20/09/2012 / Em: Releases

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) recebeu um número recorde de inscrições para o Vestibular Unicamp 2013 e ultrapassou a marca de 67 mil candidatos, tendo registrado 67.403 inscritos. É o quarto ano consecutivo que a Unicamp registra crescimento do número de candidatos. Nos dois últimos processos (2011 e 2012), o Vestibular Unicamp havia registrado recorde de inscritos, com 55.484 e 61.509 candidatos, respectivamente. No Vestibular Unicamp 2013, os mais de 67 mil candidatos disputarão 3.444 vagas distribuídas em 68 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp – Faculdade pública de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto. A relação candidatos por vaga (c/v) geral subiu de 17,9 no vestibular passado para 19,6 nesta edição. A tabela completa está na página eletrônica da Comvest, www.comvest.unicamp.br, assim como o total de inscritos por cidade de prova. Os locais de prova da primeira fase serão divulgados pela Comvest no dia 1 de novembro, também em sua página na internet. A primeira fase será realizada no dia 11 de novembro.

Inclusão Social
Subiu em 17,9% o número de candidatos no Vestibular Unicamp que fizeram todo o ensino médio na rede pública de ensino em comparação com o ano passado. Este ano, estão inscritos 19.868 candidatos da rede pública, o que representa 29,5% do total de inscritos no vestibular. No ano anterior, o índice foi de 27,4%.

O Vestibular Unicamp dispõe do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social da Unicamp (PAAIS), o primeiro programa de ação afirmativa sem uso de cotas para ingresso em uma universidade brasileira. Implantado a partir de 2004, o PAAIS prevê a concessão de 30 pontos adicionais à nota final para candidatos que fizeram todo o ensino médio em escolas da rede pública e outros 10 pontos a mais para aqueles que além de terem feito o ensino médio em escolas públicas, se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas.

Concorrência
Entre os dez cursos mais concorridos, Medicina ocupa a primeira colocação, como ocorre desde que a Unicamp desenvolveu seu vestibular próprio, com 13.998 candidatos, resultando em 127,3 candidatos por vaga. Em seguida, vêm as carreiras de Arquitetura e Urbanismo (97,1 c/v), Medicina na Famerp (72,0 c/v), Engenharia Civil (51,9 c/v), Engenharia Química – Integral (44,7 c/v), Comunicação Social e Midialogia (44,6 c/v), Ciências Biológicas – Integral (36,0 c/v), Engenharia de Produção 34,3 c/v), Geologia (31,1 c/v) e Engenharia Mecânica – Integral (26,1 c/v).

A Comvest aplicará as provas do Vestibular Unicamp 2013 em 20 cidades do país: Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Ribeirão Preto, Salvador, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Sumaré.

Datas
A primeira fase será realizada em 11 de novembro de 2012. Dia 21 de dezembro a Comvest divulgará a lista dos que passaram para a segunda fase e os locais de prova. A segunda fase será realizada nos dias 13, 14 e 15 de janeiro de 2013. As provas de habilidades específicas, para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música vão ser realizadas em Campinas entre os dias 21 e 24 de janeiro de 2013. A Chamada para Matrícula Virtual será divulgada dia 4 de fevereiro e os convocados nesta chamada deverão efetivar a Matrícula Virtual nos dia 5 ou 6 de fevereiro, exclusivamente na página eletrônica da Comvest, em formulário específico.

O Vestibular Nacional Unicamp 2013 é composto de duas fases: na primeira fase, a prova tem duas partes, a Redação, em que o candidato será solicitado a produzir dois textos de gêneros diversos, todos de execução obrigatória, e a parte de Conhecimentos Gerais, com 48 questões de múltipla escolha, baseadas nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio. Na segunda fase, realizada em três dias consecutivos, todas as provas são de natureza discursiva, sendo: 1º dia – prova de Língua Portuguesa e de Literaturas da Língua Portuguesa e prova de Matemática; 2º dia – Prova de Ciências Humanas e Artes e prova de Língua Inglesa; 3º dia – prova de Ciências da Natureza.