×

Comunicação Social Midialogia

Comunicação Social – Midialogia

O curso discute as mídias audiovisuais em seus contextos, códigos, linguagens, historicidade e campos conceituais, considerando seu teor técnico, analítico e crítico.

Aprender a fazer e aprender a pensar as mídias

Na atualidade, é preciso estudar as definições, usos e funções da imagem e do som nas áreas de fotografia, cinema, televisão, vídeo, rádio e mídias emergentes. Como entender as obras fotográfica, cinematográfica, videográfica, televisiva, radiofônica e digital? Como dialogam entre si e se diferenciam? De que modo entender esta cultura midiática tão diversificada e intensa em nossa atualidade e como intervir nela? Como conhecer essa produção cultural tão ampla, em que a comunicação marca o cotidiano, entra nos mais diversos campos do conhecimento humano, altera as relações humanas e concorre para a elaboração do imaginário social?

Unidade

IA – Instituto de Artes

Período

Integral

Vagas

30

Integralização

8 Semestres

Curso propõe formação teórica aliada à prática e incentiva a criação e inovação em  arte e tecnologia

O curso está organizado em um conjunto de disciplinas obrigatórias nas áreas de Formação Humanística, Formação Estética e de Meios de Expressão – com embasamento tecnológico – e em Projetos Integrados. Disciplinas eletivas permitem flexibilizar a própria formação do estudante, procurando evitar a cristalização das atividades.

Isto é fundamental em uma área em que a diversidade estética e tecnológica e os debates culturais e críticos demandam formação analítica sólida e constante atenção às mudanças que ocorrem.

Informações sobre o curso

Estas questões constituem temas de produção e pesquisa do Departamento de Multimeios, Mídia & Comunicação desde a sua criação, em 1984, no Instituto de Artes da Unicamp, e embasam o projeto do curso de graduação em Comunicação Social – Midialogia que a Unicamp passou a oferecer em 2004, em período integral e que pode ser completado em oito semestres.

O curso discute as mídias audiovisuais em seus contextos, códigos, linguagens, historicidade e campos conceituais, considerando seu teor técnico, analítico e crítico. Enfoca as diversas mídias e suas convergências possíveis, estudando as especificidades de cada uma delas. Ou seja, cada uma é compreendida em si mesma e nas relações que elas estabelecem entre si. Nesta direção, a formação do graduando ocorre com base humanística e tecnológica, porque seus trabalhos são obras da cultura e nela se formam.

O profissional

O profissional poderá atuar no mundo do trabalho em áreas como som, rádio, fotografia, cinema, televisão, vídeo, computação gráfica, hipermídias; na elaboração, produção, realização, finalização e recepção dessas obras com um decisivo interesse técnico, crítico e analítico; ou ainda desenvolver carreira de gestor de mídias, ser produtor, realizador e crítico. Além da docência e da pesquisa, está apto a desenvolver atuação interdisciplinar na comunicação.

O curso

O curso está organizado em um conjunto de disciplinas obrigatórias nas áreas de Formação Humanística, Formação Estética e de Meios de Expressão – com embasamento tecnológico – e em Projetos Integrados. Disciplinas eletivas permitem flexibilizar a própria formação do estudante, procurando evitar a cristalização das atividades.

Isto é fundamental em uma área em que a diversidade estética e tecnológica e os debates culturais e críticos demandam formação analítica sólida e constante atenção às mudanças que ocorrem.

Proposta Para Cumprimento de Currículo

Para consultar a proposta de cumprimento de currículo clique aqui

Relação cand/vagas
1ª fase – 41,1
2ª fase – 6,25

IA – Instituto de Artes
www.iar.unicamp.br
cgia@iar.unicamp.br
(19)3521.2428
(19)3521.6589

Galeria de Fotos

veja outros cursos

Veja as opções de cursos disponíveis em cada campus da UNICAMP e escolha o curso ideal para você.

Campus Campinas

Campus Limeira

Campus Piracicaba

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE

Acesse nossas redes e acompanhe em primeira mão todas as informações!