07/08/2007 / Em: Releases

7450 candidatos não vão pagar a inscrição, o que significa 231 a mais que no ano anterior

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) vai beneficiar 7450 candidatos com a isenção da Taxa de Inscrição para o Vestibular 2008. O número supera em 3% o do ano anterior, quando 7219 candidatos se beneficiaram, e é o maior já registrado pela Comvest, com exceção do Vestibular 2005 (7969 isentos). Todos os estudantes que solicitaram isenção e preencheram os requisitos básicos, foram beneficiados. Este ano, a Comvest recebeu 9225 pedidos. A lista de contemplados está disponível em www.comvest.unicamp.br. Os candidatos beneficiados vão receber, a partir de 07 de agosto, uma mensagem por e-mail contendo o código de isento necessário para que façam a inscrição no Vestibular sem precisar pagar a taxa, que será de 105,00 reais para o Vestibular 2008. As inscrições acontecem de 13 de agosto a 21 de setembro exclusivamente pela internet.

As isenções da Taxa de Inscrição do Vestibular da Unicamp foram oferecidas em três modalidades. A maior parte das isenções concedidas (73%) foi para a modalidade 1, dirigida a estudantes provenientes de família baixa renda, que tenham cursado ensino fundamental e médio em escolas públicas, em que 5436 estudantes receberam o benefício. Já na modalidade 2, para funcionários da Unicamp/Funcamp, 31 candidatos (0,4%) vão ter isenção da taxa de inscrição. Na modalidade 3, dirigida a todos os candidatos aos cursos de Licenciatura em período noturno (Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física e Pedagogia-Licenciatura), que tenham feito ensino fundamental e médio em escolas públicas, 1983 (26,6%) foram beneficiados.

O programa de isenção do Vestibular Nacional da Unicamp é parte do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), que prevê que estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública brasileira recebam 30 pontos a mais na nota final da segunda fase. Candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas também têm, além dos 30 pontos adicionais, mais dez pontos acrescidos à nota final. A participação no PAAIS é opcional e deve ser indicada no formulário de inscrição.