Música
Atenção! Esta não é a página do vestibular atual!
Você pode acessar os processos seletivos atuais abaixo:
Vestibular 2024
Enem 2024
Vestibular Indígena 2024
Vagas Olímpicas 2024
Vagas Remanescentes 2024
MATERIAL PARA AS PROVAS ETAPA I Saxofone vídeo I: Voz Erudita vídeo I:
ETAPA II Vídeo II Solfejos Clarineta vídeo III Saxofone vídeo III:
Assista aos vídeos de alunos |
As provas de Habilidades Específicas em Música serão realizadas de maneira virtual (envio de vídeos), antes da primeira fase do Vestibular, com as seguintes datas: Etapa I – 15 a 24 de setembro de 2021. Divulgação dos aprovados para as Etapas II – 21 de outubro de 2021. Etapa II – de 22 a 28 de outubro de 2021. Divulgação dos aprovados na prova de Habilidades Específicas em Música – 18 de novembro de 2021. As especificações de formato das provas, conteúdos específicos e critérios de avaliação estão discriminadas abaixo, nos Itens a seguir. Veja a lista de aprovados final Veja a lista de aprovados na Etapa I Assista a VestibuLive com dicas para a prova! I. Descrição geral e vagas As provas de Habilidades Específicas em Música do Vestibular Unicamp 2022 têm por objetivo avaliar a formação musical do candidato, bem como o seu potencial artístico. Em seu aspecto geral, o exame avalia o conhecimento de habilitação técnica específica em performance instrumental, teoria e percepção musical, além de conteúdos específicos, conforme a modalidade pretendida. Os cursos de Música e as respectivas vagas oferecidas no Vestibular Unicamp 2022 são os seguintes:
Música Popular: Piano – 4 vagas Curso de Bacharelado Música Erudita: Clarineta – 3 vagas Música: Licenciatura – 14 vagas Música Erudita: Composição – 5 vagas Música Erudita: Regência – 3 vagas Total de 65 vagas
O número de vagas em cada opção poderá ser modificado conforme o número de candidatos inscritos e necessidades pedagógicas, como está especificado no Artigo 17 e do anexo IV da Resolução GR 52/2021 do Vestibular Unicamp 2022.
II. Detalhamento das Provas de Habilidades Específicas A Prova de Habilidades Específicas se divide em duas etapas, detalhadas a seguir. O conteúdo específico de cada etapa está indicado no Item IV, de acordo com o curso/modalidade pretendido. Etapa I (eliminatória e classificatória, comum a todos os candidatos) Vídeo I: registro de uma performance instrumental. Caso não seja eliminado nessa primeira etapa, o candidato será avaliado nas etapas seguintes. Etapa II (classificatória). A Etapa II engloba dois vídeos: Vídeo II: registro de solfejo (comum a todos os candidatos). Vídeo III, de conteúdo específico ao curso ou modalidade pretendida, sendo:
Os Vídeos deverão atender aos seguintes requisitos:
Para a Etapa I, os candidatos deverão fazer o upload dos arquivos somente entre os dias 15/09/2021 e 24/09/2021. Não será aceito nenhum tipo de material audiovisual enviado fisicamente para a Comvest. Somente os arquivos devidamente enviados online nos formatos indicados serão avaliados. Certifique-se de que o envio dos vídeos foi efetivado, salvaguardando seu protocolo. Todos os vídeos serão armazenados no servidor da Comvest, que garantirá a guarda e o sigilo do material enviado durante o período de avaliação. É de inteira e exclusiva responsabilidade do candidato o envio correto dos vídeos, bem como seu conteúdo. Em todas as Etapas, caso o candidato não envie os vídeos no período estipulado, não o faça corretamente e em sua totalidade, ou ainda extrapole o tempo máximo estipulado para cada vídeo, estará eliminado do processo de avaliação das Provas de Habilidades Específicas do Curso de Música. Os candidatos que não forem aprovados nas Provas de Habilidades Específicas poderão continuar o Processo Seletivo 2022 para os outros cursos indicados como segunda opção no ato da inscrição. Ao acessar a página da Comvest destinada ao upload dos vídeos, o candidato será direcionado a um breve questionário, de preenchimento obrigatório. Sem o devido preenchimento dos campos solicitados, o candidato não conseguirá iniciar o upload dos seus vídeos. As provas de Música Popular: Voz e Música Erudita: Voz exigirão acompanhamento de instrumento harmônico (piano, violão, acordeom, cavaquinho etc.). Tal acompanhamento pode ser “ao vivo” ou em forma de “playback”. Nas provas das demais modalidades (exceto quando indicado), o acompanhamento é opcional, podendo também ser “ao vivo” ou em forma de “playback”.
III. Critérios de avaliação A avaliação do material audiovisual concernente às Habilidades Específicas Instrumentais (Vídeo I para todas as modalidades, e Vídeo III para modalidades Instrumento Erudito e Música Popular) será composta por dois parâmetros. O primeiro avaliará o desenvolvimento técnico do instrumentista. Quando pertinente, serão avaliados o dedilhado, a postura, o controle de arco, além da afinação, ritmo, articulação e fraseado. O segundo está relacionado ao desenvolvimento interpretativo e expressividade musical. Nesse tópico o candidato será avaliado quanto à maturidade interpretativa, fluidez e andamento da execução. No caso de peças de livre escolha, também será avaliada a adequação e a pertinência da peça escolhida. Não serão considerados na avaliação aspectos relacionados à qualidade do instrumento musical utilizado pelo candidato, à exceção quando sua voz é o instrumento avaliado. A avaliação do material audiovisual de solfejo (Vídeo II para todas as modalidades) utilizará como parâmetros afinação, precisão rítmica, nomeação correta das notas, funções ou graus harmônicos (quando solicitado) e fluência do discurso musical. Aos candidatos ao curso de Licenciatura, os critérios de avaliação da atividade didática (Vídeo III) levarão em conta sua disposição para o ensino e considerarão: adequação do repertório utilizado; coerência na sequência proposta; clareza na exposição e execução da atividade. Aos candidatos ao curso de Regência, a avaliação do Vídeo III considerará as habilidades do candidato em relação à sua musicalidade, solfejo e postura vocal. Aos candidatos de Composição, a análise de portfólio avaliará sua aptidão enquanto compositor, sendo que através do Vídeo III, a banca avaliará a capacidade crítica do candidato em relação a sua própria produção artística. Os critérios de pontuação são os seguintes: Etapa I – (eliminatório e classificatório) – 0 a 12 pontos. O candidato que não atingir a nota 6 estará eliminado da Prova de Habilidades Específicas; Etapa II – Vídeo II – 0 a 12 pontos; Vídeo III – 0 a 24 pontos. O candidato que não atingir nota superior ou igual a 24 (vinte e quatro) na Prova de Habilidades Específicas de Música será eliminado, mas poderá prosseguir na seleção do Vestibular Unicamp 2022 no curso indicado como segunda opção, caso exista. A divulgação dos aprovados na prova de Habilidades Específicas em Música será dia 18 de novembro de 2021. Para todas as opções a Prova de Habilidades Específicas terá peso 3 (três), conforme Resolução do Vestibular Unicamp 2022. A nota da primeira fase será calculada conforme estabelecido no Artigo 20 da Resolução do Vestibular Unicamp 2022.
IV. Conteúdo das provas por curso As partituras e um arquivo de áudio estão disponíveis nos links ao lado.
Etapa I (Vídeo I): Oxaguiã (Léa Freire). O Vídeo I não deve ultrapassar 500MB ou 4 minutos de duração. Etapa II: Vídeo II: Solfejos conforme as instruções da partitura fornecida no link específico. O candidato deve utilizar o acompanhamento de base disponibilizado no link específico, integrando-o ao registro audiovisual. Ou seja, além dos solfejos do candidato, também deve-se ouvir no vídeo o acompanhamento de base. O candidato pode transpor a melodia em uma oitava, caso seja mais confortável para seu registro vocal. O Vídeo II não deve ultrapassar 200MB ou 3 minutos de duração. Vídeo III: Peça de livre escolha, diferente da apresentada na Etapa I, e com arranjo elaborado pelo próprio candidato. O Vídeo III não deve ultrapassar 500MB ou 8 minutos de duração.
Etapa I (Vídeo I): Proezas de Solon (Pixinguinha e Benedito Lacerda), apenas as partes: A, A’ e B tema; B contraponto. O Vídeo I não deve ultrapassar 500MB ou 4 minutos de duração. Etapa II: Etapa II: Vídeo II: Solfejos conforme as instruções da partitura fornecida no link específico. O candidato deve utilizar o acompanhamento de base disponibilizado no link específico, integrando-o ao registro audiovisual. Ou seja, além dos solfejos do candidato, também deve-se ouvir no vídeo o acompanhamento de base. O candidato pode transpor a melodia em uma oitava, caso seja mais confortável para seu registro vocal. O Vídeo II não deve ultrapassar 200MB ou 3 minutos de duração. Vídeo III: Executar a linha de baixo (base) de “Vida de Viajante” (Luiz Gonzaga) e “Alvorada” (Cartola). Qualquer edição. O Vídeo III não deve ultrapassar 500MB ou 8 minutos de duração.
Etapa I (Video I): Só você (Heraldo do Monte). O Vídeo I não deve ultrapassar 500MB ou 4 minutos de duração. Etapa II: Vídeo II: Solfejos conforme as instruções da partitura fornecida no link específico. O candidato deve utilizar o acompanhamento de base disponibilizado no link específico, integrando-o ao registro audiovisual. Ou seja, além dos solfejos do candidato, também deve-se ouvir no vídeo o acompanhamento de base. O candidato pode transpor a melodia em uma oitava, caso seja mais confortável para seu registro vocal. O Vídeo II não deve ultrapassar 200MB ou 3 minutos de duração. Vídeo III: Peça de livre escolha, diferente da apresentada na Etapa I, em cujo arranjo haja algum momento de improvisação. O Vídeo III não deve ultrapassar 500MB ou 8 minutos de duração.
Etapa I (Vídeo I): Viva o Rio de Janeiro (Hermeto Pascoal). Arranjo elaborado e executado por Hércules Gomes. O candidato deve gravar acompanhando o “playback”, utilizando áudio disponível em Viva o Rio de Janeiro |VIDEO PARTITURA| – YouTube . O “playback” deve ser audível no Vídeo I. O Vídeo I não deve ultrapassar 500MB ou 4 minutos de duração. Etapa II: Vídeo II: Solfejos conforme as instruções da partitura fornecida no link específico. O candidato deve utilizar o acompanhamento de base disponibilizado no link específico, integrando-o ao registro audiovisual. Ou seja, além dos solfejos do candidato, também deve-se ouvir no vídeo o acompanhamento de base. O candidato pode transpor a melodia em uma oitava, caso seja mais confortável para seu registro vocal. O Vídeo II não deve ultrapassar 200MB ou 3 minutos de duração. Vídeo III: Peça de livre escolha, diferente da apresentada na Etapa I. O Vídeo III não deve ultrapassar 500MB ou 8 minutos de duração.
Etapa I (Vídeo I): Choro Negro (Paulinho da Viola). O Vídeo I não deve ultrapassar 500MB ou 4 minutos de duração. Etapa II: Vídeo II: Solfejos conforme as instruções da partitura fornecida no link específico. O candidato deve utilizar o acompanhamento de base disponibilizado no link específico, integrando-o ao registro audiovisual. Ou seja, além dos solfejos do candidato, também deve-se ouvir no vídeo o acompanhamento de base. O candidato pode transpor a melodia em uma oitava, caso seja mais confortável para seu registro vocal. O Vídeo II não deve ultrapassar 200MB ou 3 minutos de duração. Vídeo III: Ingênuo (Pixinguinha e Benedito Lacerda). O Vídeo III não deve ultrapassar 500MB ou 8 minutos de duração.
Etapa I (Vídeo I): Delirio (Ulisses Rocha). O Vídeo I não deve ultrapassar 500MB ou 4 minutos de duração. Etapa II: Vídeo II: Solfejos conforme as instruções da partitura fornecida no link específico. O candidato deve utilizar o acompanhamento de base disponibilizado no link específico, integrando-o ao registro audiovisual. Ou seja, além dos solfejos do candidato, também deve-se ouvir no vídeo o acompanhamento de base. O candidato pode transpor a melodia em uma oitava, caso seja mais confortável para seu registro vocal. O Vídeo II não deve ultrapassar 200MB ou 3 minutos de duração. Vídeo III: Jorge do fusa (Aníbal Augusto Sardinha, “Garoto”). O Vídeo III não deve ultrapassar 500MB ou 8 minutos de duração.
Etapa I (Vídeo I): A terceira margem do rio (Milton Nascimento e Caetano Veloso). O Vídeo I não deve ultrapassar 500MB ou 4 minutos de duração. Etapa II: Vídeo II: Solfejos conforme as instruções da partitura fornecida no link específico. O candidato deve utilizar o acompanhamento de base disponibilizado no link específico, integrando-o ao registro audiovisual. Ou seja, além dos solfejos do candidato, também deve-se ouvir no vídeo o acompanhamento de base. O candidato pode transpor a melodia em uma oitava, caso seja mais confortável para seu registro vocal. O Vídeo II não deve ultrapassar 200MB ou 3 minutos de duração. Vídeo III: Nego Dito (Itamar Assumpção) e uma canção de livre escolha, diferente da apresentada na Etapa I. O Vídeo III não deve ultrapassar 500MB ou 8 minutos de duração.
Etapa I (Vídeo I): Estudo nº 8 do livro 42 Estudos para violino de Rodolphe Kreutzer, qualquer edição. O Vídeo I não deve ultrapassar 500MB ou 4 minutos de duração. Etapa II: Vídeo II: Solfejos conforme as instruções da partitura fornecida no link específico. O candidato deve utilizar o acompanhamento de base disponibilizado no link específico, integrando-o ao registro audiovisual. Ou seja, além dos solfejos do candidato, também deve-se ouvir no vídeo o acompanhamento de base. O candidato pode transpor a melodia em uma oitava, caso seja mais confortável para seu registro vocal. O Vídeo II não deve ultrapassar 200MB ou 3 minutos de duração. Vídeo III: 1º movimento com cadenza de um concerto do período clássico. O Vídeo III não deve ultrapassar 500MB ou 12 minutos de duração. Se a peça tiver duração superior a 12 minutos, o candidato deve interromper a gravação nesse ponto limite.
Etapa I (Vídeo I): Estudo nº 5 em Sol Maior do livro 30 Estudos Especiais para viola de F. Mazas, qualquer edição. O Vídeo I não deve ultrapassar 500MB ou 4 minutos de duração. Etapa II: Vídeo II: Solfejos conforme as instruções da partitura fornecida no link específico. O candidato deve utilizar o acompanhamento de base disponibilizado no link específico, integrando-o ao registro audiovisual. Ou seja, além dos solfejos do candidato, também deve-se ouvir no vídeo o acompanhamento de base. O candidato pode transpor a melodia em uma oitava, caso seja mais confortável para seu registro vocal. O Vídeo II não deve ultrapassar 200MB ou 3 minutos de duração. Vídeo III: 2º movimento do Concerto em Sol Maior de Telemann ou 1º movimento de um concerto do período clássico. O Vídeo III não deve ultrapassar 500MB ou 12 minutos de duração.
Etapa I (Vídeo I): Um Prelúdio das 6 Suites para violoncello solo de J.S.Bach, qualquer edição. O Vídeo I não deve ultrapassar 500MB ou 4 minutos de duração. Etapa II: Vídeo II: Solfejos conforme as instruções da partitura fornecida no link específico. O candidato deve utilizar o acompanhamento de base disponibilizado no link específico, integrando-o ao registro audiovisual. Ou seja, além dos solfejos do candidato, também deve-se ouvir no vídeo o acompanhamento de base. O candidato pode transpor a melodia em uma oitava, caso seja mais confortável para seu registro vocal. O Vídeo II não deve ultrapassar 200MB ou 3 minutos de duração. Vídeo III: Peça de livre escolha, diferente da apresentada na Etapa I. O Vídeo III não deve ultrapassar 500MB ou 12 minutos de duração.
Etapa I (Vídeo I): Sonata de Henry Eccles em Sol Menor – I movimento. Qualquer edição. O Vídeo I não deve ultrapassar 500MB ou 4 minutos de duração. Etapa II: Vídeo II: Solfejos conforme as instruções da partitura fornecida no link específico. O candidato deve utilizar o acompanhamento de base disponibilizado no link específico, integrando-o ao registro audiovisual. Ou seja, além dos solfejos do candidato, também deve-se ouvir no vídeo o acompanhamento de base. O candidato pode transpor a melodia em uma oitava, caso seja mais confortável para seu registro vocal. O Vídeo II não deve ultrapassar 200MB ou 3 minutos de duração. Vídeo III: Peça de livre escolha, diferente da apresentada na Etapa I O Vídeo III não deve ultrapassar 500MB ou 12 minutos de duração.
Etapa I (Vídeo I): Um dos 5 Prelúdios para Violão de Heitor Villa-Lobos (1940). Qualquer edição. O Vídeo I não deve ultrapassar 500MB ou 4 minutos de duração. Etapa II: Vídeo II: Solfejos conforme as instruções da partitura fornecida no link específico. O candidato deve utilizar o acompanhamento de base disponibilizado no link específico, integrando-o ao registro audiovisual. Ou seja, além dos solfejos do candidato, também deve-se ouvir no vídeo o acompanhamento de base. O candidato pode transpor a melodia em uma oitava, caso seja mais confortável para seu registro vocal. O Vídeo II não deve ultrapassar 200MB ou 3 minutos de duração. Vídeo III: Peça de livre escolha, diferente da apresentada na Etapa I. O Vídeo III não deve ultrapassar 500MB ou 12 minutos de duração.
Etapa I (Vídeo I): Concerto em Lá Maior de Mozart, K622. I Movimento. Qualquer edição. O Vídeo I não deve ultrapassar 500MB ou 4 minutos de duração. Etapa II: Vídeo II: Solfejos conforme as instruções da partitura fornecida no link específico. O candidato deve utilizar o acompanhamento de base disponibilizado no link específico, integrando-o ao registro audiovisual. Ou seja, além dos solfejos do candidato, também deve-se ouvir no vídeo o acompanhamento de base. O candidato pode transpor a melodia em uma oitava, caso seja mais confortável para seu registro vocal. O Vídeo II não deve ultrapassar 200MB ou 3 minutos de duração. Vídeo III: Melodia para clarinete solo de Osvaldo Lacerda (1974) e peça de livre escolha, diferente da apresentada na Etapa I. O Vídeo III não deve ultrapassar 500MB ou 12 minutos de duração.
Etapa I (Vídeo I): Concerto em Sol Maior de Mozart KV313. Qualquer edição. O Vídeo I não deve ultrapassar 500MB ou 12 minutos de duração. Se a peça tiver duração superior a 12 minutos, o candidato deve interromper a gravação nesse ponto limite. Etapa II: Vídeo II: Solfejos conforme as instruções da partitura fornecida no link específico. O candidato deve utilizar o acompanhamento de base disponibilizado no link específico, integrando-o ao registro audiovisual. Ou seja, além dos solfejos do candidato, também deve-se ouvir no vídeo o acompanhamento de base. O candidato pode transpor a melodia em uma oitava, caso seja mais confortável para seu registro vocal. O Vídeo II não deve ultrapassar 200MB ou 3 minutos de duração. Vídeo III: Peça de livre escolha, diferente da apresentada na Etapa I. O Vídeo III não deve ultrapassar 500MB ou 12 minutos de duração.
Etapa I (Vídeo I): Estudo nº 1 do livro Studies for Trumpet. VOISIN, Roger. New York: International Music Company, 1963. O Vídeo I não deve ultrapassar 500MB ou 4 minutos de duração. Etapa II: Vídeo II: Solfejos conforme as instruções da partitura fornecida no link específico. O candidato deve utilizar o acompanhamento de base disponibilizado no link específico, integrando-o ao registro audiovisual. Ou seja, além dos solfejos do candidato, também deve-se ouvir no vídeo o acompanhamento de base. O candidato pode transpor a melodia em uma oitava, caso seja mais confortável para seu registro vocal. O Vídeo II não deve ultrapassar 200MB ou 3 minutos de duração. Vídeo III: Peça de livre escolha, diferente da apresentada na Etapa I. O Vídeo III não deve ultrapassar 500MB ou 12 minutos de duração.
Etapa I (Vídeo I): Estudo nº 16 do livro Melodious Etudes for Trombone, selected from the Vocalises of Marco Bordogni. ROCHUT, Johannes. New York: Carl Fisher, 1974. O Vídeo I não deve ultrapassar 500MB ou 4 minutos de duração. Etapa II: Vídeo II: Solfejos conforme as instruções da partitura fornecida no link específico. O candidato deve utilizar o acompanhamento de base disponibilizado no link específico, integrando-o ao registro audiovisual. Ou seja, além dos solfejos do candidato, também deve-se ouvir no vídeo o acompanhamento de base. O candidato pode transpor a melodia em uma oitava, caso seja mais confortável para seu registro vocal. O Vídeo II não deve ultrapassar 200MB ou 3 minutos de duração. Vídeo III: Peça de livre escolha, diferente da apresentada na Etapa I. O Vídeo III não deve ultrapassar 500MB ou 12 minutos de duração.
Etapa I (Vídeo I): Estudo de livre escolha de um dos seguintes compositores: C. Czerny, M. Clementi, G. Cramer, F. Chopin, F. Liszt ou M. Moszkowski. O Vídeo I não deve ultrapassar 500MB ou 4 minutos de duração. Etapa II: Vídeo II: Solfejos conforme as instruções da partitura fornecida no link específico. O candidato deve utilizar o acompanhamento de base disponibilizado no link específico, integrando-o ao registro audiovisual. Ou seja, além dos solfejos do candidato, também deve-se ouvir no vídeo o acompanhamento de base. O candidato pode transpor a melodia em uma oitava, caso seja mais confortável para seu registro vocal. O Vídeo II não deve ultrapassar 200MB ou 3 minutos de duração. Vídeo III: Movimento vivo de Sonata de livre escolha. Um Prelúdio e Fuga de J. S. Bach do Cravo Bem Temperado (Vol. 1 ou 2). O Vídeo III não deve ultrapassar 500MB ou 15 minutos de duração.
Etapa I (Vídeo I): Trovas (Alberto Nepomuceno / Osorio Duque Estrada). Qualquer edição disponível. O candidato poderá cantar a peça na tonalidade mais adequada para seu tipo vocal. O Vídeo I não deve ultrapassar 500MB ou 4 minutos de duração. Etapa II: Vídeo II: Solfejos conforme as instruções da partitura fornecida no link específico. O candidato deve utilizar o acompanhamento de base disponibilizado no link específico, integrando-o ao registro audiovisual. Ou seja, além dos solfejos do candidato, também deve-se ouvir no vídeo o acompanhamento de base. O candidato pode transpor a melodia em uma oitava, caso seja mais confortável para seu registro vocal. O Vídeo II não deve ultrapassar 200MB ou 3 minutos de duração. Vídeo III: Uma aria de opera de livre escolha. O Vídeo III não deve ultrapassar 500MB ou 12 minutos de duração.
Etapa I (Vídeo I): Solo n.8 do livro The All American Drummer – 150 Rudimental Solos, de WILCOXON, Charley. Chicago: Ludwig Music, 1979. O Vídeo I não deve ultrapassar 500MB ou 4 minutos de duração. Etapa II: Vídeo II: Solfejos conforme as instruções da partitura fornecida no link específico. O candidato deve utilizar o acompanhamento de base disponibilizado no link específico, integrando-o ao registro audiovisual. Ou seja, além dos solfejos do candidato, também deve-se ouvir no vídeo o acompanhamento de base. O candidato pode transpor a melodia em uma oitava, caso seja mais confortável para seu registro vocal. O Vídeo II não deve ultrapassar 200MB ou 3 minutos de duração. Vídeo III: Peça de livre escolha. A peça pode ser executada em qualquer instrumento de percussão, incluindo os do universo da música popular, como pandeiro, berimbau, atabaques, entre outros. Caso o candidato não tenha acesso a caixa clara, a banca aceitará a execução em pad. O Vídeo III não deve ultrapassar 500MB ou 8 minutos de duração.
Etapa I (Vídeo I): Apresentar uma performance enfocando aspectos distintos e complementares de sua capacitação musical, contidos em um dos pares abaixo elencados. Indique claramente no seu vídeo quais são os aspectos que você está enfatizando. Sua performance será escutada e avaliada com atenção especial à relação entre os elementos dos pares indicados.
O Vídeo I não deve ultrapassar 500MB ou 10 minutos de duração. Etapa II: Vídeo II: Solfejos conforme as instruções da partitura fornecida no link específico. O candidato deve utilizar o acompanhamento de base disponibilizado no link específico, integrando-o ao registro audiovisual. Ou seja, além dos solfejos do candidato, também deve-se ouvir no vídeo o acompanhamento de base. O candidato pode transpor a melodia em uma oitava, caso seja mais confortável para seu registro vocal. O Vídeo II não deve ultrapassar 200MB ou 3 minutos de duração. Portfólio (partituras e/ou arquivos de áudio) e Vídeo III (Depoimento). O candidato deve fazer upload do seu portfólio pessoal, reunindo composições próprias, na página do Vestibular 2021 no site da Comvest, juntamente ao upload dos vídeos. O portfólio deve conter arquivos de partituras em pdf, gravações de áudio ou vídeo nos formatos mp3 ou mp4. O Vídeo III não deve ultrapassar 500MB ou 10 minutos de duração, e deve conter um depoimento do candidato, respondendo os itens elencados a seguir:
Apresente com suas palavras uma das peças musicais de seu portfólio, explicando como a compôs, que ideias você aplicou, que estratégia(s) ou técnica(s) ou sistema(s) empregou e, logo em seguida, faça uma autocritica desse seu trabalho.
Etapa I (Vídeo I): O Vídeo I não deve ultrapassar 500MB ou 4 minutos de duração, e deve conter duas atividades:
Etapa II: Vídeo II: Solfejos conforme as instruções da partitura fornecida no link específico. O candidato deve utilizar o acompanhamento de base disponibilizado no link específico, integrando-o ao registro audiovisual. Ou seja, além dos solfejos do candidato, também deve-se ouvir no vídeo o acompanhamento de base. O candidato pode transpor a melodia em uma oitava, caso seja mais confortável para seu registro vocal. O Vídeo II não deve ultrapassar 200MB ou 3 minutos de duração. Vídeo III: A partir da partitura fornecida, cantar uma voz e tocar outra ao piano, de acordo com as indicações abaixo: – tocar o soprano e cantar o tenor; O candidato deve executar os quatro itens, do início até a fermata. O Vídeo III não deve ultrapassar 500MB ou 4 minutos de duração.
Etapa I (Vídeo I): Uma peça de livre escolha. O Vídeo I não deve ultrapassar 500MB ou 4 minutos de duração. Etapa II: Vídeo II: Solfejos conforme as instruções da partitura fornecida no link específico. O candidato deve utilizar o acompanhamento de base disponibilizado no link específico, integrando-o ao registro audiovisual. Ou seja, além dos solfejos do candidato, também deve-se ouvir no vídeo o acompanhamento de base. O candidato pode transpor a melodia em uma oitava, caso seja mais confortável para seu registro vocal. O Vídeo II não deve ultrapassar 200MB ou 3 minutos de duração. Vídeo III: Atividade didática. O candidato deve elaborar uma aula de musicalização para uma turma de 8 crianças de 8 a 10 anos, na qual inclua necessariamente voz e instrumentos de pequena percussão, sejam eles convencionais ou construídos com material reciclado. A aula deverá ser elaborada pensando em 45 minutos de duração. A gravação em vídeo deve conter: 1- Uma exposição oral, por parte do candidato, de linhas gerais da aula, explicitando: – Repertório a ser utilizado – Conhecimento musical envolvido (o que você está ensinando?) – Materiais necessários 2- O candidato deve apresentar-se no vídeo fazendo uma simulação prática do percurso da aula: De que modo iniciará a aula? Como apresentará o repertório? Qual será a sequência das atividades? De que forma lidará com possíveis dificuldades das crianças? OBS: Nessa simulação o candidato deverá necessariamente executar as atividades propostas às crianças. O Vídeo III não deve ultrapassar 500MB ou 6 minutos de duração. |
|
|