20/08/2010 / Em: Releases

 

Os candidatos terão até dia 8 de outubro para preencher o formulário na página da Comvest e pagar a taxa de inscrição

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp, Comvest, vai abrir na próxima segunda-feira, dia 23 de agosto, as inscrições para o Vestibular Nacional Unicamp 2011. A grande novidade é que o Vestibular Unicamp vai mudar, a partir da edição deste ano. Os candidatos terão até o dia 8 de outubro para se inscrever. O formulário de inscrição estará disponível em www.comvest.unicamp.br. A taxa de inscrição é de 120 reais. O Vestibular Unicamp 2011 oferece 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto). O Kit do Vestibulando (Manual do Candidato e Revista do Vestibulando) é gratuito e estará disponível para consulta e impressão na página eletrônica da Comvest.

As principais mudanças são no formato das provas da primeira e da segunda fase. Apesar das alterações, o novo modelo de vestibular mantém os princípios que vêm norteando o processo seletivo da Unicamp desde o seu início, há 24 anos, e atualiza os pontos relativos aos programas das disciplinas e das áreas do conhecimento contemplados na estrutura atual do ensino médio. Além disso, aprimora o vestibular enquanto instrumento de seleção.

A partir deste ano, na primeira fase, o candidato será solicitado a produzir três textos de gêneros diversos, todos de execução obrigatória. O número de questões passará de 12 questões dissertativas para 48 questões de múltipla escolha. As questões de múltipla escolha da primeira fase serão elaboradas com base nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio segundo a seguinte distribuição: 12 questões de Matemática; 18 questões de Ciências Humanas e Artes; e 18 questões de Ciências da Natureza.

A segunda fase passará a ser realizada em três dias e não mais em quatro dias. As provas da segunda fase serão agrupadas de maneira a estimular a avaliação integrada do conhecimento e a interdisciplinaridade na formulação das questões. Serão aplicadas três provas de 24 questões dissertativas, realizadas durante três dias consecutivos, sendo: 1º dia – 12 questões de Língua Portuguesa e de Literaturas da Língua Portuguesa e 12 questões de Matemática; 2º dia – 18 questões na área de Ciências Humanas e Artes e 6 questões de Língua Inglesa; 3º dia – 24 questões na área de Ciências da Natureza.

Além das mudanças no formato das provas, há alterações de tempo e horário: A duração da prova da primeira fase passará de quatro para cinco horas. Já a duração da segunda fase está mantida em quatro horas a cada dia de prova. O acesso aos locais de provas será permitido até as 13 horas, tanto na primeira quanto na segunda fase, sendo que a recomendação da Comvest é para que os candidatos cheguem com pelo menos uma hora de antecedência.

A Comvest tem disponível, em sua página na internet, o simulado da primeira fase, realizado em maio. Além das questões e propostas de textos de redação, os candidatos podem acessar as resoluções, a expectativa da banca de redação e os exemplos de redações abaixo e acima da média.