07/08/2008 / Em: Releases

O início das inscrições foi alterado. Elas começam dia 01 de setembro e vão até 07 de outubro pela internet, em www.comvest.unicamp.br

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp, Comvest, abre no próximo dia 01 de setembro o período de inscrições para o Vestibular Nacional Unicamp 2009. Entre os dias 18 (a partir das 12 horas) e 24 de agosto (até as 12 horas) a Comvest aceitará declarações de interesse de redução parcial da taxa de inscrição (50%), que neste ano é de 105 reais. Podem solicitar a redução os estudantes regularmente matriculados nos ensinos fundamental, médio, curso pré-vestibular ou curso superior (graduação e pós-graduação) e que estejam desempregados ou recebam menos de dois salários mínimos por mês – como determina a lei estadual 12.782 de 20/12/2007. Os estudantes deverão entregar a documentação que comprove sua situação, pessoalmente na Unicamp, nos dias 25 e 26 de agosto, das 8 às 18 horas. A Comvest divulga a lista de beneficiados dia 29 de agosto em sua página eletrônica. Os estudantes beneficiados deverão se inscrever com o código recebido, no mesmo período dos demais candidatos: entre 01 de setembro e 07 de outubro. O Vestibular Unicamp oferece 3.434 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto). No ano passado, o Vestibular Unicamp registrou 49.477 inscritos.

Novidades

Além da criação de oito novos cursos que serão ministrados no novo campus de Limeira, as principais mudanças para este ano são: ao invés de três os candidatos podem fazer até duas opções de cursos; Odontologia não exigirá mais a prova de aptidão; o tempo mínimo de permanência nas salas nos dias de provas passa de duas horas para duas horas e meia; haverá apenas uma nota de corte (NMO) para as provas prioritárias de cada curso e os critérios para convocação e classificação dos candidatos estão mais simples; a prova terá uma mudança gráfica: deixa de ter um caderno separado para as respostas, que passarão a ser feitas no próprio Caderno de Questões. Porto Alegre não abrigará mais as provas do Vestibular Unicamp. Os detalhes das alterações estão descritos no Manual do Candidato, disponível exclusiva e gratuitamente na internet: www.comvest.unicamp.br.

Datas

As inscrições para o Vestibular Unicamp 2009 deverão ser feitas até o dia 07 de outubro, por meio do formulário que estará disponível na página eletrônica da Comvest. A primeira fase acontece no dia 16 de novembro de 2008 com uma prova que inclui a Redação e 12 questões gerais dissertativas: Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. Dia 17 de dezembro a Comvest divulga a lista dos que passaram para a segunda fase e os locais de prova. A segunda fase será realizada de 11 a 14 de janeiro de 2009, com oito provas dissertativas (duas por dia) das disciplinas obrigatórias do núcleo comum do ensino médio: Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Ciências Biológicas, Química, História, Física, Geografia, Matemática e Inglês. As provas de aptidão, para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música acontecem em Campinas, entre os dias 19 a 22 de janeiro. A primeira chamada será divulgada dia 05 de fevereiro e a matrícula dos convocados em primeira chamada deve ser feita dia 10 de fevereiro.