27/09/2010 / Em: Releases

Homenagem acontece durante o lançamento do livro Redações 2009, no dia 30 de setembro

Eles são jovens – a maioria entre 18 e 20 anos -, mas já têm a autoria de um livro, graças a textos considerados os melhores do Vestibular Unicamp 2009 pela Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp, a Comvest. Mesmo diante do desafio do vestibular, da ansiedade e expectativa de uma época cheia de provas, os trinta selecionados conseguiram fazer redações exemplares. Como reconhecimento, tiveram seus textos publicados em livro que a Pró-Reitoria de Graduação, a Comvest e a Editora da Unicamp lançam na próxima quinta-feira, 30 de setembro, às 10 horas, no auditório do Instituto de Física da Unicamp, em Campinas. Durante o lançamento do livro, os trinta estudantes autores das melhores redações do Vestibular Unicamp 2009 vão receber um diploma de honra ao mérito.

A Comissão também fará a entrega gratuita de exemplares da coletânea de redações aos representantes das escolas públicas da região de Campinas que estiverem presentes. O livro, em formato de bolso, está à venda na Editora da Unicamp e pode ser comprado pelo site www.editora.unicamp.br . O objetivo é que ele sirva como referência aos futuros candidatos, além de ressaltar a importância da redação no Vestibular Unicamp. A coletânea traz os três tipos de redação que foram propostos no Vestibular 2009: 10 dissertações, 10 narrações e 10 cartas. O tema da redação do Vestibular 2009, assim como o da primeira fase, foi ‘o homem e os animais’. Entre os selecionados, há estudantes de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), além de várias cidades do Estado de São Paulo, como São José dos Campos, Vargem Grande do Sul, Ribeirão Preto e Campinas. Os selecionados estão matriculados nos mais diversos cursos da Unicamp, dentre eles: Arquitetura e Urbanismo, Ciências Econômicas, Fonoaudiologia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Medicina, Música e Odontologia.

Mudanças

Vale lembrar que, a partir deste ano, a prova de redação do Vestibular Unicamp apresentará um novo formato. A Redação se mantém na primeira fase, mas os candidatos serão solicitados a produzir três textos de gêneros diversos, todos de execução obrigatória, e não mais escolherão entre três propostas para elaborar somente uma, como era até o vestibular passado. A Comvest tem disponível, em sua página eletrônica (www.comvest.unicamp.br), o simulado da primeira fase, realizado em maio, com as três redações cobradas, a expectativa da banca elaboradora e os exemplos de textos abaixo e acima da média.

As demais alterações no Vestibular Unicamp 2011 estão descritas na página eletrônica da Comvest e no Manual do Candidato 2011.

Serviço:

Lançamento do livro “Redações Vestibular 2009”

Data: 30 de setembro de 2010
Local: Auditório do Instituto de Física – Campus Unicamp Campinas