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Estudo compara as notas no vestibular com o rendimento acadêmico na graduação após quatro anos cursados
Estudo realizado pela Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) mostra que estudantes oriundos de escolas públicas bonificados pelo Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social da Unicamp, o PAAIS, apresentam ganho de desempenho em relação aos demais, quando se compara duas medidas: a nota no vestibular e a nota ao final na graduação. Com notas inferiores no vestibular, os estudantes de escola pública, conseguem melhorar seu desempenho ao igualar as notas obtidas ao longo do curso na Unicamp com as dos demais estudantes. O estudo acompanhou a vida acadêmica dos ingressantes na Unicamp nos anos de 2005 a 2008, comparando o desempenho de todas as turmas após quatro anos na Unicamp.
A Comvest analisou a totalidade de ingressantes pelo vestibular. O estudo está dividido nas seguintes áreas de conhecimento: Artes, Biológicas, Exatas, Engenharias, Humanas, Medicina e Tecnológicas. A divisão possibilita que sejam comparadas as notas de estudantes de cursos afins, considerando que as áreas apresentam formas distintas de avaliação.
Em todos os anos analisados, constatou-se que a nota dos estudantes da rede pública no vestibular foi sistematicamente mais baixa que a dos demais candidatos. Após quatro anos na Unicamp, deixou de haver diferença estatisticamente significativa entre as notas médias dos dois grupos de estudantes – de escolas públicas e demais.
Os resultados demonstram que o PAAIS é capaz de realizar inclusão social associada ao mérito acadêmico. O Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social da Unicamp, implantado a partir do Vestibular 2005, bonifica os candidatos da rede pública na nota final e prevê que estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública brasileira recebam 30 pontos a mais na nota final da segunda fase. Candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas também têm, além dos 30 pontos adicionais, mais dez pontos acrescidos à nota final.
Desempenho – Escola Pública 2005 a 2008
Área |
Bonificação do PAAIS |
N |
Nota padronizada por opção |
Coeficiente de Rendimento |
Média* |
Média** |
|||
Artes |
PAAIS |
157 |
486 |
7,8 |
Não PAAIS |
536 |
519 |
7,8 |
|
% Escola pública |
23% |
|
|
|
Biológicas e Saúde |
PAAIS |
457 |
497 |
7,4 |
Não PAAIS |
1044 |
522 |
7,4 |
|
% Escola pública |
30% |
|
|
|
Engenharias |
PAAIS |
646 |
553 |
6,4 |
Não PAAIS |
2201 |
573 |
6,3 |
|
% Escola pública |
23% |
|||
Exatas e da Terra |
PAAIS |
1043 |
502 |
5,8 |
Não PAAIS |
1676 |
527 |
5,8 |
|
% Escola pública |
38% |
|
|
|
Humanas |
PAAIS |
613 |
496 |
7,4 |
Não PAAIS |
1278 |
537 |
7,2 |
|
% Escola pública |
32% |
|
|
|
Medicina |
PAAIS |
93 |
644 |
7,8 |
Não PAAIS |
347 |
667 |
7,7 |
|
% Escola pública |
21% |
|
|
|
Tecnológicas |
PAAIS |
671 |
395 |
5,9 |
Não PAAIS |
696 |
428 |
6,0 |
|
% Escola pública |
49% |
* As diferenças entre as médias dos grupos PAAIS e Não PAAIS são estatisticamente significativas.
** Não há diferença significativa entre as médias dos grupos PAAIS e não PAAIS.