22/10/2010 / Em: Releases

Número de inscritos é o maior já registrado pela Comvest

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) recebeu um número recorde de inscrições para o Vestibular Unicamp 2011: 57.201 candidatos. O número é 3% superior ao do vestibular passado, quando a Unicamp já havia registrado recorde, com 55.484 inscritos. Os mais de 57 mil candidatos disputarão 3.444 vagas distribuídas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp – Faculdade de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto. O Vestibular Unicamp 2011 marca a mudança no formato das provas. A relação candidatos por vaga (c/v) geral subiu um pouco, tendo passado de 16,1 no ano passado para 16,6 nesta edição. A tabela completa está na página eletrônica da Comvest, www.comvest.unicamp.br, assim como o total de inscritos por cidade de provas. Os locais de prova da primeira fase serão divulgados pela Comvest no dia 11 de novembro, também em sua página na internet. A primeira fase será realizada no dia 21 de novembro, composta de duas provas: Conhecimentos Gerais, com 48 questões de múltipla escolha; e Redação, em que o candidato será solicitado a produzir três textos de gêneros diversos, todos de execução obrigatória.

Entre os dez cursos mais concorridos, Medicina ocupa a primeira colocação, como ocorre desde que a Unicamp desenvolveu seu vestibular próprio, com 11.427 candidatos, resultando em quase 104 candidatos por vaga. Em seguida, vêm as carreiras de Arquitetura e Urbanismo (71,5 c/v), Medicina na Famerp (63 c/v), Comunicação Social e Midialogia (38,7), Engenharia Civil (36,4 c/v), Ciências Biológicas – Integral (36,1 c/v), Engenharia Química – Integral (34,8 c/v), Engenharia de Produção (29 c/v), Farmácia (26,5 c/v) e Ciências Econômicas – Integral (23,4 c/v).

A Comvest aplicará as provas do Vestibular Unicamp 2011 em 24 cidades do país: Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.

Inclusão Social
Este ano, 14.950 candidatos, ou seja, 26,1% do total de inscritos no Vestibular Unicamp 2011 fizeram todo o ensino médio na rede pública de ensino. O número supera o do ano anterior, que foi de 25,4%. Já o número de inscritos que se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas foi de 8.638, o que manteve em 15,1% o percentual desse grupo entre os candidatos.

O percentual de inscritos que optaram pelo PAAIS – Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social – subiu de 23,4% no vestibular anterior para 25,6% no Vestibular Unicamp 2011 (14.664 inscritos). O PAAIS prevê a concessão de 30 pontos adicionais à nota final para candidatos que fizeram todo o ensino médio em escolas da rede pública e outros 10 pontos a mais para aqueles que além de terem feito o ensino médio em escolas públicas, se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas.

Datas
A primeira fase será realizada no dia 21 de novembro de 2010. Dia 20 de dezembro a Comvest divulgará a lista dos que passaram para a segunda fase e os locais de prova. A segunda fase será realizada nos dias 16, 17 e 18 de janeiro de 2011. As provas de habilidades específicas, para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música vão ser realizadas em Campinas entre os dias 24 e 27 de janeiro de 2011. A primeira chamada será divulgada dia 7 de fevereiro e a matrícula dos convocados em primeira chamada deverá ser feita no dia 10 de fevereiro.

Novidades
O novo modelo de vestibular mantém os princípios que vêm norteando o processo seletivo da Unicamp desde o seu início e atualiza os pontos relativos aos programas das disciplinas e das áreas do conhecimento contemplados na estrutura atual do ensino médio. Além disso, aprimora o vestibular enquanto instrumento de seleção. A partir deste ano, na primeira fase, o candidato será solicitado a produzir três textos de gêneros diversos, todos de execução obrigatória. O número de questões passará de 12 questões dissertativas para 48 questões de múltipla escolha. As questões de múltipla escolha da primeira fase serão elaboradas com base nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio segundo a seguinte distribuição: 12 questões de Matemática; 18 questões de Ciências Humanas e Artes; e 18 questões de Ciências da Natureza.

A segunda fase passará a ser realizada em três dias e não mais em quatro dias. As provas da segunda fase serão agrupadas de maneira a estimular a avaliação integrada do conhecimento e a interdisciplinaridade na formulação das questões. Serão aplicadas três provas de 24 questões dissertativas, realizadas durante três dias consecutivos, sendo: 1º dia – 12 questões de Língua Portuguesa e de Literaturas da Língua Portuguesa e 12 questões de Matemática; 2º dia – 18 questões na área de Ciências Humanas e Artes e 6 questões de Língua Inglesa; 3º dia – 24 questões na área de Ciências da Natureza.

Além das mudanças no formato das provas, há alterações de tempo e horário: A duração da prova da primeira fase passará de quatro para cinco horas. Já a duração da segunda fase está mantida em quatro horas a cada dia de prova. O acesso aos locais de provas será permitido até as 13 horas, tanto na primeira quanto na segunda fase, sendo que a recomendação da Comvest é para que os candidatos cheguem com pelo menos uma hora de antecedência.

A Comvest tem disponível, em sua página na internet, o simulado da primeira fase, realizado em maio. Além das questões e propostas de textos de redação, os candidatos podem acessar as resoluções, a expectativa da banca de redação e os exemplos de redações abaixo e acima da média.