×
08/11/2019 / Em: Destaques, Notícias, Releases

 

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando os locais de prova do Vestibular Indígena Unicamp 2020. A listagem está disponível na página eletrônica da Comvest. A prova será realizada em seis cidades do país, no próximo dia 1º de dezembro. A orientação é para que os candidatos cheguem aos locais às 12 horas (horário local), já que o exame terá início às 13 horas (horário local). Após esse horário, o acesso às salas não será permitido. Esse ano, a Comvest recebeu 1.675 inscrições. O exame será realizado nas seguintes cidades: Bauru (SP), Campinas (SP), Caruaru (PE), Dourados (MS), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM).

A prova será em língua portuguesa, composta de questões de múltipla escolha e uma Redação, da seguinte maneira: Linguagens e códigos (14 questões); Ciências da Natureza (12 questões); Matemática (12 questões); Ciências Humanas (12 questões); e uma Redação. O programa de estudos para a prova já está disponível no Edital, na página da Comvest.

Importante: no dia da prova, os candidatos precisam levar a documentação especificada no Edital, que comprova pertencerem a uma das etnias indígenas do território brasileiro. Os documentos exigidos são:

Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI original e cópia).
OU Declaração de Etnia e de Vínculo com Comunidade Indígena (original), na qual será obrigatório: a) informar se o(a) candidato(a) reside na terra ou comunidade indígena à qual declara estar vinculado; b) apresentar justificativa de como seu vínculo com essa terra ou comunidade indígena pode ser comprovado, caso indique não residir na terra ou comunidade indígena; c) indicar o nome completo das três lideranças indígenas diferentes que assinarão a Declaração de Etnia e de Vínculo com Comunidade Indígena à qual o(a) candidato(a) declara pertencer e vincular-se; d) informar dados de contato das mesmas três lideranças indígenas (telefone, e-mail ou outra informação por meio da qual seja possível identificar ou contatar essas lideranças); e) indicar nome do órgão regional da Funai cujo representante poderá atestar a existência e a localização da comunidade indígena à qual o(a) candidato(a) afirma estar vinculado(a).

A duração da prova é de cinco horasO que levar: o original do documento de identidade indicado na inscrição, caneta de cor preta em material transparente, lápis preto, borracha. O candidato poderá usar relógio para controlar o tempo, mas todos os relógios deverão ficar no chão, ao lado da carteira. Água e pequenas embalagens de alimentos deverão ficar no chão, junto à carteira. É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivos de qualquer tipo, lapiseira, caneta marca-texto, bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova.