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O Vestibular Unicamp traz conteúdos de Filosofia e Sociologia incorporados a questões de História e/ou de Geografia.

 

Geografia e Sociologia

 

  1. Conjunto de habilidades exigidas na prova:
  • Resolver problemas geográficos mobilizando conceitos fundamentais dessa área do conhecimento: espaço, território, região, lugar, escala, paisagem.
  • Aprimorar o raciocínio geográfico desenvolvendo o pensamento espacial, aplicando os princípios geográficos (analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem) para compreender aspectos da dinâmica socioespacial.
  • Compreender a espacialização dos fenômenos a partir da interpretação de textos, gráficos, tabelas, cartogramas e mapas, ou seja, que revele capacidade para utilizar os instrumentos de que a Geografia dispõe para compreender e interpretar o mundo.
  • Descrever, analisar e relacionar processos espaciais em suas múltiplas escalas: mundo, territórios nacionais, região, lugar e cotidiano.
  • Conhecer a dinâmica dos territórios nacionais por meio de distintas abordagens envolvendo aspectos físico-naturais, urbano-regionais, socioeconômicos e culturais, geopolíticos e políticos, recursos naturais e energéticos.
  • Elaborar respostas escritas que envolvam descrição, exposição e argumentação com base nas informações e conhecimentos listados no conteúdo programático de Geografia e Sociologia.

 

b. Índice de conteúdos programáticos gerais:

 

I – Os conceitos fundamentais

  • Espaço geográfico, território, paisagem, meio, região e lugar
  • As redes técnicas; as escalas; as fronteiras
  • O homem como ser social; a inserção em grupos sociais: família, escola, vizinhança, trabalho; relações e interações sociais; sociabilidade
  • Etnias; classes sociais; gênero; geração

 

 II – Linguagem cartográfica e a aplicação das geotecnologias na representação espacial

a) Fundamentos de orientação na superfície terrestre

  • Meios de orientação na superfície Terrestre
  • As coordenadas geográficas e seus princípios de localização no sistema Terra
  • Os movimentos da órbita terrestre e os fusos horários

b) Cartografia como uma linguagem na Geografia

  • Princípios da Cartografia Sistemática: elementos do mapa
  • As projeções cartográficas
  • Mapas e Cartas Temáticas
  • Escala cartográfica e escala geográfica dos fenômenos espaciais

c) As geotecnologias no estudo do espaço geográfico

  • GPS
  • Sensoriamento Remoto
  • Sistemas de Informação Geográfica

 

III – Os componentes físico-naturais constituintes do espaço geográfico: do território brasileiro à escala global

a) Os processos geológico-geomorfológicos como constituintes da Litosfera

  • Formação e diferenciação das diferentes camadas da Terra
  • Minerais e ciclo das rochas
  • As teorias da Deriva Continental, Expansão do Assoalho Oceânico e Tectônica Global
  • Processos endógenos e exógenos da configuração do relevo em múltiplas escalas
  • Formas de relevo: processos e mecanismos de gênese e evolução
  • A diversidade de solos na paisagem terrestre: formação, classificação e impactos associados

b) Mecanismos da interação Hidrosfera x Atmosfera x Criosfera para a dinâmica terrestre

  • Dinâmicas atmosféricas, a zonalidade climática e os tempos associados
  • Elementos do clima (temperatura, umidade e pressão atmosférica) e classificações climáticas em múltiplas escalas
  • Alterações climáticas na escala local: o clima urbano
  • O ciclo hidrológico e a dinâmica da água na superfície terrestre
  • Bacias hidrográficas: unidade natural e unidade de gestão
  • Os oceanos e mares: dinâmicas, processos e interações com demais esferas terrestres
  • A criosfera e as mudanças ambientais globais

c) A Biosfera e a questão ambiental no sistema terrestre

  • Os biomas e os domínios naturais em diferentes escalas
  • As Unidades de Conservação e os hotspots de biodiversidade
  • Análise integrada dos componentes naturais: os domínios morfoclimáticos
  • Recursos naturais: mecanismos de apropriação, exploração e a gestão pública
  • Riscos e desastres ambientais e seus impactos socioespaciais
  • A interferência do homem na dinâmica dos processos naturais
  • A inserção do Brasil no diálogo internacional sobre o meio ambiente


IV – Regionalização do espaço mundial

a) A organização político-territorial em escala mundial

  • As escalas de análise geográficas e sua articulação
  • Globalização e regionalização mundial (África, América, Ásia, Europa, Oceania)
  • Geopolítica e geoeconomia mundial: poder estatal, militar e econômico
  • Conflitos territoriais, étnicos, militares, ambientais e econômicos
  • Organizações multilaterais, regionais e a ONGs internacionais
  • Diferentes matrizes energéticas e a disputa por recursos

b) Dimensões demográficas, urbanas, produtivas e sociais

  • A população no mundo: conceitos e evolução demográfica, movimentos populacionais e estrutura populacional
  • A urbanização mundial, as cidades globais e as megacidades: condições de vida nas cidades e estruturação urbana; formas de segregação e violência
  • Os circuitos da produção mundial: indústria, serviços e agropecuária
  • Evolução das trocas internacionais e especialização do comércio internacional
  • Globalização financeira e produtiva e a divisão territorial do trabalho
  • Geografia das redes: fluxos materiais e imateriais na globalização; o controle da informação
  • Transformações no mundo do trabalho; emprego e desemprego na atualidade
  • A dimensão cultural na globalização; cultura e comunicação de massa: música, televisão, internet, cinema, artes, literatura
  • Movimentos sociais mundiais e as populações tradicionais
  • Direitos civis, direitos políticos, direitos sociais e direitos humanos
  • Violências simbólicas, físicas e psicológicas no mundo contemporâneo

 

V – Brasil: dinâmica territorial

a) A organização político territorial do Brasil

  • Formação territorial do Brasil: lógica do povoamento, ocupação, fronteiras
  • O Brasil e sua inserção no sistema-mundo
  • As políticas territoriais e o processo de modernização
  • Divisão regional no Brasil ontem e hoje
  • Formas de participação popular na história do Brasil
  • Estado e governo; Sistemas de governo; Organização dos poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário; Eleições e partidos políticos

b) A população brasileira e a dinâmica social

  • A estrutura populacional: evolução e tendências
  • Diversidade nacional e regional da população
  • Migração, emigração e imigração
  • Movimentos sociais no campo e nas cidades
  • Diversidade e identidade cultural no Brasil
  • Reprodução da violência e da desigualdade social
  • Cidadania e democracia

c) Economia e território.

  • O processo de industrialização; a geografia dos serviços e das finanças
  • Produção agropecuária e questão agrária no Brasil
  • Desenvolvimento, mercado de trabalho, emprego e renda
  • Mercado interno e externo
  • Nova divisão social e territorial do trabalho
  • Redes de energia, telecomunicações, transportes; a questão logística

d) O processo de urbanização

  • Urbanização: evolução e tendências
  • Estrutura urbana: redes, hierarquias e análise intraurbana
  • O processo de metropolização ontem e hoje; o novo papel das cidades médias
  • Os centros de gestão do território
  • As cidades e as especializações produtivas
  • A política urbana e seus principais instrumentos
  • Segregação socioespacial e violência no Brasil
  • Movimentos sociais urbanos e o direito à cidade

 

História de Filosofia

 

  1. Conjunto de habilidades exigidas na prova:
  1. Compreender de forma crítica documentos históricos de múltiplas naturezas (textual, iconográfico, cartográfico, material, entre outros), produzidos por diferentes atores sociais.
  2. Relacionar os documentos históricos aos seus contextos de produção e sentidos em relação aos tempos históricos em que estão inseridos, estabelecendo relações e conceitos com aderência e pertinência histórica.
  3. Compreender as relações entre os tempos históricos (passado, presente e futuro), focando-se na historicidade dos temas abordados.
  4. Descrever, analisar e relacionar conceitos básicos da História em suas múltiplas temporalidades: História Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea (no caso da História Mundial) e História do Brasil Indígena, Colonial, Império e República (no caso da História do Brasil).
  5. Relacionar narrativas históricas em diferentes localidades, valorizando as relações entre os eventos em questão.
  6. Cotejar fontes; cotejar fonte e estudos historiográficos e os estudos históricos entre si, notando a capacidade de percepção das relações tecidas ou não entre os processos históricos e suas operações de memória e esquecimento.
  7. Elaborar respostas escritas que envolvam descrição, exposição e argumentação com base nas informações e conhecimentos listados no conteúdo programático de História e Filosofia.

b. Índice de conteúdos programáticos gerais para a Prova de História:

Diversidades e complexidades do conhecimento histórico: eixos norteadores dos recortes temáticos

  • O tempo presente e os usos do passado;
  • Leitura crítica do documento histórico e análise reflexiva dos contextos em questão;
  • Os procedimentos de uma história não eurocêntrica: povos, sociedades e culturas em um contexto plural;
  • A noção de cidadania e os direitos civis, sociais e políticos.

Antiguidade Clássica

  • O conceito de Antiguidade;
  • O surgimento do Estado e as formas de poder político na Antiguidade;
  • As civilizações da Antiguidade clássica: Grécia e Roma – aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais;
  • O surgimento da filosofia e seus pensadores;
  • A passagem do mundo antigo para o período medieval: crise social e movimentos migratórios; formação e desenvolvimento do feudalismo europeu; o comércio e a vida urbana.

Período Medieval

  • Significados e usos do conceito de medievo;
  • Poder político e imaginário cristão; organização social, arte e cultura; fé e razão no pensamento medieval;
  • As relações entre o ocidente medieval, o império bizantino e o mundo árabe;
  • Islamismo: origens, expansão, processos sociais, econômicos e culturais;
  • A diversidade política, social e cultural da África antes dos processos coloniais: os impérios da costa ocidental e as cidades-estado da costa oriental;
  • A crise do feudalismo e as origens do capitalismo na Europa Ocidental.

Período Moderno

  • Renascimento e Reformas: fundamentos artísticos, científicos e religiosos; conflitos culturais e religiosos;
  • O pensamento moderno: filosofia, religiosidade e ação política; O Estado Moderno: a formação das monarquias confessionais, o absolutismo e o mercantilismo;
  • Expansão marítima europeia; descobrimentos e choques culturais; formação dos impérios coloniais;
  • Conquista e colonização das Américas: religião, política, cultura, economia e sociedade coloniais;
  • Indígenas e africanos: missionação, identidades, formas de resistência e de interação no mundo colonial americano;
  • Iluminismo: correntes filosóficas e experiências sociais;
  • A crise do Antigo Regime europeu: Liberalismo e revoluções burguesas.

Período Contemporâneo

  • A crise dos impérios coloniais, os processos de independência e a formação dos Estados-nações nas Américas;
  • A consolidação do Estado burguês; nacionalismo e revoluções no século XIX;
  • As transformações do mundo do trabalho: a formação do sistema fabril e do trabalhador assalariado; industrialização e urbanização; as doutrinas socialistas; abolicionismos e a crise do escravismo; permanências e rupturas nas formas de escravidão; as migrações em massa;
  • Pensamento e cultura no século XIX: filosofia, arte e política;
  • O imperialismo europeu; expansão industrial e nova partilha colonial;
  • O pensamento filosófico no século XIX;
  • O Brasil no século XIX – da chegada da corte portuguesa à proclamação da República: aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais;
  • Intelectuais, imprensa e protagonismos politico-culturais nas Américas;
  • A questão da escravidão e do tráfico transatlântico: processos e legados;
  • A República no Brasil até 1930: política, movimentos sociais, economia, crises e cultura;
  • O Brasil entre 1930-1945: política, movimentos sociais, economia, crises e cultura;
  • As revoluções no século XX: México, Rússia, China, Cuba;
  • A crise do liberalismo político e econômico após 1929;
  • Fascismos e regimes totalitários;
  • As guerras mundiais e a formação de um mundo polarizado;
  • A guerra fria e as zonas de tensão internacional;
  • Populismos na América Latina e na Europa;
  • Origens históricas dos conflitos no Oriente Médio. A criação de Israel e a questão palestina.

História do tempo presente

  • Os processos de descolonização na África e na Ásia;
  • A ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985): estado de exceção, processos sociais, políticos, culturais, a questão das memórias e a violação dos direitos humanos;
  • O Brasil após-1985: política, movimentos sociais, economia, crises e cultura;
  • Cultura de massas, artes, movimentos alternativos, militarismo, ditaduras e redemocratizações na América Latina;
  • O fim dos regimes comunistas na Europa e a nova ordem mundial;
  • Transformações no mundo árabe;
  • O processo de globalização: dinâmicas e tensões;
  • Protagonismos, conquistas femininas e debates de gênero;
  • Multiculturalismo, transformações sociais, comportamentais e culturais no século XXI.