Vestibular Indígena 2025

Vagas para estudantes indígenas de escola pública. A seleção vale para vagas na Unicamp e na UFSCar.

INscrições GRATUITAS a partir de novembro!

Faça sua inscrição gratuita, nesta página! A prova será realizada em janeiro de 2025, em várias cidades.

Em quais cidades a prova é realizada?

A prova é aplicada nas cidades: Campinas (SP), Campo Grande (MS), Recife (PE), Santarém (PA), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM).

Como são as a provas?

A prova é em língua portuguesa, composta de 50 questões de múltipla escolha e de uma redação.

Como é feita a matrícula?

A matrícula é online, com o envio da documentação pela internet. Os documentos necessários e todas as orientações para realizar a matrícula estarão no Edital.

A Unicamp oferece ajuda e bolsas?

Sim! Há diversos tipos de auxílio. Confira no site do SAE/Unicamp – Serviço de Apoio ao Estudante.

Ver mais

As inscrições são gratuitas, realizadas pela internet, a partir de novembro de 2024, nesta página. Os candidatos ao Vestibular Indígena 2025 deverão comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro, por meio da documentação especificada no Edital, a ser entregue no dia da prova.

A seleção do Vestibular Indígena está unificada entre Unicamp e UFSCar desde a edição 2022, para o ingresso de estudantes indígenas em ambas as universidades. Os candidatos deverão realizar uma única inscrição, indicando até dois cursos, sendo um em cada universidade. Os editais com as regras e as vagas por curso estão disponíveis no site de ambas as instituições. O calendário completo do processo será divulgado em breve.

A prova é aplicada nas seguintes cidades: Campinas (SP), Campo Grande (MS), Recife (PE), Santarém (PA), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM). O exame será realizado em janeiro de 2025 (seguindo o horário local). A prova será em língua portuguesa, composta de 50 questões de múltipla escolha e uma redação, da seguinte maneira: Linguagens e códigos (14 questões); Ciências da Natureza (12 questões); Matemática (12 questões); Ciências Humanas (12 questões). O programa de estudos para a prova estará disponível nos editais, nas páginas da Comvest e da UFSCar. Os candidatos ao curso de Licenciatura em Música da Unicamp e da UFSCar, além das provas acima, deverão realizar a Prova de Habilidades Específicas em Música, com o envio eletrônico de vídeos. Os candidatos aprovados serão convocados em até cinco chamadas para matrícula.

• Novembro a dezembro de 2024 – Inscrições pela internet.
  • Início do prazo para envio do arquivo digital (vídeos) para Prova de Habilidades do curso de Música
  • Dezembro de 2024 – Fim do prazo para envio do arquivo digital (vídeos) para Prova de Habilidades do curso de Música.
  • Divulgação do endereço completo do local de prova de cada candidato(a).
  • Janeiro de 2025 – Aplicação das provas do Vestibular Indígena
  • 05 de fevereiro de 2024 – Divulgação das listas de convocados e matrículas
  • Março de 2025 – Divulgação das listas de convocados e matrículas

As listas de aprovados serão divulgadas aqui.

Os editais do Vestibular Indígena 2025 ficarão disponíveis aqui.

Bolsas-auxílio

A Unicamp oferece vários tipos de bolsas e tem um amplo programa de permanência estudantil. Confira!

ENEM 2025

2025

OLÍMPICAS
2025

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE

Acesse nossas redes e acompanhe em primeira mão todas as informações!