16/10/2012 / Em: Releases

Homenagem acontece durante o lançamento dos livros de Redações 2010 e 2011, no dia 18 de outubro

Autores das melhores redações, selecionadas pela Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp, nas edições 2010 e 2011, tiveram seus textos publicados em livros que a Pró-Reitoria de Graduação, a Comvest e a Editora da Unicamp lançam na próxima quinta-feira, 18 de outubro, às 9 horas, na Sala do Conselho Universitário (Consu) da Unicamp, em Campinas. Durante o lançamento do livro, os sessenta estudantes (30 de cada edição) autores das melhores redações dos Vestibulares 2010 e 2011 da Unicamp vão receber um diploma de honra ao mérito.

A Comissão também fará a entrega gratuita de exemplares da coletânea de redações aos representantes das escolas públicas da região de Campinas que estiverem presentes. O livro, em formato de bolso, está à venda na Editora da Unicamp e pode ser comprado pelo site www.editora.unicamp.br. O objetivo é que eles sirvam como referência aos futuros candidatos, além de ressaltar a importância da redação no Vestibular Unicamp.

O livro com textos do Vestibular Unicamp 2010 traz redações que foram propostas pelos candidatos com base na definição de um tema e de uma coletânea. São 30 textos redigidos no antigo formato de prova, que foi adotado pela Unicamp em 1987, no qual o candidato optava por apenas um, dos três tipos de textos solicitados, e elaborava sua redação. A seleção das melhores redações foi dividida da seguinte forma: 10 dissertações, 10 narrações e 10 cartas.

Já a coletânea de textos do Vestibular Unicamp 2011 apresenta a nova proposta adotada para a prova de redação, na qual o candidato teve que formular três textos, de gêneros variados, a partir de três outros textos, também de diferentes gêneros.

Entre os selecionados, há estudantes de Fortaleza (CE), Pouso Alegre (MG), Campo Grande (MS), além de várias cidades do Estado de São Paulo, como Santo André, Vinhedo, Caçapava e Campinas. Os selecionados estão matriculados nos mais diversos cursos da Unicamp.

Mudanças
Vale lembrar que, diferente do vestibular anterior, no qual os candidatos deveriam redigir três textos na prova de redação, no Vestibular Unicamp 2013, os candidatos serão solicitados a produzir apenas dois textos de gêneros diversos e de execução obrigatória na prova de redação. A Comvest tem disponível, em sua página eletrônica (www.comvest.unicamp.br), a expectativa da banca elaboradora e os exemplos de textos abaixo e acima da média, produzidos pelos candidatos dos vestibulares anteriores.
As demais alterações no Vestibular Unicamp 2013 estão descritas na página eletrônica da Comvest e no Manual do Candidato 2013.