As provas de Habilidades Específicas serão realizadas, de 4 a 6/01/2023, na Unicamp, em Campinas.

Os horários e locais específicos serão divulgados na página eletrônica da Comvest, a partir do dia 20/12/2022.

Questionário (responder até 15/12)

O foco do curso de Artes Cênicas é a formação de atrizes e atores com perfis de artistas pesquisadores, isto é, profissionais que compreendam o evento teatral de um modo abrangente e que se coloquem como agentes em processos de criação; atrizes e atores que reflitam sobre o conhecimento e as práticas já desenvolvidas na área e que busquem princípios e procedimentos para a construção de um repertório técnico e para o desenvolvimento de um processo autônomo pessoal e coletivo de criação. Tudo isso aliado ao contexto histórico e sociopolítico no qual estão inseridos, a partir de um ponto de vista crítico. Assim, é fundamental a avaliação das Habilidades Específicas dos candidatos, sob o ponto de vista de seu potencial artístico, de seu interesse pela pesquisa e de sua capacidade de ação e interação em grupo, assim como da sua capacidade de análise crítica.

 

Programa

Prova Teórica

Os candidatos farão uma prova escrita, específica sobre conhecimentos da linguagem teatral. Para essa prova é necessário o estudo da seguinte bibliografia:

ABREU, Luis Alberto de. A Restauração da Narrativa. São Paulo, Núcleo de Dramaturgia Sesi, 2016. Acesse em: https://www.sesipr.org.br/nucleodedramaturgia/FreeComponent9545content77389.shtml 

BELÉM, Elisa. Notas sobre o teatro brasileiro: uma perspectiva descolonial. São Paulo: Sala Preta, Revista do Departamento de Artes Cênicas, vol. 16, n.1, 2016, p. 120-131.

FABIÃO, Eleonora. Corpo cênico, estado cênico. Itajaí/SC: Contrapontos-Eletrônica, Revistado Programa de Pós-graduação em Educação da Univali, v.10, n.3, set./dez. 2010, p. 321-326.

FERNANDES, Silvia. Notas sobre a história do Oficina. São Paulo: Sala Preta, Revista do Departamento de Artes Cênicas, vol. 8, n. 1, 2008, p. 235-246.

MARTINS, Leda. Performances da oralitura: corpo, lugar da memória. Santa Maria: Letras, Revista do Programa de Pós-graduação em Letras, n. 26, junho 2003, p. 63-81.

OBS.: será permitida a consulta à bibliografia, no dia da prova.

Prova de Aula
Os candidatos farão três aulas práticas, ministradas por três duplas de professores.

Prova de Palco
Apresentação de uma cena previamente preparada, à escolha dos candidatos, conforme relação de textos publicada ao lado. Duração da cena: de três a cinco minutos.

Lista de textos
Os candidatos deverão escolher uma cena de uma das peças listadas ao lado, para apresentar à Banca Examinadora. Deverão apresentar a cena decorada e providenciar alguém para lhe dar a réplica, no caso de diálogo. Poderá fazer uso de figurino e estarão à disposição, caso necessário, uma mesa, duas cadeiras e um aparelho de som. A cena deve ter de três a cinco minutos de duração.

 

Objetivos e Concepção da Prova

A prova de Habilidades Específicas para o curso de Artes Cênicas da Unicamp tem como objetivos avaliar o conhecimento que o candidato possui sobre as Artes Cênicas e verificar se revela capacidade criativa e reflexiva, necessária para o aproveitamento da formação oferecida pelo curso. Nesse sentido, o exame visa a quatro aspectos, verificando:

  • como o candidato articula o que conhece sobre as Artes Cênicas (Prova Teórica);
  • como o candidato se relaciona com a expressão e o aprendizado em si (Prova de Sala de Aula);
  • como o candidato aborda e executa uma cena teatral (Prova de Palco);
  • como o candidato relaciona seus conhecimentos culturais e artísticos com a formação profissional visada (perspectiva de avaliação geral).

A prova de Habilidades Específicas procura, portanto, observar como cada candidato aprende, pensa, expressa, cria e age quanto às Artes Cênicas: como articula informação e contexto, criação e reflexão, e como atuando, reflete essas operações. Por outro lado, a prova pode ser vista como minicurso, no qual o candidato, além de entrar em contato com parte do corpo docente e com o pensamento pedagógico e artístico do curso, tem a possibilidade de aprender noções básicas sobre Artes Cênicas e de refletir sobre sua opção profissional.

A prova se inicia com o candidato respondendo a um questionário na página eletrônica da Comvest (www.comvest.unicamp.br), a partir do dia 5/12/2022. O questionário deverá ser respondido, obrigatoriamente, até o dia 15/12/2022. O não preenchimento do questionário impossibilita o candidato de prestar o exame de Habilidades Específicas.

O candidato deverá levar no dia da prova o comprovante de preenchimento fornecido pelo sistema. 

 

Critérios de Avaliação

A prova de Habilidades Específicas para o curso de Artes Cênicas vale 48 pontos. A nota é composta pela soma das notas de três provas: Prova Teórica, Prova de Sala de Aula e Prova de Palco. Cada uma dessas provas vale 16 pontos. A Prova de Sala de Aula e a Prova Teórica são eliminatórias: o candidato que obtiver nota menor que cinco pontos em qualquer uma delas será desclassificado da primeira opção.

Aqueles que não comparecerem em qualquer uma das provas de Habilidades Específicas para o curso de Artes Cênicas (Prova Teórica, Prova de Sala de Aula ou Prova de Palco) ficam eliminados na primeira opção do vestibular, mas continuarão concorrendo em segunda opção, caso ela exista.

Prova Teórica (eliminatória): avalia o conhecimento do candidato sobre história do teatro e teorias e práticas teatrais. O conteúdo básico para a prova deverá ser estudado a partir da bibliografia indicada nesta página.

Prova de Sala de Aula (eliminatória): avalia a capacidade do candidato para a prática teatral. Nessas aulas, são observados aspectos como disponibilidade física, atenção, prontidão, interação, escuta e resposta criativa aos exercícios propostos.

Prova de Palco: avalia o potencial e a qualidade da atuação do candidato na cena escolhida. Aspectos observados: compreensão do texto e a expressividade vocal e corporal no desempenho da cena.

Nos dias da prova, os candidatos deverão levar lápis, borracha e caneta esferográfica azul ou preta.

Peças para a Prova de Palco

1) Anton Tchekhov – As três irmãs;
2) Arístides Vargas – Flores arrancadas à neve.
3) Bernard-Marie Koltès – Roberto Zucco.
4) Bertold Brecht – O Círculo de Giz Caucasianoi;
5) Chico Buarque e Paulo Pontes – Gota D’Água.
6) Dione Carlos – Kaim.
7) Emilio Carballido – Orinoco.
8) Eugene Ionesco – O rinoceronte.
9) Federico Garcia Lorca – Bodas de sangue.
10) Grace Passô – Congresso Internacional do Medo; Amores surdos.
11) Jhonny Salaberg – Buraquinhos ou o vento é inimigo do picumã.
12) Luigi Pirandello – Assim é se lhe parece.
13) Michelle Ferreira – Os adultos estão na sala.
14) Molière – O Burguês Fidalgo.
15) Nelson Rodrigues – O beijo no asfalto.
16) Newton Moreno – Agreste.
17) Oduvaldo Vianna Filho – Rasga coração.
18) Oswald de Andrade – O Rei da Vela.
19) Samuel Beckett – Fim de jogo.
20) William Shakespeare – A tempestade.