasamento e conhecimento científico. O curso possui um corpo docente altamente qualificado e nasceu junto à inovadora proposta de criação da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp, cujo projeto pedagógico contribui para a formação de profissionais de excelência frente às exigências do século XXI. Tal perspectiva busca a formação integral do aluno e o  desenvolvimento de competências e habilidades, investindo na interdisciplinaridade e na criatividade, na convivência interpessoal e na vivência e participação na vida esportiva da sociedade.

Assim, o curso, ministrado no campus de Limeira,  concentra-se e possui ênfase no estudo do Esporte, no sentido abrangente e plural, envolvendo quatro eixos norteadores: conhecimentos básicos; conhecimentos específicos e aplicados; gestão do esporte e políticas públicas; e saúde, esporte e lazer. Está orientado à aprendizagem, ao desenvolvimento e ao aperfeiçoamento dos conhecimentos específicos e interdisciplinares necessários ao domínio científico desse universo. Por meio da organização de um modelo pedagógico capaz de adaptar-se à dinâmica das demandas da sociedade, pretendendo ser uma etapa de formação profissional que, partindo do princípio de união entre teoria e prática e da interação entre pesquisa, ensino e extensão, desencadeie um processo de educação continuada no egresso, para formar profissionais capazes de atuar de maneira diferenciada no mercado de trabalho, contemplando habilidades e competências com sólido alicerce teórico que permeie toda a sua prática profissional relacionada às Ciências do Esporte.

Áreas de atuação

O estudante formado em Ciências do Esporte pela Unicamp estará apto a atuar no ensino,  treinamento, assessoria, planejamento, gestão, execução e avaliação de programas e projetos esportivos voltados para diferentes públicos. Poderá, também, atuar na área da pesquisa científica, com investigações e estudos referentes às várias temáticas relacionadas ao esporte e ao exercício sistematizado, ao ensino e atuação em diferentes modalidades esportivas, além de sua gestão e organização, considerando as diferentes abordagens e possibilidades da sociedade atual. A qualificação para atuação no mercado de trabalho tem como finalidade principal a formação de professores, treinadores e gestores esportivos com competência para exercer  atividades em instituições públicas, autarquias, confederações, federações e clubes esportivos, associações, academias e empresas promotoras de atividades. Enfim, os estudantes formados serão também considerados profissionais da área da saúde, aptos ao credenciamento no Conselho Federal de Educação Física, capazes de atuar de forma integrada e compartilhada na promoção, prevenção e recuperação da saúde por meio da atividade esportiva, além da atuação específica nos domínios da pedagogia do esporte, do treinamento esportivo, da fisiologia, bioquímica e biologia molecular do exercício, da biomecânica, do esporte paralímpico, da investigação científica, das políticas públicas, da gestão e do lazer esportivo.

Atividades do curso

Além de desenvolver o ensino formal pautado numa matriz curricular moderna e reestruturada para ser implementada em 2023, o curso conta com laboratórios de pesquisa científica e ensino em diversas áreas, proporcionando a convivência produtiva entre alunos de graduação e pós-graduação, e com convênios com equipes de alto rendimento e confederações de diferentes modalidades. Estão previstas atividades esportivas que integram ensino, pesquisa e extensão, oferecidas à comunidade interna e externa, com a participação de docentes, profissionais formados, alunos, estagiários e bolsistas. Além disso, completam o curso, organizações estudantis atuantes e participativas, como Associações Atléticas Acadêmicas, Empresas Junior, Centros Acadêmicos, Ligas Universitárias e demais projetos de Extensão gerenciados por alunos. O curso conta com uma parceria com a Associação Atlética Banco do Brasil, onde atualmente são desenvolvidas as atividades práticas esportivas e pedagógicas do curso. O projeto do Centro Esportivo está em fase de execução, e contará com ginásio dotado de quatro quadras oficiais em um médio prazo; em longo prazo, as instalações contarão com piscina semiolímpica e de iniciação; salões de ginástica artística, lutas, atividades corporais e musculação; equipamentos para as modalidades paraolímpicas; quadras de tênis, badminton e squash; vestiários, área de convívio e cantina; além de espaço de apoio didáticos e de pesquisa.

 

 

 

Relação cand/vagas
1ª fase – 7,8
2ª fase – 5,8

 

Vida Acadêmica

 

 

 



Galeria de imagens
FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS