28/03/2023 / Em: Releases

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando a lista de convocados para matrícula na décima chamada do Vestibular Unicamp 2023. A lista está disponível nesta página. Todos os convocados deverão realizar a matrícula não presencial, das 9h às 17 horas do dia 29 de março, exclusivamente pela internet, utilizando seu número de inscrição, data de nascimento e a mesma senha utilizada na inscrição. Estão sendo convocados para matrícula 49 candidatos.

Averiguação das cotas étnico-raciais

Os candidatos selecionados pelo sistema de cotas étnico-raciais aprovados tanto no Vestibular Unicamp como na modalidade Enem-Unicamp, que autorizaram o uso da fotografia como parte do processo de validação pela Comissão de Averiguação e foram validados pelas bancas na etapa inicial do procedimento, receberão um e-mail com a indicação de sua validação e instruções para a matrícula. Os candidatos que não autorizaram, assim como aqueles que precisam do processo complementar via Google Meettambém receberão por e-mail, as orientações para comparecer à banca antes de fazer a matrícula.

A validação da autodeclaração apresentada pelos candidatos optantes pelas cotas étnico-raciais somente ocorrerá após a avaliação de fenótipo realizada pela Comissão, ficando a matrícula condicionada à aprovação da Comissão de Averiguação, conforme a resolução GR-074/2020, que instituiu o procedimento de heteroidentificação.

Situações para a matrícula

• Candidatos convocados para o curso escolhido como segunda opção deverão realizar a matrícula pela internet e, optar ou não, por aguardar uma possível vaga para o curso de primeira opção (remanejamento). Candidatos de segunda opção que não fizerem a matrícula pela internet perderão essa vaga (segunda opção), mas continuarão concorrendo ao curso de primeira opção, podendo, assim, serem convocados nas próximas chamadas, de acordo com os critérios de classificação.
  • Candidatos que já se matricularam na primeira ou na segunda chamada do Vestibular Unicamp e estão sendo convocados em outra modalidade, precisam efetuar nova matrícula na outra modalidade, pois não são remanejados automaticamente. Caso não façam a matrícula, continuam matriculados no curso inicial. Caso façam, a matrícula inicial será cancelada.
  • O candidato que participar de mais de um dos sistemas de seleção será excluído, automaticamente, das vagas no outro sistema quando efetivar a sua matrícula no sistema no qual foi convocado.
  • Caso um candidato tenha sido convocado no mesmo cursona mesma chamada, no Vestibular Unicamp 2023 e em outros sistemas de ingresso, a vaga a ser preenchida será a do Vestibular Unicamp 2023, permitindo que sejam convocados outros candidatos pelos demais sistemas.
  • Caso um candidato tenha sido convocado em cursos diferentes, na mesma chamada, no Vestibular Unicamp e em outro(s) sistema(s) de ingresso, será considerada como opção a matrícula que ele tenha efetivado primeiro, como gesto de sua deliberada escolha.
  • Caso um(a) candidato(a) inscrito(a) no mesmo curso seja convocado em qualquer sistema e não realizar sua matrícula quando for convocado, seu nome será excluído das chamadas em outros sistemas.

Atenção: em razão do ajuste de datas feito nos calendários dos sistemas de ingresso Enem-Unicamp 2023 e Vagas Olímpicas 2023, a Comvest informa que a regra prevista no artigo 41 da GR 30/2022 não se aplicará nas duas primeiras chamadas/matrículas do Vestibular Unicamp 2023, para que não haja prejuízo aos candidatos inscritos em mais de uma modalidade de ingresso. A regra do artigo 41 da GR 30/2022 passa a ser aplicada, normalmente, a partir da terceira chamada do Vestibular Unicamp 2023, que coincidirá com a primeira chamada dos sistemas Enem-Unicamp e Vagas Olímpicas.

Procedimentos de matrícula

Os convocados para matrícula deverão realizar sua matrícula online, de acordo com o calendário de matrículas do Processo Seletivo 2023,  exclusivamente pela internet, neste link utilizando seu número de inscrição, data de nascimento e a mesma senha utilizada na inscrição. Após o login, os convocados deverão fazer o upload dos documentos exigidos para o ingresso e efetivar sua matrícula no curso. Veja o tutorial aqui.

Após a matrícula, os estudantes deverão salvar todos os relatórios (declaração de matrícula, carta de senha e grade de horário) e cadastrar sua nova senha para ter acesso aos sistemas da Unicamp, como wi-fi, Biblioteca, Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA), e-mail institucional, Moodle/Classroom etc. Os estudantes terão 30 dias para enviar os demais documentos pessoais pelo SIGA.

Consulte os documentos exigidos!

A Diretoria Acadêmica – DAC realizará um plantão via Google Meet para esclarecimento de dúvidas referentes à documentação obrigatória de ingresso, nos dias e horários abaixo. As dúvidas sobre matrícula devem ser encaminhadas pelo Fale com a DAC, assunto INGRESSANTES 2023 – ATENDIMENTO EXCLUSIVO.

Dia: 29/03/2023
Horário: das 9h às 16h
Link: meet.google.com/irr-ybcx-gpe

Calourada 2023

Não é mais obrigatória a comprovação do ciclo vacinal contra a Covid-19 para frequentar as aulas, que tiveram início no dia 02 de março, de maneira presencial. Acesse o site da Calourada 2023.